X
X

Diário da Região

29/04/2017 - 23h31min

Coluna do Diário

Edinho tenta aplacar pressão contra governo

Coluna do Diário

Guilherme Baffi Ulisses Ramalho (Serviços Gerais) e Apóstolo (Trânsito): cabeça a prêmio entre vereadores
Ulisses Ramalho (Serviços Gerais) e Apóstolo (Trânsito): cabeça a prêmio entre vereadores

O prefeito Edinho Araújo (PMDB) tenta contornar a pressão de vereadores contra os secretários Ulisses Ramalho (Serviços Urbanos) e Marcos Apóstolo (Trânsito) com o argumento de que uma minirreforma agora é um ruim para o governo como um todo. A informação é de um desses vereadores, o ex-presidente da Câmara Fábio Marcondes (PR), o primeiro a anunciar na Câmara de Rio Preto que a secretária de Educação, Beth Somera, havia caído.

Errou só por questão de dias. Disse em uma terça e Beth deixou o cargo na segunda seguinte. Segundo Marcondes, mudanças demais neste momento podem provocar a impressão de que a gestão, que ainda vai completar apenas cinco meses de existência, já está enfraquecida. O vereador diz que as trocas devem ficar para o início ano que vem. Jair Moretti, articulador político de Edinho na Câmara, confirma.

A hora, diz ele, é de “estabilizar” o governo, de resolver problemas como a crise provocada pelo fechamento do Hospital Ielar e a bagunça administrativa dentro da Secretaria de Educação. “Ficar mexendo (no secretariado) só se for uma coisa muito grave. Do contrário, não vejo sentido nenhum”, afirma. Os dois secretários em questão têm apoio de partidos e vereadores que apoiaram Edinho na eleição, grupo que está seriamente fragilizado no Legislativo. Resta saber se os vereadores do grupo de Marcondes, que estão de olho nas duas secretarias, vão se convencer com o argumento do prefeito de que não é hora de mudar.

 

 

FRASE:

"O governo tem de eleger as prioridades, como pagar funcionários e investimentos em saúde e em educação. Obviamente nesta lista de prioridades, as emendas tiveram de ser postergadas"

Orlando Bolçone (PSB), deputado da base de Alckmin, sobre a redução de repasses por indicações de parlamentares

 

 

Eleuses cria ‘tropa’ contra a dengue 

O secretário de Saúde de Rio Preto, Eleuses Paiva, resolveu criar uma “tropa” de combate ao mosquito transmissor de dengue. Eleuses publicou portaria no diário oficial do município deste sábado, 29, em que cria o programa “Rio Preto unido contra o Aedes aegypti”. Uma das medidas autoriza vistorias em casas aos sábados. A equipe, que será formada por 350 agentes, tem meta individual de visitar 25 moradias em cada etapa do programa. As frentes de vistoria serão realizadas em maio e junho, de acordo com a publicação.

 

 

coluna_TreinamentoDaBrigada - 30042017

 

 

Funcionária segura mangueira de água durante treinamento realizado na Câmara de Rio Preto pelo Corpo de Bombeiros na semana que passou. É uma das exigências para renovar o alvará do prédio, vencido desde o ano passado 

 

 

 

 

 

NOTAS:

Vai saber...

Assessor do secretário estadual de Habitação em São Paulo, o ex-prefeito de Olímpia Geninho Zuliani espera pelo chefe para saber se e a que vai se candidatar na eleição do ano que vem. Se Rodrigo conseguir viabilizar candidatura ao Senado ou a vice-governador, Geninho se candidataria a deputado federal, tentando ocupar vaga do próprio Rodrigo; senão, a estadual mesmo. “Mas pode ser que ele nem saia, dependendo dos interesses regionais de Rodrigo”, diz um interlocutor de ambos.

 

coluna_CelsoPeixão - 30042017

 

Como assim?

Autor da homenagem ao sindicalista Luiz Carlos Motta feita na sexta, 28, à noite na Câmara de Rio Preto, o vereador Celso Peixão (foto) fez uma declaração estranha. Ao falar da mãe de Motta, soltou um “que Deus a tenha”. A plateia ficou sem entender, uma vez que a mulher, além de viva, estava presente na homenagem ao filho.

 

 

Então, tá

O sindicalista Carlos Henrique disse que não disse o que disse durante protesto na sexta, 28, em frente da Rodoviária. “Eu nem usei o microfone lá”, afirmou o petista. A frase ouvida pela audiência, atribuída a ele, é de que é a “Odebrecht e a Friboi mandam no País”. 

 

 

NA REDE:

Simples assim

A equipe responsável pelas redes sociais do presidente Temer resolveu faturar com a presença de Ratinho no Palácio do Planalto. Fez um vídeo com o apresentador defendendo as reformas do governo, que ele comparou com àa reforma de uma casa, que dá “muito trabalho e provoca muita confusão quando faz, mas que depois fica mais bonito”. Ratinho foi a Brasília para uma entrevista exclusiva com Temer.

 

coluna_GreveGeral - 30042017

 

Batendo Rio Preto

Os grupos que organizaram a manifestação de sexta-feira, 28, em Votuporanga (foto) contra as reformas trabalhista e da Previdência comemoravam na internet que lá adesão foi maior até que aqui em Rio Preto, onde, segundo a Polícia Militar, o protesto atraiu 400 pessoas. Lá, um jornal diário cravou neste sábado, 29, que foram cerca de 2 mil manifestantes.

 

Menos é mais

O jornal “Gazeta do Povo”, de Curitiba, divulgou levantamento com 240 postagens feitas por políticos e influenciadores brasileiros no Facebook registradas na quinta e sexta, dia da “greve geral”. Apenas 86 eram contra as manifestações. No entanto, elas repercutiram muito mais, gerando 222.816 compartilhamentos. Já os posts favoráveis ao ato renderam somente 54.016 shares.

Assunto persistente

Ainda rende o escândalo provocado pela denúncia de assédio sexual feita por uma candidata a estágio no Procon, que resultou na demissão do assessor acusado pela garota, mas não do diretor do órgão, Ésio Pereira, que estava com os dois no dia em que teria ocorrido o fato, em 16 de fevereiro. O vereador Celso Peixão (PSB) gravou vídeo no Facebook para explicar o voto contrário à convocação de Ésio na sessão da última terça-feira.

 

 

CURTAS:

Redução - O presidente da Câmara de Rio Preto, Jean Charles (PMDB), protocolou projeto que extingue duas diretorias na Casa, a Administrativa e da TV Câmara e seus respectivos cargos, todos de livre nomeação. Um total de quatro. A proposta também extingue um cargo de assessor de gabinete de vereador.

 

coluna_RenatoPupo - 30042017

 

 

Eminência parda - Ao mirar no secretário de Trânsito, Marcos Apóstolo, os grupos dentro e fora da pasta que pressionam pela saída dele do cargo querem atingir o vereador Renato Pupo (foto). Apóstolo é da cota do PSD do vice-prefeito Eleuses Paiva do qual Pupo também faz parte. Quem defende a queda de Apóstolo diz que Pupo é quem dá as cartas na secretaria.

 

 

Com jeitinho - Autora de pedido de Comissão Especial de Vereadores (CEV) sobre o tema, Cláudia di Giuli (PMB) não nega onde quer chegar: acabar com a atividade de carroceiro em Rio Preto. “Mas sabia que se apresentasse o projeto de cara não seria aprovado”, diz ela. A CEV visa a buscar alternativa profissional aos carroceiros que hoje transportam cargas em veículos de tração animal.

Tá quase - Em visita a Rio Preto na sexta, 28, o prefeito de Santa Fé, Ademir Maschio (DEM), disse que em 40 dias transfere área do município para a CDHU construir 252 moradias populares na cidade. Segundo ele, a Cetesb já liberou o projeto e os terrenos estão sendo desmembrados no cartório. O enrosco se arrasta desde julho, quando foi assinado o convênio.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso