Diário da Região

07/07/2016 - 00h00min

Cartas do Leitor

Lixeiras

Cartas do Leitor

Ainda sobre lixeiras, publicadas no Coluna do Diário de 3/7/16, quero chamar a atenção para o número de lixeiras instaladas na José Munia, fato impressionante que não se verifica nem em países de Primeiro Mundo. Não se caracteriza como “carro na frente dos bois”, já que a lógica mostra que se o poder público oferecesse educação não haveria necessidade de tanta lixeira. Ou é mais fácil fornecer lixeiras? Mesmo que se concluísse por isso, por que tantas? Sei não!

Sóstenes Maurutto, Rio Preto

Renan

Acredito ser oportuno o alerta para nossos eleitores e - por que não? - a toda população a atitude do atual presidente do senado Renan Calheiros (PMDB-AL) em desengavetar e acelerar a tramitação de um projeto de lei de, pasme, 2009, que prevê punição a crimes de abuso de autoridade.

Tudo isto vem acompanhado de coincidências que se assemelham a intenções de parlamentares em relação ao direcionamento das investigações que a Polícia Federal e a força-tarefa vêm desenvolvendo e que sem dúvida irão chegar aos pseudo-políticos honestos.

Para não restar dúvida das intenções escusas dos referidos parlamentares a lei foi sugerida durante a discussão do segundo pacto republicano em 2009 mas acabou esquecida no Congresso. Agora este cidadão vem querendo a votação em afogadilho para blindar a classe política que está em plena decadência.

Sendo muito pertinente a minha cobrança, quero fazê-la ao senador Aloysio Nunes Ferreira, ilustre filho e representante desta região, a obrigação de afastar esta pauta em nome da decência. Sendo ele atualmente líder do governo no Senado, tem a obrigação de mostrar aos seus pares que a atitude do presidente do Senado é no mínimo oportunista; ou então ele compactua, fato que não acredito.

A proposta contra abusos de autoridades se coloca como prioridade na lista de Renan e deve passar antes pela CRC (Comissão de Regulamentação da Constituição) que atualmente tem como presidente Romero Jucá (PMDB-RR) que também é alvo da Lava Jato, ou seja, a raposa tomando conta do galinheiro.

Um dos itens do projeto prevê punição para cumprimentos de mandados de busca e apreensões de forma vexatória uma das críticas do cidadão que tem 11 processos. Diligências dentro do Senado também são criticadas, só para esclarecer documentos lá existentes são públicos portanto de total direito da ciência da população. Agora se ele critica a razão pode estar tentando esconder algumas atitudes.

Para concluir espero uma manifestação do ilustre senador Aloysio Nunes, dando resposta ao seus eleitores desta região.

Marcos Reis, Rio Preto

Incompetência

Estamos cansados de tanta incompetência dessa atual administração de Rio Preto, que não cuida de nossa linda cidade. Buracos para todos os lados, o maior índice de dengue do Brasil, a cidade nunca esteve tão suja, tão mal cuidada, dá nojo de ver como está. Ele arruma um secretário de Trânsito que só sabe colocar radares na cidade. Hoje Rio Preto é a capital das multas, capital da dengue, capital dos incompetentes. Juntou o não sei fazer com o que não sabe nada.

Esses radares de 40 km horas, se um cadeirante ou um ciclista passar por eles e se tivessem uma placa, seriam multados. Todos sabem que isso foi feito para nos tirar mais dinheiro. Porque esse secretário de Trânsito não arruma uma firma idônea para recapear Rio Preto, porque tapar esses buracos com pó de café já cansou a todos.

Nós pagamos o IPVA, IPTU e tantos outros impostos, mais caros do mundo, e onde está nosso dinheiro? Será que não está na hora de pararmos de pagar o IPTU e tantos outros impostos, para obrigar esses cidadãos a fazer uma coisa melhor pela nossa Rio Preto?

Mário Luis Vitorasso, Rio Preto

Jornada

Na nossa jornada nesta vida estamos sempre acumulando pertences que sequer vamos usar novamente. Abrindo uma gaveta de criado-mudo, vamos verificar tantas coisas antigas que se jogadas fora não nos farão falta.

Em viagem então temos por hábito levar tanta coisa que no retorno vamos verificar que não usamos nem a metade do que levamos.

Essa ânsia de guardar tudo mostra que temos insegurança na vida que nos leva a apegar a coisas sem importância para nosso desenvolvimento. Espiritualmente falando, também carregamos de várias épocas instintos que ficaram incrustrados em nós e hoje é difícil de nos livrarmos deles. Nessa carga psicológica que nos leva a angústia trazemos os vícios e defeitos.

Vícios são fáceis de deixar cair, pois geralmente são hábitos obtidos nesta encarnação, porém, os defeitos são experiências negativas que carregamos como fardo pesado que mexem até com nossa saúde. Dentre os defeitos destacamos o egoísmo, a maledicência, a inveja, o ciúme, e outras bagagens negativas que nos atrasam o andar.

Pelo peso que carregamos podemos até não sentir, mas usamos uma força extraordinária para fazer pequenas coisas que, aliás, são leves de mais para uma alma desarmada e sem peso desnecessário. Quando usamos a expressão “Não use uma machado para abrir um ovo” estamos querendo dizer que gastamos força desnecessária porque estamos com uma carga que pesa tonelada em cima de nossos ombros. Vamos vencer os vícios e os defeitos para sermos mais leves e com isso não desperdiçarmos energia desnecessária nas tarefas do dia a dia.

Wilson Focássio, Rio Preto

Senhor

Agradeço por tudo que Deus me deu, pais, irmãos, esposas, filhos, netos e amigos, principalmente pela fé que tenho.

Agradeço também, Senhor, pela oportunidade em colecionar e estudar a história da nossa cidade, deixando para as nossas futuras gerações acervo maravilhoso de fotos, para que possam vê-lo em nome do respeito e amor, que sempre tive por nossa Rio Preto.

Também, Pai, pelas enfermidades que ora surgem no meu corpo debilitado. São provas reais que tenho que superá-las passo a passo, sempre enaltecendo Teu santo nome.

Vaelsom Taveira Ferraz, Rio Preto

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso