X
X

Diário da Região

01/08/2016 - 18h07min

ARTES VISUAIS

A diversidade convergente da mostra #expolatada 2.0

ARTES VISUAIS

Johnny Torres O artista visual juny kp! e as obras que marcam a segunda edição da #expolatada
O artista visual juny kp! e as obras que marcam a segunda edição da #expolatada

Artistas visuais de Rio Preto, seus estilos e suas influências sintetizados em uma pequena latinha de tinha spray.

Mais que uma exposição, a #expolatada 2.0 é a oportunidade de contato com um consistente panorama artístico que vem sendo construído na cidade por juny kp! e sua Casa de Criar.

Ao reunir obras concebidas a partir de uma lata de spray velha, juny kp! não só evidencia as diferenças que caracterizam o trabalho de cada artista, como reforça a importância delas na relevância rio-pretense dentro do universo da arte contemporânea.

Apesar da diversidade de estilos impressa por cada artista convidado em sua obra, a #expolatada 2.0 revela como ideias, técnicas e referências são convergentes na arte contemporânea, tornando a classificação ou categorização de um trabalho artístico uma tarefa difícil e à beira da extinção.

#expolatada 2.0 As obras de Laura Barbeiro (esq.) e Orlando Fuzinelli (dir.)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um bom exemplo disso é o diálogo praticamente explícito entre as obras concebidas pelo naïf Orlando Fuzinelli e pela jovem artista visual Laura Barbeiro, que se dá principalmente na temática ingênua e colorida. Os peixinhos que povoam a lata de sardinha concebida por Laura parecem ter saído de um riacho que corta a paisagem rural bucólica de Fuzinelli, que recorreu a pedacinhos de espelho para dar vida às estrelas em seu retrato de uma noite numa vila no campo.

#expolatada 2.0 As obras do Superestúdio (esq.) e do artista Fábio José

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O interesse pela estrutura é o ponto comum entre as obras do também jovem Fábio José e dos arquitetos do Superestúdio, Matheus Maia e Luciano Silvério. A intervenção direta sobre a lata ampliou sua gama de significados: enquanto Fábio José fez uma pequena abertura, para, dentro dela, conceber uma pequena obra conceitual, a dupla de arquitetos criou duas novas estruturas a partir da desconstrução do objeto, mantendo a referência pictória com uma punhado de lápis de cor.

#expolatada 2.0 As latas assinadas pelo grafiteiro Ora (esq.) e pelo artista Lino (dir.)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outro interessante diálogo é estabelecido pelas obras do grafiteiro Ora e do artista visual Lino. As letras com formas típicas do universo da pichação impressas pelo grafiteiro têm a mesma jovialidade e bom humor que o personagem com traços de cartum que tem uma brilhante ideia na peça de Lino.

#expolatada 2.0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nada é irrelevante no tour pela #expolatada 2.0. Apesar da simplicidade da tarefa dada por juny kp! aos convidados, cada artista se revestiu de conceito e entregou à galeria (e ao público) um exercício vigoroso de criação, à altura dessa nova dinâmica que vem sendo estabelecida na cena rio-pretense das artes visuais

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso