X
X

Diário da Região

11/09/2015 - 00h43min

Cartas do leitor

O pequeno sírio

Cartas do leitor

Quarta-feira, 3 de setembro de 2015: o mundo parou diante de uma cena. Aylan Kurdi, esse é o nome da criança síria de apenas três anos, encontrada morta em uma praia da Turquia. Estava ele ali, inerte, deitado de bruços na posição que muita criança da sua idade dorme, pois assim que ele deveria estar, dormindo, sereno e tranquilo, sonhando talvez com os anjos ou com momentos do seu dia, com as brincadeiras inocentes que condizem com as da sua idade. Mas a realidade nua, crua e cruel interrompeu a vida daquele menino, e por quê? Disso, com certeza, ele não sabia, a esperança de dias melhores, de uma vida ao menos digna era o que buscava sua família que fugia da violência estúpida que domina seu país. Várias ilustrações foram feitas para homenageá-lo, todas com mensagens que comoveram o mundo e que podem ser um divisor de águas para os milhares de refugiados que perambulam pela Europa, arriscando a vida para atravessar as fronteiras em busca de novos destinos. Ele se foi, mas sua partida não será em vão, porque não foi mais um e sim único. O mundo chorou, se indignou, se revoltou, se calou. 

E ele ficou ali deitado, tranquilo, sereno e dormindo... sonhando com um mundo melhor, sem guerra, sem violência, sem sofrimento.... chegando a esse mundo a partir daquele momento.

Eduardo Cunha Santos, José Bonifácio

 

Sigilo

Venho acompanhando, com espanto, posto que também sou jornalista, o caso do colega do Diário da Região, Allan de Abreu, indiciado por quebra de sigilo em uma reportagem envolvendo servidores públicos em esquema de corrupção. Seu suposto crime: se negar a revelar a fonte da informação. Em agosto deste ano, no Observatório da Imprensa (edição 343), o advogado especializado em imprensa, Víctor Gabriel Rodríguez, colocou uma questão. Os mandados judiciais que implicam violação de sigilo podem ser assim resumidos: o interesse público do Estado na investigação criminal é ou não maior do que o interesse social da preservação do sigilo da profissão, como instituição? Depois das várias e pertinentes considerações que não caberiam neste pequeno espaço, ele conclui: o Estado que necessita violar segredos para obter informações ou é muito arbitrário, ou muito incompetente. Pior pensar que Allan de Abreu não é um caso isolado. No Brasil, atentados à liberdade de imprensa são corriqueiros e tão comuns que um simples "fotografar" um policial em ação gera desconforto no mesmo e ameaça no ar. O meu espanto no caso Allan de Abreu é que a ameaça vem justamente do Judiciário, que deveria ser o guardião dos princípios democráticos. Ao agir assim, em breve, advogados, psicólogos, médicos e outros profissionais que, por ética, resguardam o sigilo de sua clientela, serão obrigadoss a se ajoelhar perante o Estado. Aí, melhor rasgar a Constituição.

Jair Lemos, Rio Preto

 

Decisão

A decisão do ministro Dias Toffoli de cassar liminar que suspendia a quebra do sigilo telefônico do Diário da Região abre um grave precedente que põe em risco a liberdade de imprensa duramente conquistada em nosso País. O sigilo da fonte jornalística é resguardado pela Carta Magna e é indispensável para o pleno e livre exercício da profissão. Manifesto minha solidariedade irrestrita ao Diário e ao jornalista Allan de Abreu. Esperamos que o STF reveja tal decisão.

Deputado Orlando José Bolçone, São Paulo

 

Brasil

Que o governo Dilma está mal das pernas internamente desde muito tempo, todos sabíamos, porém agora com o rebaixamento da nota de credibilidade do País, feita por uma agência estrangeira, o assunto passou a ser de ordem internacional. O que era ruim ficou pior. Isto posto, o Brasil está com o nome sujo igualmente às pessoas inadimplentes, cujos nomes são incluídos no SPC e no Serasa. Gastaram em demasia com a Copa do Mundo; com a reeleição da atual mandatária, passando pelo alto grau de corrupção denunciado pela Operação Lava Jato ou Rato. Vale notar que a cúpula do PT está sendo denunciada ou presa. Lá estão, dentre outros, o tesoureiro e um dos fundadores do PT. Como o País está em franca recessão econômica, com severa crise financeira, articula-se nos bastidores uma enxurrada de aumento de impostos com a criação de novas alíquotas do Imposto de Renda, atingindo pessoas físicas que estavam fora, além de outras "pegadinhas" em estudos. Eles não vão diminuir a inchada máquina do governo como: excesso de ministérios, de secretarias, assessores desnecessários, etc. Enfim, deveriam dar o exemplo e não apenas jogar a conta de sua ineficácia para quem não tem nada ver. Mas eles não têm nenhum pudor quanto a isso, infelizmente. Vamos suportar ou reagir?

Armelindo Pestile, Tanabi

 

Ruggiero

Parabenizo o brilhante professor João Ruggiero Neto pela sua pesquisa com o veneno de vespa, que abrirá novos horizontes para combater células cancerígenas sem afetar as células sadias ('No veneno da vespa, a esperança contra o câncer', Diário, 2/9). 

Sonia Maria Piva Amaro,  Rio Preto

 

 

Cartas: 

As correspondências enviadas para esta seção devem ter o nome legível do autor, RG, foto, profissão, idade e endereço e telefone para confirmação prévia. Para dar oportunidade a um maior número de leitores, as cartas poderão ser resumidas. Os originais não serão devolvidos. As cartas podem ser enviadas da seguinte forma:

1) Pelo correio, endereçadas à avenida Feliciano Salles Cunha, 1.515 - CEP 15035-000, São José do Rio Preto-SP
2) Entregues pessoalmente no endereço acima
3) Por fax - (0xx17) 2139-2090
4) Por e-mail, no seguinte endereço eletrônico: leitores@diariodaregiao.com.br

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso