X
X

Diário da Região

08/06/2016 - 00h00min

Cartas do Leitor

Voto

Cartas do Leitor

Pensas que é só cumprir com a obrigação de votar nos dias de eleição, que os problemas do país se resolverão, já que serão eleitos nossos representantes e então darão um jeito na situação? Não.

Queres ter um país digno pra chamar de teu, honesto, sem corrupção? Aprenda a votar. Se votas em candidato, individualmente, - não votas. Errou. Se votas em partido, responsabilizando-o pelos seus candidatos eleitos, - votou. Acertou.

O partido do seu candidato, que nem queres saber, é quem vai formar com outros partidos a maioria para aprovar os projetos e cumprir com as promessas de campanha que tanto gostastes de ouvir de seu candidato preferido. Ele individualmente não é ninguém e nem pode ser cobrado por ninguém.

Já o partido pode e deve ser cobrado, sob pena de não se votar mais nele, caso não cumpra com sua filosofia e promessas de campanha. Bem mais fácil, não? Fortaleceríamos aqueles partidos que tivessem voz na Câmara e acabaríamos com os partidinhos de aluguel pois, quem iria votar num candidato, por mais conhecido e honesto que pudesse ser, se fosse de um partidinho sem voz.

Atenção para os números que facilitarão seu entendimento:- Nas últimas eleições, 92,7% dos candidatos a deputado federal perderam a eleição. 7018 candidatos para 513 vagas. Façam as contas. E os 7,3% vitoriosos, foram eleitos por uma porcentagem ínfima dos eleitores, em média 0,1% para cada um, o que mostra também que a representatividade individual é nula. Pense nisso.

Na democracia, o voto é a nossa principal arma.

Cesar Maluf, Rio Preto.

 

Dificuldades

Existe um consenso de que o governo do vice-presidente Michel Temer enfrentará grandes desafios, já que a crise política e econômica, que se arrasta desde o ano passado não acabará do dia para a noite.

O Brasil passa por um processo exaustivo em todos os ângulos da crise política, sendo que os sérios problemas que assolam o país continuarão a ser os piores, que se tem conhecimento na história da Nação e os indicadores correspondem à própria crise existente.

Investidores ainda terão de ser reconquistados, e a população, que pede pelo fim da corrupção, demandará a continuação da operação Lava Jato. Verdade é que nada disso desaparecerá de repente, à vista dessa triste realidade.

Além desse cenário de crise, é importante levar em conta que o governo Temer, se realmente se concretizar, já nasce impopular. É o que dizem as pesquisas de opinião pública.

Nas manifestações do dia 17 de abril, dia da votação na Câmara, 54% dos entrevistados disseram não aprovar um possível governo Temer. Em outro levantamento, apenas 8% da população entendeu que o governo Temer seria a melhor solução para a crise, segundo o Ibope. Por outro lado, 62% dos entrevistados apoiam novas eleições.

Tempos atrás, não muito distante, Marina Silva se posicionou em favor de novas eleições, deixando claro que nem a saída de Dilma Rousseff e nem a ascensão de Michel Temer à presidência seriam capazes de normalizar o quadro político e administrativo do País.

Alessio Canonice, Ibirá.

 

Acidente

Ciclista morre após ser atropelado por carro na Bady - (Diário da Região). Mais um ciclista morto, agora na nossa região. Quantas pessoas têm que morrer para que a sociedade perceba a bicicleta como meio de transporte e crie uma estrutura e consciência necessárias para que os ciclistas andem com segurança pelas cidades brasileiras.

André Machado, Rio Preto.

 

Meio ambiente

Como uma Prefeitura pode estar engajada num projeto de políticas de proteção ao meio ambiente se não cuida sequer do asfalto das ruas da cidade? Não consegue garantir uma ação mínima dos guardas municipais em coibir abusos de munícipes incivilizados que despejam garrafas de vidro na orla da Represa.

Como uma prefeitura pode exortar o cidadão a cuidar do meio ambiente se está preocupada apenas em lavrar multas de trânsito de maneira sorrateira para preencher as lacunas dos cofres públicos dilapidados pela trupe que está no poder?

Gerson Augusto, Rio Preto.

 

Cultura

Jardim Cultural ocupa novo espaço - (Diário da Região). Que felicidade ver isto acontecendo em Rio Preto! Minha cidade natal e onde passei muitas coisas boas de minha infância. Mais ainda o povo tomando conta do espaço livre, fazendo cultura além da conexão com o teatro! Não posso esperar pela próxima visita e participar também. Parabéns a vocês que criaram essa ideia coletiva.

Sandra Hernandes La Cantadora, Rio Preto.

 

Estupro

Juiz absolve delegado acusado de estuprar a própria neta - (Diário da Região). Diante de todo absurdo do caso, não consegui parar de pensar nos colegas da escola que a ridicularizaram pelo ocorrido.

Céus!, o que acontece com esse mundo, que tipo de pessoas estão sendo 'formadas' pelas instituições escolares e principalmente onde estão os pais que deveriam corrigir seus filhos?

Nicole Cristine Souza, Rio Preto.

 

Amor

Palavra entre milhares de palavras, a mais forte, mística e bela. A ação do amor reina a paz, outra palavra linda e que todos sonham. Amor, sua prática desencadeia a solidariedade, outra palavra de cunho humanitário.

A ação do amor desperta o respeito por tudo e todos e quando se respeita a sociedade ganha com isso. Amor com frequência gera equilíbrio nas repartições publicas e particulares, equilíbrio evita contendas e desentendimentos, seres equilibrados, convívio harmonioso e pacífico.

Clevis Gimenes Toscano, Rio Preto.

 

Cartas

As correspondências enviadas para esta seção devem ter o nome legível do autor, RG, foto, profissão, idade e endereço e telefone para confirmação prévia. Para dar oportunidade a um maior número de leitores, as cartas poderão ser resumidas. Os originais não serão devolvidos. As cartas podem ser enviadas da seguinte forma:

1) Pelo correio, endereçadas à avenida Feliciano Salles Cunha, 1.515 - CEP 15035-000, São José do Rio Preto-SP
2) Entregues pessoalmente no endereço acima
3) Por fax - (0xx17) 2139-2090
4) Por e-mail, no seguinte endereço eletrônico: leitores@diariodaregiao.com.br

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso