X
X

Diário da Região

21/10/2016 - 01h06min

Coluna do Diário

Eleuses e Edinho vão sentar para conversar

Coluna do Diário

Fabricio Spatti O deputado estadual Orlando Bolçone (PSB), que disputou a eleição de prefeito de Rio Preto com apoio do secretário estadual de Habitação, Rodrigo Garcia (DEM), observa conversa entre ele (à dir.) e o deputado federal Edinho Araújo (PMDB), que venceu a eleição contra Bolçone
O deputado estadual Orlando Bolçone (PSB), que disputou a eleição de prefeito de Rio Preto com apoio do secretário estadual de Habitação, Rodrigo Garcia (DEM), observa conversa entre ele (à dir.) e o deputado federal Edinho Araújo (PMDB), que venceu a eleição contra Bolçone

O prefeito eleito de Rio Preto, Edinho Araújo (PMDB), e o vice Eleuses Paiva (PSD) sentam para conversar na semana que vem para decidir o papel deste último no governo. Uma questão a ser acertada, por exemplo, é se Eleuses vai participar diretamente da administração, acumulando o cargo de secretário de Saúde.

Um fato, no entanto, é certo. No cargo ou não, o vice, que já presidiu a Associação Médica Brasileira e depois atuou em favor da categoria na Câmara dos Deputados, vai ter influência decisiva no setor e uma grande bucha de canhão a resolver: o tal “poupatempo da saúde”, principal promessa de campanha de Edinho, cujo fiador foi o próprio Eleuses, que apareceu no programa eleitoral do peemedebista para falar da proposta. O prometido para o eleitor é que o sistema será integrado por meio de informatização. Com isso, terão fim as filas para a realização de consultas e exames pelo SUS em Rio Preto.

Pesquisa encomendada pelo Diário durante a eleição, publicada em 23 de setembro, mostrou que problemas relacionados ao atendimento médico são a principal queixa do rio-pretense. É esse desafio que espera Eleuses. Secretário ou não, ele será cobrado. Se tiver sucesso pode se cacifar politicamente para voltar para a Câmara dos Deputados ou mesmo suceder Edinho - cargo no qual já estava de olho até desistir da disputa deste ano para apoiar o peemedebista.

 

 

FRASE:

"Naturalmente eles vão dialogar até a posse do prefeito Edinho, que tem a nossa amizade, o nosso respeito"

Rodrigo Garcia, cacique do DEM no Estado, sobre os dois vereadores eleitos pelo partido em Rio Preto e a relação deles com o prefeito eleito Edinho Araújo (PMDB), que estavam em campos opostos durante a campanha eleitoral

 

 

Juiz cassa prefeito eleito de Floreal 

O juiz da 162ª Zona Eleitoral, Airtom Marquezini Júnior, cassou o registro da candidatura do prefeito eleito de Floreal, João Manoel de Castilho (PSDB), o João Maritaca, e do vice-prefeito Gilberto de Grande. Os dois foram condenados ainda à pena de inelegibilidade para eleições durante os próximos oito anos. Eles foram condenados em ação proposta pelo Ministério Público Eleitoral acusados de comprar votos com a distribuição de material de construção e próteses dentárias. Cabe recurso contra a decisão de Marquezini no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

 

 

 

 

Novo Terminal - 21102016

 

 

Foto feita nesta quinta, 20, dentro do canteiro de obras da Estação Central Parque, o novo terminal do transporte coletivo urbano de Rio Preto, durante visita ao local do prefeito Valdomiro Lopes (PSB), que postou a imagem no Face

 

 

 

 

 

 

NOTAS:

 

Itamar Borge - 21102016

 

Cuidando da vida

O deputado estadual Itamar Borges (foto) circulou por Brasília esta semana. E dizem que ocupado com a própria defesa em tribunal da capital federal contra decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo. O TJ cassou o mandato dele por ato de improbidade administrativa quando foi prefeito de Santa Fé do Sul, entre 2001 e 2004. Além da perda da função pública, a sentença cassou os direitos políticos e aplicou multa de R$ 75,7 mil ao peemedebista.

 

Ação...

Vereadores que se elegeram nas coligações de oposição ao futuro prefeito Edinho Araújo (PMDB) se articulam para escolher o próximo presidente da Câmara de Rio Preto. Mas, além de evitar deserções, precisam atrair pelo menos um vereador do lado do peemedebista. Nesta quinta, 20, conversaram com Jorge Menezes (PTB) e mais outro do lado de Edinho, que não quiseram revelar o nome.

...e reação

Paulo Pauléra (PP), que lidera a articulação, disse que Jorge Menezes sugeriu o próprio nome e vai ser o candidato do grupo. O petebista nega. Disse que é Pauléra quem se coloca como candidato do grupo. “Ele pode até ter meu voto, mas não prometi nada”, afirmou. 

 

 

NA REDE:

Bala proibida

O deputado João Paulo Rillo (PT) comemorava nesta quinta, 20, nas redes sociais, decisão da Justiça que proíbe a Polícia Militar de usar bala de borracha em protestos. Aproveitou para cutucar o governador Geraldo Alckmin (PSDB), a quem a PM é subordinada. “Assembleia Legislativa aprovou projeto com a proibição que, mais tarde, foi vetado pelo governador”, postou.

 

Carlos Sampaio - 21102016

 

Otimista

O deputado federal tucano Carlos Sampaio (foto), da região de Campinas, postou vídeo no Face para se comprometer com os dois milhões de brasileiros que subscreveram proposta com 10 medidas contra a corrupção. Ele disse que“temos todas as condições” de aprová-las no Congresso. A ver, então.

 

 

 

Excluído do grupo

Logo após a notícia de sua prisão, na tarde da quarta-feira, 19, o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi excluído do grupo de WhatsApp formado pela bancada do PMDB na Câmara Federal. Apesar de ter o mandato cassado há mais de um mês, o peemedebista ainda era membro do grupo no aplicativo.

Vai que a PF lê 

Segundo relatos de parlamentares do PMDB, o deputado Hildo Rocha (PMDB-MA), administrador do grupo, excluiu Cunha às 13h35, cerca de meia hora depois da prisão e após saber que a PF havia apreendido o celular do ex-deputado. Com a exclusão, os investigadores não terão mais acesso às novas conversas da bancada, embora possam ver debates anteriores, de quando Cunha ainda era membro do grupo.

 

 

CURTAS:

Dois coelhos... - O secretário estadual de Habitação, Rodrigo Garcia, permanece na região. Depois de passar por Rio Preto nesta quinta, 20, ele percorre Rubineia, Nova Canaã Paulista, Palmeira d’Oeste e São João das Duas Pontes nesta sexta, 21, para entrega e sorteio de casas. Deputado licenciado pelo DEM, Rodrigo também aproveita para conversar com correligionários.

 

Celso Peixão - 21102016

 

 

Tá dentro - O vereador Celso Peixão (foto) é um exemplo de como a banda toca na política. Embora seja ligado ao prefeito Valdomiro Lopes, de quem é companheiro no PSB, já está pronto para aderir ao sucessor Edinho Araújo (PMDB). “Eu espero estar fazendo parte da base aliada, sim”, afirmou ele durante entrevista a emissora de rádio nesta quinta, 20.

 

 

Tem aqui ainda - Se o Tribunal de Justiça de SP extinguiu a punibilidade do prefeito de Rio Preto, Valdomiro Lopes (PSB), pelo perdão da multa no Carrefour, em 2010, na área criminal, a ação de improbidade administrativa do mesmo caso segue firme e forte na 2ª Vara da Fazenda em Rio Preto. O ex-chefe de gabinete Alex de Carvalho também é réu na ação.

Sem refresco - Derrotado nas urnas pelo prefeito Toshio Toyota (PPS), que se reelegeu para novo mandato, o vereador Fabiano Belentani (PR) acaba de emplacar duas CPIs de uma vez contra Toyota na Câmara de Novo Horizonte. Uma para investigar compras que teriam sido feitas sem licitação e a outra para apurar suposto superfaturamento no contrato do transporte escolar.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso