X
X

Diário da Região

08/06/2016 - 00h00min

Diário Tec

O que você precisa saber sobre ransomware, o vírus que 'sequestra' bancos de dados

Diário Tec

NULL NULL
NULL

Ele pode estar escondido em um e-mail, uma propaganda, pen drives comprometidos ou até mesmo uma falsa atualização de algum programa. Depois de instalado, um ransomware pode causar grandes prejuízos à vítima, bloqueando o acesso aos dados existentes em um computador ou até em um servidor e pedindo um resgate em dinheiro para liberação dos arquivos. 

Somente neste ano, uma faculdade e um posto de combustíveis foram alvos desse tipo de ataque em Rio Preto. Nos dois casos, os hackers pediam resgate de 3 mil dólares pelos dados. Convidamos o engenheiro de software da Yib e especialista em segurança da informação Daniel Botossi para explicar o que é o ransomware e mostrar como se livrar dele e como se prevenir dos ataques. Confira a entrevista:

 

O que é, exatamente, um ransomware?

Daniel Botossi: É um novo formato de vírus, mais especificamente um malware, com inúmeras variantes. Basicamente eles sequestram seus dados e pedem um resgate para devolver. Como eles fazem isso? Eles pegam os principais arquivos de seu computador, aqueles que são comumente utilizados como documentos, fotos, livros, filmes, entre outros, e os criptografa, ou seja, convertem de uma forma que só mediante a uma chave mestra (senha) possam ser recuperados. Essa prática teve um crescimento pavoroso desde seu surgimento, há pouco mais de um ano. 700 novas variantes surgiram. Isso equivale a um crescimento de mais de 2000%. Sua engenharia é de extremo avanço e tornou-se uma ferramenta muito utilizada para crimes digitais, sendo esta a principal forma de obtenção de dinheiro, de forma digital, feita hoje pela máfia Russa.
 
Como os hackers instalam um ransomware?

Daniel: Sua engenharia complexa e suas inúmeras e crescentes variantes utilizam as mais diversas formas de contágio e propagação, por isso tem se tornado tão complexo aos analistas e aos laboratórios de segurança. Posso citar alguns dos exemplos mais comuns utilizados por este malware, como o simples fato de receber um e-mails contaminado, navegar em websites que utilizam como vetor de infecção banners de propaganda ou mesmo atualizações de segurança falsa, pendrives comprometidos e muitos outros vetores e é justamente aí que ele se sobressai em relação a um vírus ou outros malwares. As formas de contaminação e propagação utilizam vários meios abrangendo o perímetro digital e o físico.
 
Esse tipo de ataque só acontece a servidores de empresas ou também pode ocorrer a computadores pessoais? 

Daniel: Na verdade, o malware não faz essa distinção. Para ele pouco importa o alvo, sua ação é a de monetizar seu criador, ou seja, sequestrar os arquivos e pedir resgate, por esse motivo ele pode infectar um servidor de uma grande corporação (como hospitais, como ocorreu recentemente nos Estados Unidos, e fez com que exames fossem cancelados) ou o computador da sua casa, que tem seus arquivos e que, por sua vez, não tem um valor contabilizado a não ser para você. Todos estamos vulneráveis a esse ataque.
 
Ao perceber que foi vítima de um ransomware, o que a pessoa deve fazer?

Daniel: A primeira ação é chamar um especialista para que este possa descobrir qual a variante e se há solução para a recuperação. Mas jamais pagar o resgate! Temos casos de usuários que pagaram e não receberam a chave, assim como temos de grandes empresas que pagaram e receberam a chave parcialmente, exigindo mais dinheiro. Em ambas opções tenho certeza que pagar é um erro, pois você promoverá essa ação para que ocorra mais e mais vezes, além de instigar aqueles que não utilizam esse tipo de ataque a entrar para o mundo do ransomware.
 
Existe alguma forma de se prevenir desses ataques?

Daniel: Há prevenções, mas não garantias. Até mesmo as grandes fabricantes de antivírus recomendam atualizar sempre os seus backups, mas, cuidado, até mesmo backups são alvos desse tipo de malware, por isso não basta ter um backup, ele ainda deverá estar longe da máquina ou equipamento infectado. Fora isso, o recomendado é utilizar sempre softwares que não sejam piratas, manter suas atualizações em dia e, claro, manter um bom antivírus instalado e atualizado em sua máquina.

 

 

Ronaldinho Gaúcho - 08062016

 

Ronaldinho Gaúcho lança sua própria rede social

O craque Ronaldinho Gaúcho entrou em um campo diferente do que está acostumado e lançou, na última semana, sua própria rede social, a ronaldinho.com. Assim que o novo usuário é cadastrado, já tem como amigo o próprio Ronaldinho Gaúcho. O visual é parecido com o Facebook, mas o botão "curtir" abandonou o tradicional dedão para cima para dar lugar ao "hang loose", gesto famoso do jogador.

 

 

 

Novos Emoji - 08062016

 

Teclado de emojis vai ganhar mais 72 itens

O Unicode Consortium, entidade responsável pela padronização dos emojis no mundo todo, vai incluir 72 novas figurinhas no teclado dos mensageiros instantâneos. A coleção vai ganhar emojis comemorativos das Olimpíadas, além de novas expressões (como as da imagem acima), animais e comidas. Os novos itens serão incluídos no dia 21 de junho, mas ainda não há previsão para que os aplicativos façam a atualização.

 

 

 

Dicas da semana

O amor está no ar

O Dia dos Namorados está chegando e ainda tem muita gente sozinha. Mas se organizar-se direitinho, todo mundo encontra seu par. Acreditando que a tecnologia pode ser aliada na hora de encontrar um amor, selecionamos alguns aplicativos que podem ajudar a encontrar a cara-metade. Os apps listados aqui são gratuitos e estão disponíveis para Android e iOS.

 

Aplicativo Kickof - 08062016
 
 
 
 
Kickoff

Ele conecta-se ao Facebook e apresenta ao usuário pessoas que seus amigos já conhecem. Como outros apps do gênero, se duas pessoas se curtirem, o programa avisa que elas combinam.

 

 

 

 

 

Aplicativo Tinder - 08062016
 
 
 
Tinder

Sem dúvida, o mais popular entre os aplicativos de encontros românticos. O Tinder mostra quando duas pessoas têm interesse mútuo em se conhecer, aumentando as chances de o romance dar certo.

 

 

 

 

 

aplicativo Lovoo - 08062016
 
 
 
Lovoo

Este app tem a proposta de reunir pessoas que gostam de viajar. E o encontro deve acontecer durante uma viagem. Depois de compartilhar fotos e a localização, o app mostra quem está por perto e, se duas pessoas se curtirem, ele avisa que elas combinam. 

 

 

 

 

 

Trending

 

Mc Biel 2 - 08062016

 

#BrigaNoTwitter

De um lado, o cantor pop Biel, acusado de assediar uma repórter durante uma entrevista. Do outro, o youtuber Felipe Neto, que criticou a atitude do cantor. E mais uma vez o Twitter foi palco de uma briga entre celebridades da internet. Depois de receber as provocações do youtuber, Biel respondeu dizendo que Felipe estava “mexendo com a pessoa errada”. O tweet foi apagado e Felipe respondeu à ameaça com um vídeo de quase 12 minutos.

 

 

Hashtags

É claro que, com toda essa polêmica, a internet ficou dividida. Na terça-feira, 7, durante quase todo o dia, a hashtag #CorrenteDeAmorDoBiel liderou os assuntos mais comentados do Twitter. Mas o jogo virou no final da tarde. Por volta das 17h, a hashtag #CorrenteDeNojoContraBiel escalou rapidamente e assumiu a liderança dos Trending Topics, com quase 15 mil tweets em menos de uma hora.

Voto decisivo

Mas não é só em briga de celebridades que os internautas se engajam. O pessoal também está de olho na política nacional. O nome da deputada federal Tia Eron (PRB-BA) também figurou entre os assuntos mais comentados da terça-feira, 7. O voto dela é considerado decisivo para a cassação do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no Conselho de Ética da Câmara. Tia Eron, no entanto, não compareceu à sessão de terça e a comissão foi adiada.

Joãozinho

O pessoal que participou da Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep) ficou indignado com a questão sobre o Joãozinho, que distribuiu bolinhas em 2016 caixas. A questão rendeu vários memes no Twitter: “Qual pessoa que pega 2016 caixas e fica colocando bolinhas dentro dela? Só o doido do Joãozinho mesmo”, escreveu uma internauta. 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso