X
X

Diário da Região

11/07/2016 - 11h00min

FIT 2016

Grupo chileno abre festival com animação virtuosa

FIT 2016

Jorge Etecheber/Divulgação Nicole Espinoza e Jaime Lorca em cena: simplicidade com resultado surpreendente
Nicole Espinoza e Jaime Lorca em cena: simplicidade com resultado surpreendente

Três cabeças de bonecos, um punhado de roupas e dois atores virtuosos. Otelo, a montagem da companhia chilena Viajeinmóvil, que abriu a 16ª edição do Festival Internacional de Teatro de Rio Preto (FIT), evidencia o ator e o seu talento como a essência da química encantada que somente o teatro pode proporcionar.

Em cena, Nicole Espinoza e Jaime Lorca mostraram um domínio apurado de diferentes técnicas de animação de bonecos. No entanto, eles não se restringem a mero animadores de coisas inanimadas; também se inserem como personagens da trama de traição escrita pelo inglês William Shakespeare.

Enquanto Otelo, Desdémona e Cássio (personagens afetados pelo jogo de mentira e manipulação no clássico de Shakespeare) são personificados pelos bonecos, Iago, responsável pelo final trágico da história, é representado pelo ator, reforçando o caráter perverso da natureza humana.

Otelo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aliás, Lorca é a grande virtuose da montagem, revelando-se não apenas um exímio ator, mas um excelente ventríloco. Em muitas cenas, enquanto interpreta Iago, ele também dá vida ao boneco de Otelo, travando um diálogo com o personagem. A mente viaja a tal ponto que o boneco realmente parece falar sozinho. 

Em outros momentos, a dupla de ator se une para dar vida ao mesmo boneco. Enquanto Lorca faz a voz do personagem principal, Nicole assume seus movimentos. Tudo de forma muito simples, prática, mas como um resultado complexo e muito surpreendente.

Otelo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A adaptação da companhia chilena para Otelo, o Mouro de Veneza, objetiva e direta, carrega um discurso de combate à violência feminina. A descrença de Otelo sobre Desdémona é a mesma que assola e vitimiza centenas de mulheres na América Latina. Tudo isso com um tom bem melodramático, que apenas reforçou a humanização dos bonecos em cena.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso