X
X

Diário da Região

Blogs
Diário História


Uma soberba coleção de quadros de Claudio Malagoli é o coração da Pinacoteca
domingo, 07/08/16, às 00:00, por
Compartilhe

No mesmo andar do Museu Histórico e Pedagógico Dom João 6º, está instalada a Pinacoteca de Rio Preto, criada em novembro de 1989. Abriga obras que foram doadas ou compradas pelo governo municipal, inclusive em premiações de salões de arte. Pequena parte do acervo foi doada pelo primitivista José Antônio da Silva, para fundação do extinto Museu de Arte Contemporânea, inclusive uma igrejinha de lata, rusticamente pintada e linda. Desde os anos 1990, o acervo foi incorporado à coleção da Pinacoteca.

Forma o estoque artístico uma série de pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e objetos em diversos estilos e técnicas, de artistas de Rio Preto e região. A série Museus, do Diário, iniciada em 24 de julho, vai focar hoje a Sala Cláudio Malagoli, que marca um território de história e arte dentro da Pinacoteca de Rio Preto. O artista produziu a série Colorindo Rio Preto e Branco Antigo, com 31 telas que reproduzem casas, ruas, cenários, paisagens de antigamente, com a intenção de preservar a memória de Rio Preto. 

Representação de um mundo passado e referência da memória coletiva da cidade, o acervo é expressão pessoal do autor, baseado em fotos antigas e pintadas na década de 1980. Em 1996, a coleção foi comprada pela Pinacoteca, na gestão da professora Carmen Soler y Soler. “Era impossível perdê-la, é uma expressão artística de Rio Preto. Além do valor cultural, isso é da cidade. Resgata épocas de uma forma verídica, oferecendo conhecimento às novas gerações,” disse Carmen.

“Foi uma época de efervescência cultural na cidade, e ela soube aproveitar bem, porque não havia nada disso no acervo municipal,” disse Thais de Freitas, da Pinacoteca. A série não cabe inteira nesta página. Selecionamos 11 telas.

O autor

O artista plástico Cláudio Malagoli nasceu em Araraquara em 1927. Morou em Rio Preto de 1942 até sua morte em 1993. Estudou na Associação Paulista de Belas Artes em São Paulo e deu aulas de pintura. Recebeu diversos prêmios, medalhas e homenagens.

 

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso