X
X

Diário da Região

02/10/2015 - 00h00min

Coluna do Diário

A caixa preta de Marcondes

Coluna do Diário

Carlos Chimba Projeto de lei prevê a destruição de documentos com aval dos membros da Mesa Diretora da Câmara
Projeto de lei prevê a destruição de documentos com aval dos membros da Mesa Diretora da Câmara

O presidente da Câmara de Rio Preto, Fábio Marcondes (PR), protocolou projeto de Resolução que estabelece regras novas para o armazenamento de documentos existentes na Casa. O projeto permite, por exemplo, a destruição de documentos por determinação da Mesa Diretora, além da contratação de empresa para armazenar arquivos fora do prédio do Legislativo. 

E Marcondes vai além: cria uma espécie de caixa-preta sobre os documentos do órgão público, que é a Câmara. Empresa que ficará responsável pela guarda dos documentos deve seguir algumas determinações, como “não divulgar, sob qualquer pretexto, reproduzir, revelar ou dar conhecimento a terceiros de seu conteúdo, sob as penas da lei”. 

A empresa teria de informar ainda qualificação de funcionários que teriam acesso a informações sigilosas. O projeto protocolado no site da Casa tem data do dia 4 de setembro, mas só foi aparecer no sistema de projetos no portal do Legislativo nesta semana. Marcondes, que não atendeu ligações feitas no seu celular no início da noite de ontem, deve esclarecer o que pretende com tal projeto.


FRASE:

"Na terça eu vim na tribuna e avisei que se tirassem os ‘anjos da guarda’, as UBSs seriam assaltadas em uma semana. Demorou só dois dias"

Cesar Gelsi, vereador e médico, sobre furto de computadores em UBS sem vigia em Rio Preto

 

Valdomiro veta lei de Paulo Pauléra 

O prefeito de Rio Preto, Valdomiro Lopes (PSB), vetou projeto de lei do vereador Paulo Pauléra (PP) que repassava a responsabilidade de débitos da tarifa de água do Semae a inquilinos. “Pois bem, citada propositura versa sobre superintendência e administração de serviço público municipal, sendo essa de competência exclusiva do Chefe do Executivo”, afirmou o prefeito na justificativa do veto. Para Valdomiro, além de inconstitucional, a alteração “traria certamente, prejuízos à arrecadação das receitas de água e esgoto, na medida em que permite responsabilizar o locatário (...) não terá condição patrimonial a garantir o pagamento da obrigação descumprida”.

 

 

 

Coluna do Diário - Movimento Cidadania Brasil - 02102015

 

 


Comitiva de empresários de Rio Preto e integrantes do Movimento Cidadania Brasil participaram do lançamento da campanha “Não vou pagar o pato”, encabeçada pela Federação da Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em Brasília.

 

 

 

 

 


NOTAS:

 

Coluna do Diário - Edinho Araújo - 02102015

 

Fim da novela

Está definido. Edinho Araújo (PMDB) volta para a Câmara, independentemente da novela que virou a reforma ministerial da presidente Dilma. Ministro dos Portos, Edinho acertou a volta à Câmara com o vice-presidente da República, Michel Temer, seu colega de partido, conforme o Diário revelou na semana passada. O anúncio oficial da reforma será hoje, às 10h30. Corte de cargos também entram no anúncio.

 

 

Descola 

Seja como for, Edinho (foto) estará fora do governo Dilma e mira a disputa da Prefeitura de Rio Preto. E seus aliados já têm um mantra. “Agora é de olho em Rio Preto”, disse um amigo do deputado licenciado. Descolar do governo de Dilma, que está com a popularidade abaixo da terra, foi um dos motivos para Edinho sair. Mas ele votará a favor do governo na Câmara.

Na cara

O presidente da Câmara, Fábio Marcondes (PR), reuniu integrantes se deu partido para reunião no Legislativo, depois das 17h, quando termina o horário de expediente. Curioso que um assessor de Marcondes ficou na porta do auditório do terceiro andar da Casa e impediu a entrada da imprensa. Chegou a bater a porta. Não se sabe o motivo de tanto mistério e irritação. Encontro em local público, mas com porta e caras fechadas. 

 

 

 

Coluna do Diário - Carlos Lupi e Carlos de Arnaldo - 02102015

 

 

Presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, se reuniu com o dirigente da legenda em Rio Preto, Carlos de Arnaldo, que recebeu aval para lançar a sua pré-candidatura a prefeito em 2016. “Temos projeto político e serei candidato a prefeito”, disse Arnaldo.

 

 

 

 

 

 


NA REDE:

Conferiu

O prefeito de Rio Preto, Valdomiro Lopes (PSB), acompanhou ontem o serviço de recape no bairro Vila Diniz. Até postou fotografias no Facebook. 

 

Coluna do Diário - Davi Carlos Silva - 02102015

 

Novo nome 

O presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, abonou ontem a filiação do pastor Davi Carlos Silva (foto), superintendente da Igreja do Evangelho Quadrangular de Rio Preto. Silva é pré-candidato a vereador em 2016. Na semana passada, o pastor venceu as prévias internas da instituição e ganhou a indicação para disputar uma vaga ao Legislativo. 

 

 

 

30 anos hoje 

O deputado estadual Orlando Bolçone (PSB) prestou ontem homenagem, durante discurso na Assembleia Legislativa, pelos 30 anos da fundação da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus. “Todos sabem do meu carinho e da minha sincera admiração por esta instituição assistencial dirigida pelo querido amigo Frei Francisco Belotti, que comanda uma grande corrente do bem”, escreveu no Facebook. 

Sem comemoração

Apesar de ontem ter sido o “Dia do Vereador”, nenhum dos parlamentares de Rio Preto registrou a data nas redes sociais. Eles preferiram lembrar da data pelo “Dia do Idoso” ou a campanha “Outubro Rosa”, contra o câncer de mama. O presidente da Câmara, Fábio Marcondes (PR), falou sobre a data rapidamente durante a sessão extra de ontem. 

Protesto

Diretores da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp) divulgaram ontem nas redes sociais campanha contra o retorno da CPMF. 


CURTAS:

Ele nega - O secretário de Agricultura, Jorge Menezes, negou ontem que tenha ficado responsável pela distribuição de quatro convites para cada integrante do primeiro escalão do prefeito de Rio Preto, Valdomiro Lopes (PSB), para shows sertanejos amanhã no Recinto de Exposições. Cada vereador recebeu dois convites para acompanhar o evento. 

 

Coluna do Diário - Airton Sarchis

 

 

Nomeação - O advogado Airton Sarchis (foto) protocolou na Câmara pedido de informações sobre nomeação de comissionado na gestão de Paulo Pauléra (PP) como presidente da Câmara. Sarchis questiona na Justiça a contração de parente e sub-prefeito de Talhado. Sarchis também mandou representação ao Tribunal de Contas do Estado.

 

 

 

Liminar - O Tribunal de Justiça concedeu liminar que impede o Semae de nomear dois advogados para cargo no departamento jurídico e também um assessor especial. O pedido foi feito pela Procuradoria Geral de Justiça, que questionou a legalidade da lei que criou os cargos. A lei foi aprovada na Câmara no início deste ano.

Sem resposta - Pelo segundo dia, a Prefeitura de Rio Preto não respondeu detalhes sobre o fim de Anjos da Guarda nas unidades de saúde. Não responde, por exemplo, quantas vagas serão cortadas exatamente, quantos guardas municipais irão atuar nas unidades, quando isso começa, entre outras questões. A secretária de Saúde, Teresinha Pachá, disse a vigia fica em “10 ou 12” UBSs.

 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso