X
X

Diário da Região

09/05/2016 - 23h57min

FERRAMENTA POLÊMICA

Extensão do Chrome promete revelar quem visitou seu perfil no Facebook

FERRAMENTA POLÊMICA

Domínio Público Facebook não confirma eficácia da ferramenta
Facebook não confirma eficácia da ferramenta

Quem é do tempo do Orkut vai se lembrar o quanto a ferramenta "visitantes recentes" foi polêmica. Agora, um plugin para Google Chrome, que foi sucesso em 2015 e saiu do ar em pouco tempo, voltou à Chrome Web Store com a antiga promessa de mostrar quem visitou seu perfil, bastante questionada pelos usuários, que duvidavam da eficácia da ferramenta.

Além do recurso que supostamente mostra os visitantes recentes do seu perfil, o Facebook Flat, como o próprio nome já indica, transforma o layout da rede social em um modelo flat design. Aparentemente mais agradável e lembrando o layout do aplicativo do Facebook para smartphones, o "novo" design causa estranheza a quem está acostumado ao modelo tradicionoal.

facebookflat209052016 Clique na imagem para ampliar

Para ver os supostos visitantes recentes, o usuário deve clicar em um binóculo amarelo, na lateral esquerda da tela. A janela que é aberta mostra uma lista com 20 perfis. "Usuários que possivelmente visitaram seu perfil e interagiram com você com mais frequência", diz uma mensagem na parte superior da janela. Antes, quando a extensão foi sucesso pela primeira vez, a frase dizia apenas "pessoas que mais visitaram seu perfil".

Um botão que indica "como funciona" a ferramenta também está disponível, mas o vídeo para o qual o usuário é direcionado só explica como instalar a extensão no Google Chrome, mas não diz, exatamente, como o programa coleta a informação de quem visitou seu perfil recentemente.

A alteração na frase que precede os supostos visitantes do perfil deixou os internautas ainda mais desconfiados em relação à veracidade das informações. Uma hipótese é que as pessoas que aparecem na lista de visitantes recentes são aquelas que mais interagem com o seu perfil, seja enviando mensagens, curtindo, reagindo ou comentando as suas publicações. É possível notar ainda que as pessoas que aparecem na lista de visitantes são as mesmas que estão na lista de contatos recentes do chat. Inclusive, os perfis aparecem na mesma ordem nas duas listagens.

facebookflat109052016 Clique na imagem para ampliar

O Facebook não confirma se os dados de visitantes recentes são verdadeiros. Da primeira vez que a extensão esteve disponível, foi retirada do ar após pressão da própria rede social. A ferramenta voltou à Chrome Web Store no último dia 4 e, até agora, não teve problemas.

Para usar a extensão, basta baixar clicando aqui e ativá-la no Chrome. Quando entrar no Facebook, vai perceber que o design do site está diferente. Se quiser voltar a usar a rede social com o design tradicional, mas sem desinstalar a extensão, basta clicar no botão que fica no canto superior esquerdo da tela.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso