X
X

Diário da Região

12/10/2016 - 21h45min

Nas redes sociais

Hackers se aproveitam da curiosidade para espalhar vírus

Nas redes sociais

Orlandeli NULL
NULL

Uma notícia alarmante salta aos olhos do usuário do Facebook: Brad Pitt comete suicídio após se separar de Angelina Jolie. Depois, do nada, um amigo distante te marca em uma postagem ensinando a ganhar dinheiro pela internet. E, de repente, algum familiar compartilha um vídeo pornográfico na linha do tempo do Facebook. O que tudo isso tem em comum? Além de se tratar de mentiras que circulam pela rede, esses links podem carregar vírus, que infectam o perfil do usuário para continuar a replicar o conteúdo falso pela web.

Dia após dia, esse tipo de conteúdo malicioso ganha novas identidades, sempre com o objetivo de enganar o usuário que, movido pela curiosidade, acaba clicando nesses links que circulam pelas redes sociais. Um tipo de vírus que começou a circular pelo Facebook no início do mês usa um artifício que torna ainda mais difícil de identificá-lo como conteúdo malicioso: o link chega por mensagem direta, como se fosse enviada por um amigo. Para se tornar ainda mais atrativo, o conteúdo parece ser um vídeo com imagens do usuário que recebe a mensagem.

Ao clicar nesse link, uma janela pop-up é aberta, solicitando uma “atualização do sistema”. Se a vítima aceita a tal atualização, é automaticamente infectada e, sem saber, passa a enviar o mesmo conteúdo aos seus contatos. Uma das formas de evitar ser infectado por esse tipo de vírus é verificando o link antes de clicar. “É possível fazer isso posicionando o mouse sobre a matéria ou olhando na parte inferior esquerda da página do Facebook”, explica Nelson Barbosa, engenheiro de segurança da Norton.

Outra recomendação do especialista é não confiar em links só porque foram compartilhados por amigos ou familiares. “Eles podem ter sido infectados por hackers que usam os perfis para disseminar o ataque”, afirma. Quando se tratar de uma notícia, verifique se a fonte é confiável. Se necessário, procure sobre o assunto em sites de busca. “Se a notícia for real, terá saído em muitos outros sites de confiança; se não for, aparecerão resultados avisando sobre a farsa”, acrescenta Barbosa.

Trending

 

Celular explodido - 13102016

 

Explosão

A Samsung não vai mais produzir o Galaxy Note 7, considerado o mais avançado da linha lançada neste ano. O motivo: a bateria do aparelho simplesmente explode. O problema levou ao recall de 25 milhões de aparelhos no mundo todo. Depois disso, a empresa entregou um posicionamento na bolsa de valores sul-coreana, dizendo ter tomado uma “decisão final” para parar a produção do smartphone.

 

 

Workplace

Agora será possível separar trabalho de diversão na internet, pelo menos quando falamos de Facebook. É que a rede social lançou nesta semana o Workplace, plataforma social voltada para empresas. A ideia é colocar contatos profissionais em uma rede social “mais séria”. Apesar de possuir os mesmos recursos do Facebook, o serviço é completamente independente. Uma diferença é que a plataforma será paga pelas empresas que pretendem usar os serviços. Os valores vão de um a três dólares por usuário ao mês, de acordo com o tamanho da empresa.

 

 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso