X
X

Diário da Região

23/02/2016 - 00h00min

Cartas do Leitor

Premissas

Cartas do Leitor

O momento é de largada, de mira às eleições municipais de 2 de outubro próximo. A imprensa comprometida com a lei e a ordem e particulares atentos também estão dando a largada à vigilância para um pleito saudável, ausente de falcatruas e fraudes eleitorais. É bom que se acompanhe tudo e cotidianamente. Manter a atenção desde já para não haver descalabros ou diplomações inoportunas.

Tivemos caso em Rio Preto de quem ganhou e não foi empossado, com condenação que mais parece ter sido aviltada. Senão, qual a diferença de se exceder numa merreca de doação (caso Liszt Martingo) e outra por quem extrapolou no uso de recursos de fonte própria, física e/ou jurídica, duas vezes numa operação pessoal de interesse direto e que teve ato validado?

Portanto, existe exemplo a gosto e como o do caso Caldeira, tratado pelo editorial do Diário no dia 20/2 – Voto, espeto e mandioca. Realmente, a democracia não é só se dirigir a uma seção eleitoral, há de se comprometer. Toda omissão é pecado, para se pagar um preço alto.

Também não se pode engraçar-se ou desgraçar com alguém só por empatia ou antipatia. Numa ótica análoga, aplaudir calorosamente o Sérgio Moro lá do Paraná e nem saber quem é ou o trabalho que faz Rodrigo Janot em Brasília. Peito por peito, Janot é mais peitudo no que enfrenta, e até entrevista dos seus atos ele concede.

Se há desgoverno, insegurança, doenças e presenças de espertalhões contra os de boa fé, não esmorecemos ante essa maré, pela verve e escrevendo e com ações e participações.

João Batista da Silva, Rio Preto 

 

Cidadãos

A grande maioria dos cidadãos, de tão sofrida, maltratada, subnutrida e sem chances de vida digna, simplesmente não tem força nem energia suficiente para alçar voos mais altos. Quando muito consegue acompanhar alguma novela ou passar os olhos cansados pelos cabeçalhos e manchetes dos jornais.

Mais do que nunca, nossa pátria sofrida precisa de cidadãos obreiros e corajosos, pisando firme o chão dos obstáculos e das crises, olhos fixos no além. Gente disposta a construir onde os maus cidadãos destroem, roubam e dilapidam. Gente determinada a voar mais alto, com sede de infinito.

O Brasil, com tantas potencialidades, não pode adiar indefinidamente seu futuro. Ser patriota é batalhar incansavelmente para reverter a situação angustiante em que vivemos. E prosseguir acreditando.

Luiz Carlos Beça, Magda

 

Militares

Numa manifestação que pretendia contra o governo Dilma, numa faixa verde lá estava escrito: “Chega de doutrinação marxista. Basta de Paulo Freire”. Em sua ‘pedagogia da libertação’, Freire ensinava (!?) que “quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor”.

Tudo bem, a ONU responde ao manifesto, divulgando em sua fanpage, a frase do educador: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.”

Nelson Nagib Gabriel, no que concerne sua performance cultural, em 20/2 nesta coluna, trouxe o texto ao qual não me interessei em contra-argumentos, exceção feita ao último parágrafo que a meu ver depreciou todos os demais.

Fechar o Congresso Nacional seria, no momento atual, além de contrassenso, a maior agressão e desrespeito aos irmãos brasileiros que tombaram na luta pelo restabelecimento da democracia e liberdades individuais, infelizmente, tão “decantadas” em versos e prosa pelos textos nos meios de comunicação.

Clamar pela volta dos militares é o mesmo que assinar o atestado de incompetência em gerir a democracia e as casas políticas – dos municípios, dos Estados, dos Distritos e da Federação; e um acinte à determinação do povo, verdadeiro dono do poder, nas urnas eleitorais. Melhor seria a Democracia Participativa Já, PL 4.718/4!

Alfio Bogdan, Rio Preto.

 

Responsabilidade

Eu viajava em um táxi quando o motorista ligou o rádio e ouvimos notícias de um assassinato no Rio de Janeiro. Então o taxista comentou: “Aí, violência! Também, viver neste país da Dilma...” Permaneci calado, mas pensei: esse taxista acredita, como milhões de brasileiros, em tudo o que ouve no rádio e vê na televisão, que divulgam a notícia e comentam. Comentam de acordo com a sua vontade.

Nos municípios também acontece. Aqui mesmo, tenho ouvido muitas críticas e às vezes até criminalizando o prefeito por tudo o que acontece de errado: buracos na rua, briga de bar, derrota do Corinthians, etc. “O prefeito é o culpado.” Por quê? Não votei nesse prefeito, mas tenho certeza de que temos um prefeito honrado e não merece certas críticas.

Assim também como não concordo com os ataques contra FHC por ter mandado dinheiro para a “filial”. Ninguém tem nada a ver com isso, é problema dele. Agora, que ele deve ser investigado por enriquecimento, pelas privatizações mal explicadas - privataria (Vale, bancos, energia, telefonia, etc), isso sim, tem que ser apurado. E estando com a corda toda, o MP poderia aproveitar para investigar também o Serra, o Mário Covas, o Aécio e outros anjinhos.

João Marani, Rio Preto

 

Cartas: 

As correspondências enviadas para esta seção devem ter o nome legível do autor, RG, foto, profissão, idade e endereço e telefone para confirmação prévia. Para dar oportunidade a um maior número de leitores, as cartas poderão ser resumidas. Os originais não serão devolvidos. As cartas podem ser enviadas da seguinte forma:

1) Pelo correio, endereçadas à avenida Feliciano Salles Cunha, 1.515 - CEP 15035-000, São José do Rio Preto-SP
2) Entregues pessoalmente no endereço acima
3) Por fax - (0xx17) 2139-2090
4) Por e-mail, no seguinte endereço eletrônico: leitores@diariodaregiao.com.br

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso