Edinho anuncia Eleuses e mais quatro para compor secretariadoÍcone de fechar Fechar

Coluna do Diário

Edinho anuncia Eleuses e mais quatro para compor secretariado

Coluna do Diário


    • São José do Rio Preto
    • máx min

O prefeito eleito de Rio Preto, Edinho Araújo (PMDB), começa a anunciar o secretariado nesta tarde. Serão cinco de uma vez, um deles o vice-prefeito Eleuses Paiva (PSD) para secretário de Saúde, segundo interlocures de Edinho. Como fez na campanha eleitoral, o peemedebista pretende dividir a responsabilidade de resolver os problemas da área, os mais espinhosos da administração, com Eleuses. O vice não estava muito a fim de assumir, mas foi convencido por Edinho. Terá um enorme desafio pela frente: cumprir a promessa de campanha de acabar com as filas de consultas (de especialistas, sobretudo) e de exames na rede municipal.

Se tiver sucesso, ele se cacifa para voltar à Câmara dos Deputados ou para mesmo substituir Edinho. Do contrário, corre o risco de sofrer tremendo desgaste na carreira política. Os outros quatro nomes são mantidos em sigilo pelo staff de Edinho. Mas entre os cotados para assumir secretarias estão Zeca Moreira (Gabinete), Jair Moretti (Governo), Nicanor Batista (Planejamento), José Luis Salvador (Semae), Mário Soler (Comunicação), Duda Laguna (Educação), Celso Nunes (Fazenda), Hélio Trefiglio (Esportes), Adriana Neves (Desenvolvimento Econômico) e Jocelino Soares (Cultura).

 

Moreira e Moretti - 11112016 Homens de confiança de Edinho, Moreira e Moretti também podem ser anunciados hoje

O atual secretário Luís Roberto Thiesi (Administração) pode permanecer no cargo - a outra opção para o posto é Marcos Apóstolo, ligado a Eleuses. Com o anúncio da primeira leva de secretários nesta sexta, Edinho quer apressar o passo para indicar os demais. Ele espera escalar o time inteiro de primeiro escalão até o final do mês para que os escolhidos participem da transição já em curso entre as equipes dele e a do prefeito Valdomiro Lopes (PSB).

“Ainda assim, vamos ter pouco tempo, uma vez que dezembro é um mês curto”, diz um membro da equipe de transição do peemedebista. Edinho quer que os secretários assumam o cargo em janeiro já com prévio conhecimento da estrutura que vão comandar para não perder tempo. Por isso, quer aproveitar dezembro para colocá-los em contato com os atuais ocupantes do cargo. O anúncio dos cinco secretários está marcado para as 17h no auditório da Superintendência da Caixa, na avenida Andaló.

 

 

FRASE:

"O que foi encontrado no posto de gasolina foram os vales que esse vereador e assessores utilizavam para fazer campanha. O que foi encontrado lá nem paguei"

Maurin Ribeiro (PCdoB), vereador em Rio Preto, sobre as 140 requisições que a Polícia Federal apreendeu em um posto de gasolina e que suspeita ser parte de suposto esquema de compra de voto 

 

 

Prefeitura ‘flexibiliza’ regra para licença

A Prefeitura de Rio Preto deu uma recuada na concessão de licença-prêmio para professores, mas ainda cria dificuldade para que os profissionais possam gozá-la. Comunicado interno do último dia 4 permite que o interessado a solicite desde que encontre um substituto, com a “expressa autorização” da diretora da escola, para ficar em seu lugar. Não deixa de ser um refresco em relação à medida radical tomada em julho, quando o governo simplesmente suspendeu o benefício, que, diga-se de passagem, é direito dos servidores previsto em lei. A cada cinco anos, o professor pode retirar três meses de férias remuneradas.

 

 

NOTAS:

 

Cacau Lopes - 11112016

PEC insalubre 

O ex-vereador e ex-secretário de Saúde de Rio Preto Cacau Lopes (foto) está convicto de que a PEC do Teto vai ser um mau negócio para a saúde pública. E deixou claro em palestra nesta quinta, 10, no congresso da Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA). “Vocês, prefeitos, precisam se unir para adiar essa votação, ou vão pagar o ônus do desfinanciamento na saúde”, afirmou à plateia. O diretor do Hospital de Base, Horácio Ramalho, outro palestrante do dia, também se disse preocupado com a PEC.

 

 

Último dia

O congresso da AMA deste ano chega ao último dia nesta sexta, 11. Entre os destaques da programação, a palestra do juiz da Infância de Juventude Evandro Pelarin, às 9h30, e do secretário estadual de Educação, José Renato Nalini, às 14h. Os deputados federais da região confirmaram que vão dar uma passada no evento. 

Lição americana

No dia seguinte à vitória de Donald Trump à presidência do Estados Unidos, o atual ocupante do cargo, Barack Obama, que apoiou Hillary Clinton, recebeu o adversário na Casa Branca. Aqui em Rio Preto, Edinho Araújo (PMDB) só foi recebido por Valdomiro Lopes (PSB) depois de cutucá-lo publicamente.

 

 

NA REDE:

Nome de passarela

O deputado estadual Orlando Bolçone (PSB) informa pelas redes sociais que vai prestar homenagem à família do advogado e empresário Tácito Roberto de Jesus, que morreu no último dia 27. Bolçone apresentou projeto de lei à Assembleia para dar o nome de Tácito de Jesus a passarela no km 435 na rodovia Washington Luis (perto do Carrefour do Cristo Rei). Entre outras atividades, o homenageado foi dirigente de entidades como a Agerip, Monte Líbano, da Acirp e presidiu o SCPC. Um dos filhos dele, Tarso, é assessor do deputado.

 

Orlando Bolçone - 11112016

 

 

Vovô coruja

Falando em Bolçone (foto), ele arruma as malas para embarcar para os Estados Unidos. Vai acompanhar o nascimento do terceiro neto. A filha do parlamentar, Paola, mora em Nova York. 

 

 

 

Aluna humilde

Uma das novidades da próxima Câmara de Rio Preto, a vereadora eleita Claudia De Giuli (PMB), que conquistou 3.184 votos com uma campanha modesta, destacou no Face a presença dela no congresso da AMA para assistir a palestra do professor Arnaldo de Freitas Vieira sobre comunicação e marketing. Arnaldo também foi candidato a vereador pelo PTN, mas com 477 votos, ficou de fora.

Então, tá

O vereador Douglas Lisboa (PSDB), autor do projeto aprovado pela Câmara de Votuporanga que proíbe a população de fazer sexo nas vias públicas da cidade, aparece em vídeo para tentar desfazer a polêmica em torno da medida. Segundo ele, a nova regra “apenas” aplica multa de R$ 600 a um crime já tipificado no Código Penal Brasileiro, o ato obsceno.

 

 

CURTAS:

Plantão médico - Renato Pupo (PSD) pede desculpas a quem o viu no início da tarde desta quinta, 10, que nem louco pelas ruas de Rio Preto com carro da Câmara. Disse que teve de levar às pressas uma pessoa que passou mal no saguão do prédio do Legislativo. Segundo ele, não havia solução. “Ligamos ao Samu e fomos informados que uma ambulância demoraria a chegar”, afirmou.

 

Geraldo Alckmin - 1111016

 

 

Yes, nós temos estradas - O governador Geraldo Alckmin viajou para os EUA para tentar encontrar empresários interessados na concessão de rodovias em três regiões do Estado, um total de 1,6 mil km de estradas. “Estamos otimistas”, disse o tucano (foto), durante entrevista coletiva nesta quinta, 10, em Nova York, depois de falar com os gringos.

 

 

Reação geral - Falando em Alckmin, projeto dele para vender uma série de áreas públicas, entre as quais uma gleba dentro do antigo IPA em Rio Preto, está na pauta da Assembleia Legislativa e pode ser votada a qualquer momento. Mas há resistências, que vão do deputado João Paulo Rillo (PT), de oposição, a Vaz de Lima (PSDB), aliado do governador.

Vaga - Apesar da condenação no TJ, o suplente de deputado estadual Marco Vinholi (PSDB) deve assumir vaga na Assembleia em janeiro. Quem está mais arriscado a não conseguir cadeira é o também suplente Gilmar Gimenes (PP), de Fernandópolis. Vitor Sapienza (PPS), o próximo da lista de suplentes, pode ir à Justiça pedir a vaga de Gimenes por ele ter trocado de partido.