X
X

Diário da Região

19/08/2016 - 00h00min

COLUNA DO DIÁRIO

Começa o prazo para impugnações

COLUNA DO DIÁRIO

Guilherme Baffi 3/5/2016 Movimento em cartório eleitoral de Rio Preto, onde lista de candidatos será afixada nesta sexta, 19
Movimento em cartório eleitoral de Rio Preto, onde lista de candidatos será afixada nesta sexta, 19

O cartório da 125ª Zona Eleitoral vai afixar nesta sexta-feira, 19, a lista de todos os candidatos nas eleições deste ano em Rio Preto. No total, são 285 nomes - seis a prefeito, outros seis a vice e mais 273 a vereador. Com a publicação, começa já nesta sexta o prazo para impugnações de candidaturas.

O período para apontar que determinado candidato tem algum empecilho para concorrer na eleição é de cinco dias, incluindo sábado, 20, e domingo, 21. Os cartórios abrem em esquema de plantão até o final da corrida eleitoral. Partidos, coligações, candidatos e Ministério Público têm a prerrogativa legal para impugnar as candidaturas. Quem tiver a candidatura contestada não fica impedido de fazer campanha, mas a impugnação é o primeiro passo para tirar candidato da corrida eleitoral.

E não serão poucos os casos. Edinho Araújo, candidato a prefeito pelo PMDB, que tem contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas, é um dos principais alvos. Vereadores condenados por improbidade administrativa pela criação de cargos de confiança também devem ter as candidaturas contestadas.

Os registros precisam ser deferidos pela Justiça Eleitoral. Caso candidato seja barrado, caberá recurso ao TRE em São Paulo e ainda ao TSE, em Brasília, que deve analisar todos os registros até o dia 12 de setembro.

 

Conselho questiona homenagens a vivos

O Conselho Municipal de Saúde ingressou com representação no Ministério Público Federal contra a Prefeitura de Rio Preto pela homenagem em prédios públicos com nomes de pessoas vivas. A base do pedido apresentado pelo presidente do conselho, Matheus José Theodoro, é a Lei Federal 6.454/77, que proíbe a prática. A denúncia do conselho elenca três exemplos adotados pelo prefeito Valdomiro Lopes (PSB). Os nomes que escolheu para as unidades de pronto atendimentos, as chamadas UPAS da região Norte, do Jaguaré e do Tangará. E, a bem da verdade, Valdomiro só seguiu o exemplo de outros prefeitos antes dele. 

 

CURTAS

É pique - A assessoria nega, mas os mais chegados dizem que vai rolar um bolo nesta sexta, 19, à tarde, no gabinete. O prefeito Valdomiro Lopes (PSB) completa 62 anos no sábado, 20. Para festejar a data também estavam marcadas para esta sexta a inauguração de uma escola e da reforma de unidade de saúde do Jardim Santo Antônio, mas esta última acabou adiada.

 

CURTAS 19082016

 

 

Tá limpo - O ex-prefeito de Uchoa Marco Antonio de Lourenço (foto) foi absolvido pelo Tribunal de Justiça de condenação pelo crime de dispensa ilegal de licitação. Ele havia sido condenado em 1ª instância à prestação de serviços à comunidade e pagamento de multa de R$ 20 mil por ter contratado, em 2005, a empresa SP Ortopedia e Dermatologia para serviços médicos no município.

 

 

 

 

Mais um - O Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae) venceu batalha na Justiça contra a Associação dos Moradores do condomínio Village Flamboyant e vai assumir a operação do sistema de abastecimento e a rede coletora de esgoto da propriedade. Mas a autarquia vai ser responsável pela manutenção dos equipamentos e pelo reembolso de investimentos realizados pelos moradores.

Buracolândia - O promotor Carlos Romani recebeu respostas do Semae sobre buracos nas ruas de responsabilidade da autarquia. O Semae afirmou que resolve os problemas em 48 horas. O promotor deu prazo de dez dias para o vereador Marco Rillo (PT), que aponta falhas no serviço de tapa-buraco, se manifestar sobre o que foi dito pela autarquia e a empresa que realiza o trabalho. 

 

COLUNA2 19082016

 

 

 

Lanterna quebrada do jardim japonês do Parque da Represa, que sequer foi inaugurado pelo prefeito Valdomiro Lopes. Segundo o responsável pelo local, Caio Urbinatti, câmeras de segurança teriam flagrado a ação dos vândalos 

 

 

 

 

NOTAS

NOTAS 19082016

 

 

Ao vivo com eles 1 - O Diário transmite ao vivo pelo site e na página do jornal no Facebook a sabatina que a Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp) também vai fazer com os candidatos a prefeito. A primeira delas, marcada para o dia 22, é com o concorrente do PSDC, Kawel Lotti (foto), a partir das 18h30, no Salão Nobre da sede da entidade, no Centro. Na sequência é a vez de Orlando Bolçone (PSB), dia 29.

 

 

 

Ao vivo com eles 2 - A mesa-redonda que o Colégio São José vai promover com os candidatos a prefeito de Rio Preto, no dia 25, a partir das 19h30, também vai ser transmitida ao vivo pelo site e pela página do Diário no Face.

‘Só queria entender’ - João Paulo Rillo achou engraçadas as declarações de Edinho Araújo (PMDB) na sabatina Diário/CBN na terça-feira, 17. “O Bolçone é secretário dele, mas ele é ministro do Brasil”, alfinetou o petista ao analisar as respostas do adversário quando ele procura faturar com o Parque Tecnológico (cujo projeto ficou a cargo de Orlando Bolçone, então secretário de Planejamento) e se desvincular da presidente Dilma Rousseff, que quem ele, Edinho, foi ministro dos Portos.

 

NA REDE

NA REDE 19082016

 

 

 

Boneco de cera - Internautas foram surpreendidos com a nova imagem (foto) no perfil do prefeiturável Orlando Bolçone (PSB). O candidato ficou parecido com um boneco de cera, como aqueles de gente famosa expostos no museu Madame Tussauds, em Londres. 

 

 

 

 

‘Back’  - O aplicativo do TSE para identificar candidatos a vereador ou a prefeito até que funciona bem. O problema é que alguns nomes estão incorretos, como o do postulante a uma cadeira na Câmara Francisco Carlos Teixeira de Souza, o Black, que no aplicativo virou “Back”. 

Grupo fechado - Durante o lançamento de sua campanha, o candidato a prefeito Edinho Araújo (PMDB) divulgou como uma das estratégias de campanha um número de celular onde será criado um grupo no aplicativo WhatsApp voltado aos candidatos a vereador da coligação. O grupo será identificado como “Alô Edinho”.

Caldeirices - Presidente afastado do sindicato dos motoristas, acusado de desvios de dinheiro da entidade, Daniel Caldeira não se emenda. Candidato a vereador novamente pelo PSL, ele postou vídeo de uma festa realizada no dia 30 de maio no clube de campo do sindicato para pedir o voto de quem esteve presente. No mesmo vídeo, Caldeira diz que foi ele quem criou o subsídio da tarifa de ônibus em Rio Preto.

Menina de 70 - Viralizou na rede, compartilhado por aliados e adversários, o vídeo da senadora Marta Suplicy, candidata a prefeita de São Paulo pelo PMDB, participando de uma dança de roda com criancinhas de uma escola na periferia da Capital num exuberante vestido verde. Setentona, ela “se jogou”.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso