X
X

Diário da Região

22/05/2016 - 00h00min

Coluna do Diário

Baleia diz que Temer quer Edinho prefeito

Coluna do Diário

Guilherme Baffi Novo líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Baleia Rossi cumprimenta Edinho em Rio Preto
Novo líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Baleia Rossi cumprimenta Edinho em Rio Preto

Principal atração “de fora” no encontro regional do PMDB neste sábado, 21, no Ciesp de Rio Preto, o deputado Baleia Rossi, novo líder do PMDB na Câmara dos Deputados, afirmou que é “vontade” do presidente em exercício, Michel Temer, que Edinho Araújo seja o candidato do partido a prefeito na sucessão de Valdomiro Lopes (PSB). 

“A vontade do nosso presidente Michel Temer, a vontade do presidente estadual do partido, da nossa bancada, e a vontade de todos que amam o PMDB é que Edinho Araújo volte à Prefeitura de Rio Preto”, afirmou Baleia Rossi, que fez uma rápida passagem pelo evento, logo no início da manhã, e deixou a cidade em seguida. Baleia Rossi “desencontrou-se” com Edinho, que antes de ir para a reunião da própria agremiação passou na conferência do PHS, que deve se coligar com o PMDB na chapa de vereadores.

Baleia “brincou” que “ainda bem” que Edinho estava ausente presente porque “não era para lançar a candidatura dele”.
O deputado estadual Itamar Borges, de Santa Fé do Sul, escalado para organizar o encontro e afastar a impressão de que se tratava de mais um ato de pré-campanha de Edinho, afirmou que a prioridade agora, não só em Rio Preto, é formatar plano de governo. “Primeiro o programa, depois os nomes”, disse. 

Ao mesmo tempo que não assume a pré-candidatura, Edinho admite que o PMDB está “aberto” a conversas com outros partidos. Citou como exemplo o PSDB, que tem Vaz de Lima e sua mulher, Ivani, como nomes cotados para o mesmo cargo. Edinho voltou a dizer que “está difícil” ele não ser candidato, mas saiu pela tangente ao ser questionado porque não anuncia a candidatura de uma vez. “Quero sentir realmente se voltar à prefeitura é bom para a cidade. 

Estou andando, procuro respostas para minhas perguntas. Converso com as pessoas e sinto um apelo muito maior para ser (candidato). Isso pesa muito. Olha, repito, está difícil eu não ser”, afirmou. Ele disse que a “decisão” é em julho. Os vereadores Fábio Marcondes (PR), atual presidente da Câmara de Rio Preto, Paulo Pauléra (PP) e Jorge Menezes (PTB), que também já presidiram a Casa e ocuparam secretarias no atual governo, foram ao encontro e tiraram fotos com Edinho. O deputado disse ao trio que a aliança era importante. Os três hoje estão na base aliada a Valdomiro Lopes (PSB). 

 

 

FRASE:

"Até os netos hoje opinam sobre a minha vida. E há favoráveis e contrários"

Edinho Araújo, deputado federal de Rio Preto pelo PMDB, sobre um dos motivos de ainda estar “indeciso” sobre a candidatura a prefeito da cidade nas eleições deste ano. Ele falou que só “decide” em julho

 

 

Prefeito corta na carne... de Ivani

A decisão do prefeito Valdomiro Lopes (PSB) de “cortar na carne” ao pedir à Câmara a revogação de três cargos de livre nomeação no Semae, depois de tanta briga na Justiça, vai sangrar na pele da vice-prefeita Ivani Vaz de Lima (PSDB), superintendente do órgão. Dos três cargos em questão, o único que está ocupado, de acordo com a própria Ivani, acomoda Érika Farias, que trabalha com a tucana há pelo menos 21 anos. “A conheço desde que era gerente da Caixa e, ela, estagiária”, afirma a ex-bancária Ivani, que tapa o nariz para qualquer cheiro de retaliação vindo do gabinete. “O prefeito está preocupado (com a ação no TJ) e fazendo o que acha que tem de fazer”, diz a vice. 

 

 

 

 

Marcondes, Pauléra, Edinho e Menezes - 22052016

 

 

O presidente da Câmara, Fábio Marcondes (PR), e os vereadores Paulo Pauléra (PP) e Jorge Menezes (PTB) com Edinho: a foto é mais um “sinal” que os três mandam de que podem romper com Valdomiro

 

 

 

 

 

 

 

NOTAS:

Mesma coisa

Verdade seja dita, o mistério que Edinho faz sobre a candidatura a prefeito - que deixa o xadrez eleitoral meio emperrado - também é prática em outros partidos. No grupo que elegeu o prefeito Valdomiro Lopes (PSB), por exemplo, Vaz de Lima (PSDB) e Orlando Bolçone (PSB), e a guerra fria entre os dois partidos, também nunca disseram que são pré-candidatos. Só dizem os de legendas com menor expressão, que esperam pela definição justamente de Edinho, Vaz e Bolçone para saber que rumo vão tomar de verdade.

 

Afonso Macchione - 22052016

 

 

Estranho no ninho

O ex-prefeito de Catanduva Afonso Macchione (foto) chamava a atenção no encontro do PMDB. A explicação é que o vice na chapa dele, que é pré-candidato a voltar ao cargo pelo PSB, virá do PMDB.

 

 

CPI enrolada 

A vereadora Celi Regina (PT) convidou os integrantes da CPI sobre as contas da Riopretoprev para reunião na segunda, 23, de manhã. José Carlos Marinho (PSB), líder do governo na Casa, Gerson Furquim (PP) e Alessandra Trigo (PSDB) estão escalados. Espera-se que, enfim, a CPI, criada há quase dois meses seja, enfim, formada. 

 

 

NA REDE:

 

Fausto Pinato - 22052016

Sem frescura

Enquanto em Rio Preto, os principais nomes da sucessão de prefeito ficam fazendo charminho se são ou não candidatos, em Votuporanga o ex-deputado federal João Dado (SD) já corre atrás. Depois do apoio dos caciques do PSDB, ele deixou seus “encontros” diários na cidade de lado para dar um pulo até Fernandópolis na sexta-feira, 20, para prestigiar o deputado federal Fausto Pinato (na foto à esq. de Dado) e garantir também a ajuda do PP.

 

 

Políticos na feijuca 

Se de manhã, o dia foi de encontros partidários, a tarde foi de feijoadas no sábado de tempo ameno em Rio Preto. Políticos com mandato e sem (mas loucos para conseguir um na eleição de outubro) prestigiaram, com direito a fotos nas redes sociais claro, dois eventos na cidade.

Só uma pergunta

Será que com o recuo de Temer, que decidiu recriar o Ministério de Cultura, vão diminuir um pouco as discussões sobre o tema na internet? Pelo amor de Jesus Cristinho, só se fala disso. 

 

 

CURTAS:

Carreata - O prefeito Valdomiro Lopes (PSB) pode preparar o ouvido. Novo protesto da Atem (a associação de trabalhadores da Educação em Rio Preto) vai distribuir panfletos e até fazer carreata em frente ao Damha 1, o luxuoso condomínio onde o prefeito mora. O grupo cobra reajuste salarial, enquanto Valdomiro adia o assunto como pode. O prazo limite é julho. 

 

Câmara Municipal - 22052016

 

 

Fazendo a corte - Enquanto o PMDB realizava megaencontro no Ciesp, PHS fazia sua reunião, bem mais modesta, na Câmara de Rio Preto (foto). Edinho Araújo foi até lá duas vezes para cortejar os aliados nanicos. Na primeira vez, a reunião ainda nem havia começado. Só na segunda, o peemedebista conseguiu saudá-los. O PHS já anunciou apoio ao PMDB.

 

 

CPI da Merenda em SP - A Assembleia Legislativa vota na terça-feira, 24, a abertura da CPI da Merenda. Depois da invasão e ocupação de estudantes na Alesp, os deputados assinaram em massa o pedido de CPI para investigar denúncia de superfaturamento em compra de produtos da merenda, que envolve Estado e prefeituras. 

Contas - A secretária da Fazenda, Mary Brito, participa nesta segunda-feira, 23, de audiência pública, na Câmara de Rio Preto, para apresentar o resultado das contas da Prefeitura no primeiro quadrimestre do ano. Será possível verificar, por exemplo, se a queda na arrecadação em relação ao que foi estimado para o ano continua desesperadora. 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso