X
X

Diário da Região

23/12/2015 - 00h48min

Cartas do leitor

Manifestações

Cartas do leitor

Ando em dúvida sobre a verdade. O dicionário define como substantivo feminino. Significa aquilo que é ou existe iniludivelmente. É propriedade de estar conforme com a realidade. Há outras definições, como aquilo que está ligado a tudo que é sincero. É a ausência da mentira. Isso posto, as manifestações pró-Dilma de 16/12 foram mostradas pelas emissoras de TV de todo o Brasil, onde a realidade é iniludivelmente vista. Quando olhamos imagens de manifestações pró-impeachment, vimos um quadro claramente com maior número de pessoas. Todavia, as contagens feitas pelos organizadores nunca batem com as da Polícia Militar. Mas onde está a verdade? A verdade está aos olhos de todo brasileiro(a), não há necessidade de contagens nem estatísticas pela imprensa para mostrar quem colocou mais gente na rua, pois as imagens falam por si. Segundo Confúcio, "uma imagem vale mais que mil palavras". A verdade é que os brasileiros estão cansados de corrupção neste país, de todo dia sair um fato novo, uma nova operação, anunciando mais um ato de corrupção. A verdade é que os brasileiros não estão interessados em saber quem começou, mas sim em acabar com a corrupção, com as vantagens e os jeitinhos. Acredito que a verdade é que os brasileiros estão cansados de políticos que queiram se eternizar no poder, porque isso é uma fonte da corrupção. A verdade é que os brasileiros querem reestabelecer e resgatar os princípios da ética, da moral e dos valores, que permitem que a verdade seja o caminho que levem todos os brasileiros à prosperidade com dignidade, sem favores. A verdade é que o povo está manifestando a vontade de banir do poder todos aqueles que relativizam a verdade, que é absoluta.

Adão Moraes, Rio Preto 

 

Artigo
 
Auditorar só o Estado? Por que não o segundo e terceiro setores (produtivo e filantrópico)? Foi o sentimento que me despertou ao ler no Diário o artigo 'Auditorar o Estado é preciso', de Manoel Antunes. Logo em seguida na Coluna de opinião vi preocupação com as contas das Organizações Sociais. Retornei a uma festa de Natal, onde alguém, sobre as detentas do CRF, disse-me: elas ainda acham que a culpa é nossa. - E você o que acha? Um absurdo. Há governos corruptos (roubam), no empresariado tem quem superfatura (rouba), algumas filantrópicas praticam cooptação política e desviam dinheiro (rouba). Sim, os recursos desviados dariam para dar nível universitário e casa própria a todas elas. Voltando ao artigo, mesmo não chegando ao Deus, mas prestando atenção nos prepostos de Jesus - Espíritos que ditaram a Doutrina dos Espíritos a Kardec encontramos: a natureza produz o suficiente para propiciar vida digna a todos os habitantes da Terra, não fosse a imoderação dos homens; até hoje, os bens naturais foram açambarcados pelos violentos e o triunfo do mal dá se pela timidez dos bons. Essas considerações, vindas de pensadores homens, como o articulista, ou de Espíritos, levam-nos a conclusão de que temos culpa sim. Precisamos arraigar da cultura brasileira a lei de Gerson - vantagem a qualquer custo social. As auditorias devem adentrar-se pelo setor produtivo e pelas ONG's.

José Carlos de Souza, Rio Preto

 

Agradecimento
 
Meus agradecimentos a José Luiz Talhari, leitor do Diário, pela apreciação de meus escritos, que visam a formação de uma consciência cívica e crítica, indispensável para o melhoramento da nossa vida em sociedade. Eis o primeiro parágrafo da publicação na coluna Cartas do Leitor (Diário, 20/12): "Manifesto minha admiração pelo leitor Salvatore D' Onofrio por sua ética e coerência que demonstra em seus artigos, sempre com análises sem fanatismo, com muita boa leitura da realidade atual do mundo político. Essa realidade nos ensina que nosso passado pode nos engrandecer ou nos destruir sem piedade" 
Talhari segue seu raciocínio citando o exemplo do Partido dos Trabalhadores que, infelizmente, fez o contrário: começou aliviando a miséria dos mais pobres, mas está causando a miséria de quem realmente trabalha por enterrar o Brasil num mar de corrupção.

Salvatore D'Onofrio, Rio Preto

 

Oportunismo

Como aceitar que alguém que foi indicado pela segunda vez para o cargo de vice-presidente da República, como no caso do Michel Temer, atue de forma oportunista, com atitudes que podem colaborar para o desgaste ainda maior da presidente Dilma? 
Ela já passa por momentos difíceis diante das pressões e das articulações maldosas do atual presidente da Câmara dos Deputados. Pelo visto alguns integrantes da classe política não têm preocupações com a repercussão junto ao eleitorado de suas maquinações e articulações.

Uriel Villas Boas, Santos 

 

Economia
 
Tenho ouvido que a economia brasileira não tem condições de manter as benesses sociais, como o Bolsa Família, Loas, Fies, Seguro-Desemprego e reajuste do salário mínimo. E que isso tem causado o desajuste fiscal no orçamento. Por isso, convido para uma reflexão. Os esforços fiscais para os favores acima custam uma centésima parte das desonerações concedidas pela Zona Franca de Manaus. O que nos leva a conclusão de que com 1% das desonerações o governo melhora a vida de milhões de brasileiros e que gasta 99% para incentivar grandes empresas. Só para registro, a Zona Franca de Manaus foi criada no dia 6 de junho de 1957. Tem a permissão renovada periodicamente pelos nossos parlamentares, como ocorreu faz pouco tempo, já durante a crise fiscal numa seção rápida e sem repercussão. 

Norberto Carlos Dieguez, Rio Preto 

 


Cartas: 

As correspondências enviadas para esta seção devem ter o nome legível do autor, RG, foto, profissão, idade e endereço e telefone para confirmação prévia. Para dar oportunidade a um maior número de leitores, as cartas poderão ser resumidas. Os originais não serão devolvidos. As cartas podem ser enviadas da seguinte forma:

1) Pelo correio, endereçadas à avenida Feliciano Salles Cunha, 1.515 - CEP 15035-000, São José do Rio Preto-SP
2) Entregues pessoalmente no endereço acima
3) Por fax - (0xx17) 2139-2090
4) Por e-mail, no seguinte endereço eletrônico: leitores@diariodaregiao.com.br

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso