X
X

Diário da Região

10/09/2015 - 00h00min

Cartas do leitor

Liberdade

Cartas do leitor

Como presidente do Poder Legislativo Municipal de Rio Preto e também como cidadão brasileiro afirmo a minha solidariedade ao jornalista Allan de Abreu e ao Diário da Região por conta da infeliz decisão do ministro Dias Tofolli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que manteve a quebra de sigilo telefônico da fonte, cassando uma liminar proferida pelo presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski. Por mais que respeite a nossa mais alta Corte, não posso deixar de lamentar a decisão do ministro Tofolli, que assim reabre uma perigosa brecha no Judiciário: a falta de preservação do sigilo da fonte.  Antes mesmo de entrar para a política, sempre defendi a liberdade de expressão. Quando me tornei figura pública passei pelo revés de reportagens algumas vezes negativas, mas nunca obstruí o trabalho dos jornalistas. Toda vez que a imprensa passa por cerceamentos, não deixo de pensar na censura nefasta da ditadura. Tomara que esta decisão seja alterada logo. 

Fábio Marcondes, presidente da Câmara, Rio Preto

 

Dengue

Não é por falta de sinais de alerta que a Prefeitura de Rio Preto não toma iniciativas mais eficazes, em conjunto com o governo do Estado e Federal, para tentar mudar o ciclo de epidemias da dengue que põe em risco a população. Ano sim, ano não, vamos vivendo arranhados pelo Aedes com o beneplácito dos poderes públicos. O único período em que a dengue caiu progressivamente foi de 2001 a 2004. A partir daí, a coisa desandou. Tenho muito orgulho deste feito que não se deve a uma pessoa, mas ao trabalho árduo e contínuo com a ajuda da Famerp, da comunidade, das equipes de vigilância, da cobrança da Câmara de Vereadores, das outras secretarias da Prefeitura. E não podia deixar de lembrar das inúmeras charges do Lézio e do Orlandeli, que me faziam sonhar com o mosquito todas as noites- estão todas penduradas em minha biblioteca. Hoje, estamos anestesiados, quase aceitando que a dengue faz e fará parte da nossa paisagem urbana. Em sete anos de descaso do prefeito-médico Valdomiro, 66.790 pessoas foram vitimadas pelo vírus da dengue e 23 rio-pretenses perderam a vida (entre 2010 e 2015). As autoridades públicas insistem em culpar as próprias vítimas e a população pela falta de cuidado, enquanto insistem em fazer cada vez menos do mesmo. O Ministério Público e juízes assistem ao descaso do poder público confortavelmente em seus gabinetes. A sociedade rio-pretense (na qual me incluo) não cobra nada, faz de conta que não é com ela. Afinal, muitas das nossas entidades representativas têm seus negócios com o poder público e não querem amolá-lo com "assuntos menores". Bem alerta o virologista Maurício Nogueira sobre os perigos não só da dengue, mas de uma epidemia do vírus Zika e da febre Chikungunya. Amanhã será tarde e talvez não teremos mais uma Dilma e uma crise para botarmos a culpa. É uma pena que ninguém bata panela contra o descaso, a omissão e as mazelas da dengue.

José Carlos Cacau Lopes, Rio Preto



Fim da seca

Acordei assustado na madrugada de terça-feira após ouvir um forte trovão. Logo após vieram alguns pingos e em seguida uma bela chuva, que me trouxe alívio às minhas vias respiratórias. Afinal, será que é o fim da estiagem? Será que posso comemorar o final de minhas idas e vindas à farmácia, pois estava insuportável respirar em Rio Preto. Será que acabarão aquelas queimadas, que todo ano se repetem e nenhuma autoridade "competente" em Rio Preto colocará um ponto final nas nuvens de fumaça circundando nossa cidade? Pois é uma coincidência muito grande todo ano, o mesmo lugar, as mesmas propriedades, os mesmos donos e os mesmos locais estamparem cortinas de fumaça que são vistas a quilômetros de Rio Preto.Será que alguém pode nos ajudar? Ou terei que desenterrar o finado Chapolin Colorado? Fora isso, deixei de comentar sobre aqueles cidadãos que não têm o que fazer e ficam colocando fogo em terrenos vazios, muitas vezes abandonados pelos próprios donos, servindo de alvo para os focos de incêndio. Já é hora de dar um basta nesta situação. Peço ajuda a qualquer autoridade que leia essa carta e providencie para que isso não se repita.

Flávio Furlaneto, Rio Preto



Afif

Quero tecer elogios ao ministro Guilherme Afif Domingos pelo excelente artigo "Liberar a Criatividade". O ministro, que conheço há muito tempo, sempre foi uma pessoa de uma inteligência e visão acima do normal, e de uma capacidade de raciocínio notável. Ele citou Fernand Braudel, historiador francês, que deu aula na USP entre 1935 e 1937, que dizia: "os grandes feitos não foram escritos pelos grandes homens mas sim, por milhares de pessoas que anonimamente procuram ir em frente nas suas atividades do dia a dia, independentemente das dificuldades ou dos governos. Daí a necessidade dos governos de beneficiar e não asfixiar os pequenos empreendedores com boa assistência básica em crédito, com juros baixos e menos burocracia, a fim de buscar soluções e estimular a criatividade. Os governos não deveriam regular demais estes pequenos empreendedores". Afif cita que o sistema Simples, para empresas do Brasil, tende a deixar o pequeno empreendedor preso, porque quando ele quer deixá-lo e crescer mais, ele encontra um complexo mundo de burocracia e tributação, que o impede de tentar crescer, e assim, o desestimula. Afif termina dizendo:" Vamos seguir os conselhos de Fernand Braudel: liberar a criatividade e deixar pequenas empresas seguir em frente. Delas virá a superação da crise atual.

Jorge Bassit, Rio Preto


 

Cartas: 

As correspondências enviadas para esta seção devem ter o nome legível do autor, RG, foto, profissão, idade e endereço e telefone para confirmação prévia. Para dar oportunidade a um maior número de leitores, as cartas poderão ser resumidas. Os originais não serão devolvidos. As cartas podem ser enviadas da seguinte forma:

1) Pelo correio, endereçadas à avenida Feliciano Salles Cunha, 1.515 - CEP 15035-000, São José do Rio Preto-SP
2) Entregues pessoalmente no endereço acima
3) Por fax - (0xx17) 2139-2090
4) Por e-mail, no seguinte endereço eletrônico: leitores@diariodaregiao.com.br

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso