X
X

Diário da Região

24/03/2016 - 00h00min

Coluna do Diário

Ação tenta frear TV Câmara obrigatória

Coluna do Diário

Rodrigo Lima/ Arquivo O presidente da Câmara, Fábio Marcondes, aparece no telão com imagens da TV Câmara
O presidente da Câmara, Fábio Marcondes, aparece no telão com imagens da TV Câmara

A Prefeitura de Rio Preto cumpre o seu dever moral e, sem bla-bla-blá ou protelações para não ferir suscetibilidades entre os vereadores, anunciou ontem mesmo que vai entrar com ação de inconstitucionalidade contra o projeto de lei que impõe às repartições públicas municipais (equipadas com aparelho de TV) que fiquem sintonizadas apenas na TV Câmara. 

Na sessão de terça-feira, os vereadores passaram por cima do prefeito Valdomiro Lopes (PSB) e derrubaram o veto do Executivo ao projeto, de autoria do próprio presidente da Câmara, Fábio Marcondes (PR), que agora deve promulgar a lei. Está mais do que evidente que, capitaneados pelo próprio Marcondes (que tem até um programa dedicado só a ele na emissora na condição de presidente da Casa), os vereadores estão atrás de autopromoção em pleno ano eleitoral. Vão aparecer à força para eleitor que muitas vezes é obrigado a frequentar uma repartição pública.

Não bastasse o absurdo da medida em si, a imposição indevida de um poder sobre o outro, trata-se de uma vantagem indevida dos atuais ocupantes de mandatos no Legislativo que vão disputar a reeleição diante dos demais candidatos. Difícil acreditar que a Justiça não dará ganho de causa à Prefeitura e mandar para lixo essa lei. Será mais uma medida para entrar no folclore das exorbitâncias de que nossos vereadores são capazes para tirar proveito do poder e aparecer.

 

FRASE:

"É falsa e caluniosa a informação de que o deputado João Paulo Rillo teria recebido doação do Grupo Odebrecht para sua campanha eleitoral para prefeito em 2012"

Nota enviada ontem pela assessoria do deputado estadual João Paulo Rillo (PT), cujo nome aparece na superplanilha da Odebrecht

 

TJ mantém lei contra cinemas

O Tribunal de Justiça de São Paulo negou liminar à ação de inconstitucionalidade proposta pela Prefeitura de Rio Preto contra a lei 11.877, que proíbe as salas de cinema de impedir o público de entrar com alimentos e bebidas comprados em outros estabelecimentos. O desembargador Ferreira Rodrigues sustenta que não é possível condicionar a entrada de alimentos comprados apenas nas lanchonetes dos cinemas, o que configura a chamada “venda casada” - considerada ilegal pelo Código de Defesa do Consumidor. 

 

 

 

 

Coluna do Diário - Caminhão do Sindicato dos Servidores - 24032016

 

 

Caminhão do sindicato dos servidores de Rio Preto estacionou no final do expediente ontem em frente da Prefeitura durante protesto da categoria por aumento salarial. O Executivo mantém suspense se vai ou conceder reajuste

 

 

 

 

 

 

NOTAS:

 

Coluna do Diário - Luiz Roberto Vicente - 24032016

 

Coronel tucano

O coronel Luiz Roberto Vicente (foto) se decidiu. Cinco dias depois de se aposentar da Polícia Militar, ele anunciou ontem que se filiou ao PSDB. Vicente, que pretende se candidatar a vereador neste ano, disse que pesaram na decisão os laços que mantém com o casal Ivani e Vaz de Lima, principais caciques do partido em Rio Preto. O PM diz ter recebido convites de mais de dez legendas.

 

 

Boa vizinhança

A vereadora Alessandra Trigo revelou ao deputado Vaz de Lima na semana passada que está tentando levar duas pessoas para chapa de vereadores do PSDB, mas que elas também estariam conversando com o PSB de Valdomiro Lopes. “Não quero encrenca com  o prefeito”, cortou Vaz.

Alegria, alegria

Os vereadores rivais de Marco Rillo (PT) na Câmara de Rio Preto, como Paulo Pauléra (PP), vibraram ontem com aparecimento do nome do filho dele, o deputado João Paulo Rillo, na lista da Odebrecht. O petista costuma bater duro nos colegas que são da base aliada ao prefeito durante as sessões. 

 

NA REDE:

Melhor deixar quieto

Os tucanos não tiveram muito o que comemorar nas redes sociais ontem com a lista da Odebrecht, uma vez que vários deles aparecem lá, a começar pelo senador Aécio Neves. Petistas, simpatizantes e internautas que não concordam com os métodos de Sérgio Moro fizeram uma avalanche de posts contra a decisão do juiz de decretar sigilo na superplanilha da empreiteira na qual aparecem os nomes de 200 políticos.

 

Coluna do Diário - Manuela D' Ávila - 24032016

 

 

Quero saber...

Deputada estadual no Rio Grande do Sul, Manuela D’Ávila (PCdoB) partiu para o ataque. Gravou um vídeo e postou no Facebook. Manuela (foto) negou ter recebido dinheiro da empreiteira e diz que vai pedir à Justiça acesso ao processo para saber por que seu nome aparece na relação. 

 

 

...nem tanto

Diferentemente da gaúcha, o deputado estadual João Paulo Rillo (PT), que também aparece na lista, não quis muita conversa. Emitiu apenas uma nota já de noite para negar qualquer envolvimento com empresa. Mas a publicação da notícia na página do Diário bombou no Face. Quase mil compartilhamentos e mais de 160 comentários até o início da noite de ontem.

Com apoio do Drauzio

De molho em casa após uma cirurgia na mão direita, o senador Aloysio Nunes usou o Facebook ontem para bater nos colegas. “O Senado hoje cedeu à ignorância e ao populismo liberando a chamada pílula do câncer sem que pesquisas clínicas atestem sua eficácia”, postou o tucano. No sábado, o médico Drauzio Varella usou sua coluna na “Folha de S.Paulo” para criticar a medida na qual apontou o “voto solitário” de Aloysio, quando a proposta ainda circulava por uma das comissões da Casa.

 

CURTAS:

Questão de viés - O presidente da OAB de Rio Preto, Milton José Ferreira de Mello, disse que a aprovação de lei para proibir as festas open bar na cidade pode ter alguns vieses. Entre eles, o direito do consumidor que faz a compra casada, a inconstitucionalidade da proposta pela tentativa de regular a livre iniciativa do empresário e, por fim, caberia ao Executivo regulamentar o assunto. 

 

Coluna do Diário - Edinho Araújo - 24032016

 

 

Curioso - Chamou a atenção o programa Visita na Record de sábado, dia do aniversário de Rio Preto. Em vez do prefeito Valdomiro Lopes (PSB), a emissora entrevistou o deputado Edinho Araújo (foto), pré-candidato do PMDB na sucessão municipal. O canal pertence à Igreja Universal, cujo braço político é o PRB do pastor e deputado estadual Sebastião Santos.

 

 

Troca - Ex-prefeito de Onda Verde, João Batata agora é o homem do deputado federal Bruno Covas na região. Assumiu o lugar de Mário Welber, que ficou chamuscado depois de ser surpreendido pela PF durante a campanha de 2014 com R$ 100 mil e 16 cheques no aeroporto de Congonhas. Welber, que também saiu do PSDB, disse à Coluna que não pretende ser candidato a vereador este ano.

Hora de curar a ferida - Depois do racha no PSDB nas prévias para indicação do nome do partido para disputa da Prefeitura de São Paulo, o empresário João Doria Jr., que venceu a parada com apoio do governador Geraldo Alckmin, já tenta se recompor com os grupos rivais. Um dos tucanos que devem ser procurados para uma conversa é o senador Aloysio Nunes.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso