Diário da Região

Blogs
Do outro lado


Enem reúne 11 mil em dois dias de provas
sábado, 05/12/09, às 00:18, por
Compartilhe

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado, entre hoje e amanhã, a 11.256 alunos do ensino médio de São José do Rio Preto. Nas quatro maiores cidades da região (Catanduva, Fernandópolis, Jales e Votuporanga), são esperados 10.975 estudantes. No Brasil, são mais de 4 milhões de inscritos. A avaliação, que seria nos dias 3 e 4 de outubro, foi remarcada depois de as provas terem sido furtadas de uma gráfica de São Paulo.


O exame é requisito para a entrada em pelo menos 40 universidades federais, além de ser necessário para quem disputa uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Em São Paulo, só a Unesp manteve o uso do Enem neste ano, seguindo o mesmo caminho das instituições federais.


O estudante Victor de Maia Silva Capachuz, 17 anos, diz que tem dúvidas sobre a confiabilidade do Enem. “A prova é muito superficial em relação ao que a gente aprende nas aulas. Será que tudo é feito de maneira honesta?” Ele e os amigos José Cândido Moreira Neto, 17 anos, e Cláudio Buosi, 18 anos, afirmam estar tranquilos. “Não está difícil. Tivemos acesso àquela que foi anulada”, declara Buosi.


Estudos


Neto diz que o ritmo de estudos diminuiu depois das férias. “Aproveitamos durante o ano, em aula. Querer estudar agora, em cima da hora do exame, é muito desgaste. Para o exame deste final de semana, cada um tem seu “ritual”. Capachuz toma café para manter-se concentrado. Buosi prefere acordar cedo, por volta das 8h. “Assim, até a hora da prova, eu já estou bem acordado.”


Neto prefere fazer exercícios. “Costumo levantar 4h30 para correr. Isso é comum durante o ano.” Capachuz, Buosi e Neto querem fazer, respectivamente, medicina, engenharia química e engenharia de produção. Capachuz já passou para a segunda fase do vestibular da Unesp. O coordenador de vestibulares Marco Aurélio Rodrigues dos Santos diz que o importante é ter atenção na hora da prova.


“Fazer a avaliação com paciência, bastante calma, é muito importante. O Enem exige muito raciocínio, compreensão de texto.” Segundo ele, a prova não deve ser muito diferente da que vazou. “Acredito que não deva haver mudanças drásticas. São questões contextualizadas, que envolvem assuntos bastante atuais.” Ele afirma que o aluno deve deixar as questão mais difíceis por último. “É bom fazer as mais simples primeiro, enquanto se está de cabeça fresca.”


Prova


As provas serão aplicadas das 13h às 17h30 neste sábado. Amanhã, por causa da redação, o período de duração será maior. O início será às 13h, com término previsto para as 18h30. Hoje, será aplicada a prova I, com questões sobre ciências da natureza e humanas. No domingo, a prova II contará com perguntas de linguagens, códigos, redação e matemática. Os gabaritos e provas do Enem 2009 estarão disponíveis na página do Inep a partir das 20h de amanhã.


DICAS:


:: Procure se manter ocupado. Leia, caminhe, ouça música ou converse: isso ajuda a baixar o nível de ansiedade


:: Não deixe de dormir bem na véspera da prova. É bobagem querer estudar nesse dia


:: Tenha uma alimentação leve e beba muito líquido


:: Comece a prova pela matéria que você tem mais facilidade. Assim você irá ganhar confiança para resolver todas as questões


:: Não demoreemuma questão difícil. Deixe-a para o fim. Se sobrar tempo, pense novamente nela. Caso contrário, assinale a alternativa que tiver sido menos usada naquela prova


Fonte: Seta - Sistema de Ensino

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso