X
X

Diário da Região

26/07/2016 - 10h04min

TEATRO

Eu vi a vida pulsando no velório de Maria Alice Vergueiro

TEATRO

Fábio Furtado/Divulgação Maria Alice Vergueiro em cena com a atriz Carolina Splendore
Maria Alice Vergueiro em cena com a atriz Carolina Splendore

Fui ao velório de Maria Alice Vergueiro, a diva do teatro underground brasileiro, que, aos 82 anos, dirigiu e atua no espetáculo Why The Horse?. No entanto, o que vi não foi a morte, mas a vida.

Vi muita vida naquela mulher idosa que precisava ser amparada pelos seus parceiros de cena para entrar no palco. Vi muita vida em seus olhos arregalados e suas mãos trêmulas por conta do Mal de Parkinson. Vi muita vida na sua declamação de um poema de Hilda Hilst, que era 'soprado' pela outra atriz em seus ouvidos.

Encarar a própria morte no palco, sob o risco de que ela realmente ocorra no momento da encenação, é um ato de coragem que somente uma artista como Maria Alice poderia tomar. E isso sob as bençãos de outros grandes nomes das artes, de Shakespeare a Maria Callas, cujos nomes foram cravados nas lápides que compõem o cenário desse happening, assinado pelo rio-pretense JC Serroni.

 

Why The Horse?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Poético e expressionista, delicado e violento, Why The Horse? é uma grande metáfora criada pela artista e seu grupo Pândega para o paradoxo que envolve vida e morte, tendo como trilha sonora canções de Bertolt Brecht, por meio das quais a atriz consagrou seu nome no teatro brasileiro e mundial.

Ver essa grande mulher em cena, driblando todos os limites físicos em nome do teatro, me faz pensar o quão desperdiçamos o tempo com nada e como a iminência da morte nos coloca numa corrida para compensar o tempo perdido. 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso