X
X

Diário da Região

28/08/2016 - 00h00min

Cartas do leitor

Transplante

Cartas do leitor

Transplante 1

Em nome da comunidade da Funfarme – Fundação Faculdade Regional de Medicina/Hospital de Base de Rio Preto, parabenizamos toda a equipe do Diário da Região e, em particular, o repórter Allan de Abreu, pelo brilhante caderno especial publicado na edição desta sexta-feira, 25 de agosto.

Os sete meses em que o repórter conviveu com os profissionais e pacientes do Serviço de Transplante de Pulmão da Funfarme/Hospital de Base resultaram em trabalho jornalístico de alta qualidade, com informações importantes para a compreensão pela sociedade dos feitos alcançados pela medicina de Rio Preto, em particular, por nossa instituição.

Desde já, o caderno também é inestimável registro das enormes dificuldades enfrentadas pelas instituições e profissionais que se dedicam ao transplante de pulmão e dos brasileiros que aguardam na fila de espera por um pulmão. Não há como não nos sensibilizarmos com os relatos emocionantes dos pacientes de nosso serviço.

Esperamos que este exemplar exercício de jornalismo apresentado pelo Diário da Região colabore para promover as melhorias necessárias não só na realidade do transplante de pulmão, mas no sistema de captação e transplante de órgãos e tecidos como um todo, em benefício da população e para salvar o máximo de vidas possível.

Horácio José Ramalho, diretor-executivo da Funfarme, Rio Preto

Transplante 2

Parabéns ao Hospital de Base pelo primeiro transplante de pulmão. Parabéns à direção, a todos os médicos, enfermeiros enfim a todos os funcionários pelo sucesso.

Parabéns por cuidar daquilo que cada um de nós tem de melhor, que é a vida, que nos foi dada por Deus.

Parabéns por continuarem elevando nossa cidade e consequentemente confirmando Rio Preto como referência cada vez mais edificante na área médica também.

Manoel Antunes, Rio Preto

Informalidade

Quando lecionei no Departamento de Espanhol e Português, na Universidade de Iowa, notei um fato interessante.

Aqui no Brasil quando alguém quer se dirigir a uma pessoa desconhecida ou de mais idade ou mais respeito nós dizemos “o senhor”.

Nos Estados Unidos não, lá só há o tratamento “you” (você).

Perguntei a uma professora se ela dirigindo-se ao presidente americano em exercício Lyndon Johnson lhe diria “you”.

Ela, fazendo uma graça, respondeu: não, eu diria “yol”, como eles dizem no Texas.

Agora o leitor há de me dizer que há atualmente o uso indevido dessa informalidade que eu considero um anglicismo. É o uso feito pela rede de televisão Globo do tratamento “você” para pessoas consultadas pelo repórter e que pertencem ao Supremo Tribunal, aos Ministérios do governo, autoridades eclesiásticas e outras pessoas respeitáveis.

Chamá-los de “você” é um tratamento altamente impróprio, de origem alienígena.

Prof. Alfredo Leme Coelho de Carvalho, Rio Preto

Corretor de imóveis

No Dia 27/8, comemoramos no Brasil o Dia do Corretor de Imóveis. Tenho orgulho e satisfação de trabalhar nessa profissão.

Realizar o sonho da casa própria, orientar investidores sobre qual é o melhor negócio, o que é mais rentável e com menos riscos para a compra. Além de avaliar para os vendedores de imóveis qual é o valor real de uma casa residencial, comercial, aptos, salas, chácaras, sítios ou fazendas.

Ser corretor de imóveis é estar ligado na captação, especialmente sobre documentação, quantos metros de terreno e construção. Além de saber o valor do metro quadrado da região e conhecer a cidade como a palma da mão.

Estar disponível quase 24h é quase obrigação, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Muitos não conhecem a vida e a batalha diária de um corretor de imóveis. Por isso, deixo meus parabéns para todos os corretores de imóveis que lutam diariamente, faça chuva ou sol.

Antônio Carlos Novaes Filho, Rio Preto

Papagaios

Expressão consagrada pelo uso popular, o papagaio de pirata não assovia apenas nos rótulos da famosa marca de rum. Em qualquer matéria televisiva, há sempre um colorido querendo aparecer mais que o assunto.

O mais famoso deles foi Jaime Dias Sabino, morto em 2013, figura caricata que tinha como profissão ser calculadamente flagrado em reportagens e aparecer em velórios de ilustres como Tancredo Neves, Cazuza, Roberto Marinho, entre outros.

Na política, a espécie aparece com cara de paisagem atrás dos nobres políticos, é também chamada de assessores. É comum no Congresso, atrás da mesa diretora, durante as sessões, vê-los transitando, confabulando e conversando, em ligações e com a mão na boca, claro, impossibilitando a leitura dos assuntos importantíssimos ali tratados.

Durante a votação do impeachment, senadores e deputados fizeram as vezes dos papagaios. Ora com bandeiras, ora com cartazes, desfilando no picadeiro da República.

Nas mais sólidas democracias do mundo, a casa do povo é lugar sagrado e respeitado, não se veem por aí aves a voar atrás do presidente da Casa, mas aqui na república bandalheira, o desrespeito e a desordem são praxe, o costume e a tradição - é cultural. Desqualifica até os lindos papagaios.

Arthur Merlotti, Rio Preto

Eleição

Teremos mais uma eleição municipal. Para nos assegurarmos que os políticos habituais não sejam reeleitos, o TSE deveria lutar para acabar com a reeleição: quem já teve mandato e fez o aprendizado de "como trambicar" deveria ser expulso.

Os contribuintes agradeceriam.

Mário A. Dente, São Paulo

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso