X
X

Diário da Região

23/01/2016 - 00h00min

Coluna do Diário

Padre enfrenta bispo e se diz vítima em vídeo

Coluna do Diário

Reprodução Padre Osvaldo de Oliveira Rosa gravou vídeo e enviou para os colegas sacerdotes pedindo ajuda no impasse com bispo
Padre Osvaldo de Oliveira Rosa gravou vídeo e enviou para os colegas sacerdotes pedindo ajuda no impasse com bispo

Um vídeo em tom de revolta e desabafo soou como última tentativa de padre Osvaldo de Oliveira Rosa, responsável pela paróquia da Imaculada Conceição, em Catanduva, de manter-se à frente da igreja e da Associação Pão Nosso – ONG que oferece, entre outras ações sociais, tratamento para dependentes químicos. Na gravação, destinada aos demais padres da diocese, o pároco diz se sentir como o personagem bíblico Davi que após vencer o gigante Golias foi jurado de morte pelo rei Saul. “Ele (Davi) fez um bem ao povo, mesmo assim foi perseguido pelo rei”.

A metáfora é uma referência ao fato de que o bispo de Catanduva, dom Otacilio Luziano Silva, exigiu o desmembramento das contas da paróquia e da associação – ambos administradas pelo padre há quase 15 anos. Alegando ser impossível a cisão das contabilidades, o padre – que originalmente pertence à diocese de Rio Preto - escreveu uma carta ao bispo na qual entregou o cargo. “Chorei ao ver que a carta, que era pessoal, foi publicada no site da diocese”, relatou.

No vídeo, o sacerdote alega que a associação sempre foi fiscalizada pelos poderes públicos e nunca houve questionamento sobre o rigor no controle de gastos. Padre Osvaldo também alfinetou a diocese ao citar o desenvolvimento financeiro da paróquia e da associação. “Compramos terrenos e criamos as comunidades terapêuticas sem pedir dinheiro à diocese. “Oro para que surja um novo Jonas, que interceda pelo bem da comunidade”, afirmou, em referência ao personagem que convenceu o rei Saul a desistir de perseguir Davi. Em carta pública, o bispo de Catanduva adiantou que aceitou a renúncia de padre Osvaldo e garantiu que serão mantidos os trabalhos sociais da paróquia. 

 

FRASE:

"Que mal fiz à Igreja? Aos padres? À diocese ou ao senhor bispo de Catanduva? Trabalho para devolver à comunidade 
o que ela doa"

Padre Osvaldo de Oliveira Rosa, pároco da igreja Imaculada Conceição, de Catanduva

 

Réus da Fratelli conseguem HC

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) concedeu habeas corpus pedido pelo integrantes do Grupo Scamatti para impedir a realização do interrogatório de réus em ação penal que tramita na 5ª Vara Criminal de Votuporanga. Eles alegaram que seria essencial ouvir testemunhas de defesa, por exemplo, do empresário Olívio Scamatti, que é apontado pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Gaeco de Rio Preto, na Operação Fratelli, como chefe de suposta quadrilha que fraudava licitações, principalmente de recapeamento de ruas em prefeituras na região Noroeste do Estado. 

 

 

 

 

Coluna do Diário - Avaliadores do Conselho Nacional de Residência Médica - 23012016

 

 

Avaliadores do Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM), órgão do Ministério da Educação (MEC), visitaram a Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme) para analisar os Programas de Residência Médica, que tem 60 programas e 471 médicos inscritos

 

 

 

 

 

 

 

NOTAS:

 

Coluna do Diário - Renato Pupo - 23012016

 

Aliado sob...

Vereador de Rio Preto Renato Pupo (foto), do PSD, afirmou que ficou surpreso com as denúncias do suposto envolvimento do presidente da Assembleia, Fernando Capez (PSDB), com o esquema de fraude na merenda escolar da rede estadual de ensino.

 

 

 

...investigação

Aliado do tucano, o vereador disse que vai aguardar o desenrolar das investigações feitas pelo Ministério Público. O presidente do diretório estadual do PMDB, Baleia Rossi, também teve o seu nome envolvido pelos investigados no suposto esquema. Tanto Capez, como Baleia negam veementemente as acusações. 

Rede

Integrantes do partido Rede Sustentabilidade de Rio Preto marcaram reunião neste sábado. Os temas a ser discutidos serão “criação de comissões municipais provisórias e convenções municipais”, além de posicionamento sobre impeachment e cassação da chapa Dilma e Michel Temer”

 

NA REDE:

 

Coluna do Diário - Geraldo Alckmin - 23012016

Museu

Após um mês do incêndio, o governador Geraldo Alckmin (foto), do PSDB, assinou convênio com a Fundação Roberto Marinho e a organização social ID Brasil para restaurar a Estação da Luz e reconstruir o Museu da Língua Portuguesa. “Tomaremos como base o projeto arquitetônico que orientou o restauro de 2006, com as atualizações necessárias. A exposição original, baseada em recursos de multimídia, está totalmente preservada em meios digitais e será aprimorada. O convênio vai acelerar nossos esforços iniciais para o restauro, feito com a indenização do seguro de R$ 45 milhões.” Escreveu o tucano no Facebook. 

 

Garoto-propaganda 

O prefeito de Olímpia, Geninho Zuliani (DEM), divulgou vídeo nas redes sociais sobre realizações do seu governo. “Não posso disputar a reeleição. Escolher sucessor até maio. Tem mais de um nome no grupo”, afirmou o prefeito. 

Se essa moda...

Repercutiu ontem, nas redes sociais, a informação de que um microempreendedor de Analândia (na região de Ribeirão Preto) está sendo processado pela Prefeitura por ter sinalizado com um círculo branco dezenas de buracos de rua. Os advogados do Executivo alegam que ele está danificando patrimônio público. Ele justifica, no entanto, que está sinalizando para evitar acidentes. 

...pega

Em São Carlos, um vendedor passou a fazer o mesmo após se ferir ao cair de moto dentro de um buraco. Um inglês de Manchester foi além: resolveu usar desenhos obscenos ao redor do asfalto danificado. O curioso é que a estratégia funcionou. A maioria dos buracos “decorados” já foi tapada. 

 

CURTAS:

Olho por olho - A Associação de Proteção à Cidadania (APC) ingressou com ação civil pública contra a Prefeitura de Rio Preto. A entidade pediu pintura de faixa de pedestre em frente ao portão de saída dos alunos na escola estadual Antonio de Barros Serra, na Boa Vista. Como o pedido não foi atendido pela Secretaria de Trânsito, o caso foi parar na Justiça. 

 

Coluna do Diário - Moisés Ricardo Camargo - 23012016

 

 

Sem prejuízo - O secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio Preto, Moisés Ricardo Camargo (foto), afirmou que o projeto do Trem Caipira não sofrerá nenhum prejuízo com a saída da assessora especial da pasta, Cristiane Ferraz. Ela fez viagens para conhecer exemplos de trens turísticos do País e agregar valor ao projeto rio-pretense. 

 

 

 

Sem data - De acordo com Camargo, a assessora pediu para deixar o cargo na pasta. Ele afirmou que ainda está em tratativas com o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) para conseguir doação de equipamentos que possibilitem o funcionamento do Trem Caipira entre as estações ferroviárias de Rio Preto e do distrito de Engenheiro Schmitt. 

Sem decisão - O vereador de Rio Preto Dourival Lemes, que está de saída do PSD, afirmou que ainda não se decidiu sobre o convite feito pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB). “Deixei para tomar a decisão até meados de fevereiro”, afirmou Lemes, que é líder do prefeito Valdomiro Lopes (PSB) no Legislativo.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso