X
X

Diário da Região

08/12/2015 - 00h00min

Coluna do Diário

Câmara alivia prazo da CPFL

Coluna do Diário

Reprodução Presidente da Câmara, Fábio Marcondes (PR), com diretores da CPFL antes de instalar CPI
Presidente da Câmara, Fábio Marcondes (PR), com diretores da CPFL antes de instalar CPI

O Regimento Interno da Câmara de Rio Preto prevê que apenas duas CPIs podem tramitar ao mesmo tempo na Casa e, as duas que existem em andamento, estão praticamente paradas. O presidente da CPI do Apagão - Fábio Marcondes (PR) -, instalada em sessão realizada no fim de outubro, deu mais 15 dias para a CPFL responder questionamentos feitos pela comissão. 

Já a CPI criada por iniciativa de Maurin Alves Ribeiro (PCdoB), para apurar suposta irregularidade da Prefeitura de Rio Preto na implantação de projeto de internet grátis para a região norte, vive situação ainda pior. Nenhuma reunião foi feita entre os membros da comissão até agora. Maurin afirma que, na quinta-feira, o grupo terá o primeiro encontro, para definir que medidas serão adotadas. Ele afirmou que poderá convocar algum secretário para prestar depoimento sobre o projeto, que está em fase de licitação.

Marcondes, por outro lado, quer respostas da CPFL sobre quadro de funcionários, arrecadação da companhia, total investido em Rio Preto nos últimos cinco anos, antes de definir se alguém deve ser convocado. A CPFL pediu mais prazo para responder o ofício, o que foi deferido. Marcondes já teve uma reunião com integrantes da CPFL, que foram à Câmara um dia depois de a CPI ser instaurada. A criação da CPI da Internet Grátis foi apontado pela oposição com manobra de “abafa” diante da tentativa de criação de comissão para investigar falhas e atrasos nas obras antienchente. 

 

FRASE:

"A participação e o envolvimento da sociedade são fundamentais, pois 80% dos criadouros do mosquito estão em residências"

Governador Geraldo Alckmin (PSDB) durante lançamento de campanha de combate ao Aedes aegypti, ontem, em São Paulo

 

O inferno astral das esquerdas

Mais um resultado adverso para os governos de esquerda escancarou o mal momento que os socialistas – e populistas – vivem na América do Sul. Nas eleições legislativas realizadas neste domingo, na Venezuela, a oposição ao chavista-bolivariano Nicolás Maduro ficou com a maioria das cadeiras do parlamento e terá força para, entre outras coisas, liberar presos políticos. São 76 no país. Em pronunciamento oficial, Maduro aceitou a derrota. Seu partido, que ascendeu ao poder com Hugo Chaves, comanda o país há 16 anos. O anúncio acontece duas semanas após o Partido Peronista perder a eleição presidencial na Argentina, com a vitória do oposicionista e atual prefeito de Buenos Aires, Maurício Macri e menos de uma semana depois de o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff começar a tramitar no Congresso.

 

 

 

 

Coluna do Diário - Natal da Acirp - 08122015

 

 

A Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp) inaugurou ontem a iluminação de Natal da sua sede, localizada na região central da cidade. O evento contou com a participação da Orquestra Sinfônica de Rio Preto

 

 

 

 

 

 

NOTAS:

Em xeque 1

Projeto aprovado pela Câmara de Rio Preto, que prevê isenção de IPTU para quem for vítima de “desastres naturais”, como enchentes, e também para dono de imóvel afetado por obras de grande porte que afetem a circulação de pessoas e veículos tem grandes chances de ser vetado por Valdomiro Lopes (PSB). O autor do projeto é Fábio Marcondes (PR), presidente da Câmara. 

Em xeque 2

Além da possibilidade de ter a constitucionalidade colocada em prova, a proposta de isenção pode ser enquadrada por ilegalidade. É o que alerta o promotor de Justiça Sérgio Clementino. “Para ter isenção, é preciso indicar de onde haverá compensação pela perda de receita”, afirmou. O projeto de Marcondes não menciona tal compensação.

 

Coluna do Diário - Aloysio Nunes - 08122015

 

 

Dia ‘D’

O senador tucano Aloysio Nunes (foto) renovou sua campanha pró-impeachment ao convocar ontem, por meio de seu Facebook, a população para participar dos protestos do próximo dia 13.

 

 

 

 

 

NA REDE:

A posição...

O movimento #Vem Pra Rua divulgou imagens de diversos políticos, nas redes sociais, que seriam contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). O ex-ministro da Secretaria de Portos Edinho Araújo (PMDB) foi um dos alvos da publicação do movimento. 

 

Coluna do Diário - Edinho Araújo - 08122015

...de Edinho

Edinho, que retomou o mandato de deputado federal, rebateu o movimento com uma nota, que deixa nas entrelinhas sua posição contra o afastamento de Dilma. “Não fugirei das minhas responsabilidades e aguardo o encaminhamento dos processos em andamento, tanto a investigação que envolve o presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, assim como o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Sou um democrata e acredito no respeito às leis, ao contraditório e o Estado de direito. Agirei, ouvindo as bases, a população e a minha consciência”, publicou no Facebook. 

 

Em campanha

O presidente da Câmara de Rio Preto, Fábio Marcondes (PR), está em ritmo de campanha. Ele ajudou na realização de evento no bairro São Deocleciano, que promoveu festa para crianças. Até diretor da Câmara atuou como voluntário na festa.

CPFL

O vereador Dourival Lemes (PSD) tenta resolver o problema da queda de energia elétrica no condomínio Damha 2. Ele divulgou reunião com o gerente regional da Companhia de Força e Luz (CPFL) e os representantes dos moradores.

Pré-candidatura

Os motores da eleição do ano que vem começam a esquentar. Representantes do PRP da região de Rio Preto, os deputados federal Fausto Pinato e o estadual Sebastião Santos participaram de evento para o lançamento da pré-candidatura da legenda na eleição do próximo ano em Presidente Prudente. O partido divulgou o encontro nas redes sociais. 

 

CURTAS:

Arquivado - O Tribunal de Justiça arquivou apuração de supostas irregularidades em contratos firmados entre a Prefeitura de Rio Preto e empresa em nome de Gilberto Passolongo para aluguel de banheiros químicos. O inquérito foi conduzido pela Delegacia Seccional, que apurou se haveria conduta irregular de Valdomiro Lopes (PSB). O Ministério Público desistiu da investigação.

 

Coluna do Diário - Marcelo Ovídio e Vaz de Lima - 08122015

 

 

Homenagem - O deputado federal Vaz de Lima (PSDB) recebeu ontem o título de cidadão mirassolense na Câmara de Mirassol. “Meu relacionamento com Mirassol se confunde com a minha própria história. Frequento a cidade desde criança. A mais antiga memória vem dos meus 4 anos de idade”, disse o tucano durante homenagem feita pelo vereador Marcelo Ovidio (DEM).

 

 

 

Vacina - O Semae tem veiculado diveros anúncios, inclusive na televisão, sobre obras e conquistas da autarquia de água e esgoto de Rio Preto, comandada por Ivani Vaz de Lima (PSB). O Semae mostra serviço justamente quando está prestes a pedir reajuste na tarifa de água. O pedido deve ser superior ao índice da inflação. A palavra final sobre o aumento será do prefeito Valdomiro Lopes (PSB).

Pela metade - Não é à toa que a Câmara de Rio Preto está apenas na 67ª colocação no Estado quando o assunto é transparência, segundo levantamento do MP. O site da Prefeitura divulga os destinos nos gatos com viagens, mas, na Câmara, não há essa informação. Uma assessora de Fábio Marcondes (PR), por exemplo, gastou R$ 5,3 mil em viagens. Os motivos não foram divulgadas.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso