X
X

Diário da Região

29/06/2017 - 00h00min

Cartas do Leitor

Plano Diretor

Cartas do Leitor

Anunciado pelo prefeito Edinho Araújo a largada para atualização do Plano Diretor de Rio Preto. Parabéns pela iniciativa, pois o Plano Diretor é uma exigência constitucional para Municípios com mais de 20 mil habitantes e necessita de ampla atualização. Trata-se de um instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana, tendo como finalidade regular a ocupação e proporcionar sustentabilidade e melhores condições de vida para a população.

É altamente recomendado para todos os municípios e obrigatório para cidades integrantes de regiões metropolitanas e aglomerações urbanas e de áreas de especial interesse turístico, assim como inseridas em área de influência de empreendimentos e, tudo isso, o nosso município almeja.

Sendo assim, a Câmara Municipal, ao analisar a atualização do Plano Diretor, deve dar ampla participação da população ao longo das etapas de atualização do Plano Diretor, pois assim exige o Estatuto da Cidade que define a realização de audiências públicas e debates com a participação da população e outros agentes envolvidos na comunidade, como elemento a ser garantido pelos Poderes Legislativo e Executivo municipais. 

Essa ação não deve ser realizada apenas para cumprir uma exigência legal, trata-se de um elemento fundamental na identificação das questões municipais que envolvem toda a comunidade. Porém, de nada vale estruturar formalmente o Município senão tiver um eficiente Poder de Polícia Municipal, ou seja, a fiscalização que é uma atividade técnica exercida para verificar as conformidades das obras e serviços executados com as exigências, normas e especificações aplicáveis, onde São Jose do Rio Preto já foi muito mais eficiente e agora agoniza com falta de servidores na área.

Neste sentido, o exercício da função de Fiscal de Posturas é das mais importantes do serviço público municipal, já que exterioriza uma das formas de exercício do Poder de Polícia que maior reflexo traz: o da realidade local e de uma cidade organizada.

Eber Paulo Cruz, Rio Preto.

 

Desenvolvimento

Em nome do Plaza Avenida Shopping, gostaria de parabenizar o Jornal Diário da Região pelo empenho e compromisso com a sociedade em divulgar notícias positivas e de relevância para a população.

Neste momento delicado para a economia nacional, a veiculação de fatos que contribuem diretamente para o desenvolvimento de São José do Rio Preto e região, é fundamental para estimular o empresariado, consumidores e novos investidores.

Parabenizo especialmente a repórter Millena Grigoleti pela matéria “Poupa Tempo da Saúde prevê 30 mil consultas por mês” e Liza Mirella pelo texto “Mais emprego à vista”. Duas profissionais extremamente competentes e comprometidas com a verdade e apuração correta dos fatos. Características fundamentais para um jornalismo de qualidade e que contribua para efetivas mudanças na sociedade.

José Carlos Mattias, Rio Preto.

 

Radares

Independente do limite de velocidade estabelecido, eu fico a torcer para que todos os motoristas estejam conscientes e que respeitem a legislação. Eu até ousaria sugerir aos motoristas o seguinte: “façamos de conta de que se trata de uma competição entre radares e motoristas”. Os motoristas se sentiriam orgulhosos e honrados em vencer os aparelhos. Eu não tenho dúvidas de que somos capazes.

A sugestão decorre da impossibilidade de os governos (representantes) jamais concordarem com as reivindicações dos representados. Por exemplo, na hipótese de motoristas exercerem velocidade de 100km/h, esses também seriam captados pelos radares se a velocidade fosse de 60km/h. Logo os 60, a meu ver, auxiliaria numa melhor fluidez do trânsito.

Jorge G. Hipólito, Rio Preto.

 

Glúten

Usou o exemplo errado para criticar a mão do Estado (palestra do ex-ministro Antonio Cabrera, no Seminário Agronegócios). A inscrição “não contém glúten” precisou ser colocada até na água pela irresponsabilidade das mesmas empresas que o ex-ministro quer proteger.

Após 10 anos da primeira lei de rotulagem de glúten (1992), o constante adoecimento dos celíacos no país pela ingestão dos produtos “naturalmente sem glúten”, onde as empresas não levavam em conta a presença de traços de glúten foi o que levou à publicação da lei 10.674/2003.

O risco de contato cruzado por glúten existe até mesmo dentro das empresas que envasam água mineral - a inscrição está ali para proteger a vida dos consumidores.

Raquel Benati, Rio Preto.

 

Alicerce da fé

Sempre houve a tentativa de destruir a Igreja, mas os seus fundamentos são muito firmes e não a deixam ficar abalada em suas estruturas. Mesmo com a diminuição do número de fiéis, ela continua cumprindo o pedido de Jesus, quando envia os discípulos para a missão de evangelizar. Não importa o número, mas a qualidade do testemunho das pessoas convictas na sua fé.

Quem está firme, alicerçado na fé e tem fidelidade a Deus, normalmente, experimenta serenidade ao enfrentar as dificuldades da vida. É uma dinâmica que o mundo secular não consegue, com facilidade, compreender. A falta de fé dificulta para a pessoa ter abertura e entender o caminho feito pela Igreja. Não basta uma fé racional, mas também alicerçada na ação do Espírito Santo.

Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo de Uberaba, ex-bispo de Rio Preto.

 

Resposta

Com relação à carta do leitor Odair Salomão, publicada na edição desta quarta-feira, dia 28, sob o título “Ingressos”, a respeito da venda dos ingressos para o FIT – Festival Internacional de Teatro, a Prefeitura de Rio Preto e a coordenação do FIT esclarecem que as sugestões, reclamações e elogios serão todos considerados e analisados para que as possíveis mudanças necessárias sejam colocadas em prática.

Coordenação do FIT, Rio Preto.

 

Cartas

As correspondências enviadas para esta seção devem ter o nome legível do autor, RG, foto, profissão, idade e endereço e telefone para confirmação prévia. Para dar oportunidade a um maior número de leitores, as cartas poderão ser resumidas. Os originais não serão devolvidos. As cartas podem ser enviadas da seguinte forma:

1) Pelo correio, endereçadas à avenida Feliciano Salles Cunha, 1.515 - CEP 15035-000, São José do Rio Preto-SP
2) Entregues pessoalmente no endereço acima
3) Por fax - (0xx17) 2139-2090
4) Por e-mail, no seguinte endereço eletrônico: leitores@diariodaregiao.com.br

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso