X
X

Diário da Região

07/09/2016 - 00h00min

Diário Tec

Operadora quer que usuário cobre por dados vendidos a empresas

Diário Tec

Hamilton Pavam 6/9/2016 WhatsApp passou a compartilhar com o Facebook informações sobre usuários. Mas é possível desabilitar o sistema
WhatsApp passou a compartilhar com o Facebook informações sobre usuários. Mas é possível desabilitar o sistema

A operadora espanhola Telefônica anunciou nesta terça-feira, 6, que está trabalhando para criar uma plataforma que permita aos usuários vender seus dados pessoais para grandes empresas, como Google, Apple e Facebook. A ideia da companhia é que o usuário tenha mais controle em relação à privacidade de suas informações, ao mesmo tempo que poderá lucrar com o compartilhamento desses dados.

O anúncio da operadora veio pouco mais de uma semana após o WhatsApp atualizar os termos de privacidade, passando a compartilhar informações sobre seus usuários com o Facebook, que detém os direitos do aplicativo de mensagens instantâneas.
Se o projeto da operadora Telefônica for para frente, será criado uma espécie de aplicativo que permitirá aos usuários controlar quais informações serão compartilhadas. “A ideia é que os clientes possam saber quais dados possuem e qual o seu valor, e que o cliente decida o que fazer com eles, ou seja, quais deseja compartilhar e quais não”, informou a empresa.

A previsão é de que a plataforma esteja disponível já em 2017. A princípio, a operadora mira empresas como Google, Apple e Facebook, que conquistaram lucros altíssimos usando gratuitamente os dados dos usuários para, por exemplo, vender anúncios direcionados aos interesses específicos de cada cliente. Atualmente, esse mercado movimenta milhões de dólares em todo o mundo.

WhatsApp

O usuário que atualizou o WhatsApp e recebeu uma mensagem a respeito da nova política de privacidade da empresa não é obrigado a aceitar os termos. Para isso, é preciso ignorar o botão “Aceitar” e clicar no botão “Leia mais sobre atualizações importantes”. Depois, basta desmarcar a caixa indicando que o usuário aceita o compartilhamento de dados com o Facebook.

Quem já aceitou a nova política de privacidade também pode voltar atrás. Nesse caso, é necessário abrir o WhatsApp normalmente e clicar nos três pontinhos que ficam no canto superior direito da tela. Logo em seguida, deve clicar em “Conta” e depois “Configurações”. Na tela que vai aparecer, o usuário deve desmarcar a caixa que indica “Compartilhar dados da conta”.

Trending   

Kassab 07092016

 

O 4K vem aí

 

O sistema de tecnologia de imagem em ultra resolução, conhecido como 4K, deve ser adotado em todo o Brasil até 2020. Foi o que anunciou o ministro Gilberto Kassab, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Vamos aguardar...

 

 

 

 

Batalha de hashtags

Desde que Michel Temer assumiu definitivamente a presidência, uma das hashtags mais usadas nas redes sociais foi #foraTemer. Em reação a isso, o rio-pretense Elsinho Mouco, marqueteiro do presidente, lançou a tag #boraTemer.

Repercussão

O próprio marqueteiro divulgou em seu perfil no Facebook os números da tag em seu primeiro dia no Twitter. Apesar de não alcançar os trending topics, a expressão foi usada por 550 mil pessoas, segundo Elsinho. “Internautas opositores lançaram a hashtag #emboraTemer, sem ter o mesmo sucesso, atingindo apenas 2.600 pessoas”, escreveu o marqueteiro

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso