X
X

Diário da Região

03/08/2016 - 00h00min

DIÁRIO TEC

Empresas se unem para tornar Rio Preto um polo tecnológico

DIÁRIO TEC

Divulgação Jean Daher, presidente da Apeti, que encabeça a criação do APL
Jean Daher, presidente da Apeti, que encabeça a criação do APL

Empresas rio-pretenses da área de tecnologia da informação estão se unindo para criar em Rio Preto um polo de Arranjo Produtivo Local (APL) do setor tecnológico. A ação é encabeçada pela Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação (Apeti), que nos últimos meses vem trabalhando para conseguir a aprovação do projeto junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado.

Na prática, o APL funciona como um aglomerado de empresas localizadas na mesma região. Para o projeto funcionar, essas empresas precisam apresentar uma especialização produtiva e manter vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si, isso inclui parcerias com a Prefeitura, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa. "A gente quer consolidar Rio Preto como um polo tecnológico", destaca o secretário executivo da Apeti, Fernando Chagas.

Ele explica ainda que o cadastramento do APL já saiu. A última etapa para aprovação do arranjo é a conclusão de um relatório, que está previsto para ser entregue à Secretaria na próxima semana. "Mas a Apeti já está cadastrada para buscar convênios junto ao Estado", explica. 

Com a aprovação do arranjo, o setor tecnológico ganha força, uma vez que é possível compartilhar recursos, competências, dividir o ônus, riscos e custos entre as empresas cadastradas.

“Todos poderão se beneficiar das oportunidades e mudanças que serão geradas pelo APL, independentemente de ser ou não um associado da Apeti. Essa é uma vitória coletiva, assim como o trabalho que desejamos realizar. Por meio do APL, vamos acelerar o desenvolvimento econômico local e regional, além de destacar nossas empresas e torná-las ainda mais competitivas.”, explica Jean Daher, diretor presidente da associação.

Trending
 
Correndo atrás

Atento ao sucesso do Snapchat, o Instagram, que pertence ao Facebook, lançou na terça-feira, 2, um recurso muito semelhante ao formado de posts do app rival. Trata-se do Instagram Stories, espaço na plataforma onde as postagens são apagadas automaticamente em 24 horas. Também é possível desenhar sobre as fotos e inserir stickers, assim como no Snap.

 
biel 03082016

De fininho?

Acusado de assediar uma jornalista durante entrevista, o cantor Biel (foto) voltou a ser o assunto das redes sociais esta semana e precisou bloquear o próprio perfil no Twitter. Usuários da rede social começaram a resgatar postagens antigas do cantor, entre 2011 e 2012, nas quais Biel tece comentários considerados racistas, machistas e até com apologia ao estupro. Na terça-feira, 2, a hashtag #ErrarÉHumanoPersistirÉBiel ficou por várias horas em primeiro lugar entre os assuntos mais comentados do Twitter. Biel ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso