X
X

Diário da Região

16/12/2016 - 00h00min

Cartas do Leitor

Leigos indignados

Cartas do Leitor

Nós leigos conscientes de nossa missão, tomamos ciência da reportagem deste conceituado jornal do dia 09/12/2016, pág. 3B, onde a matéria versa sobre “Conspiração contra o Bispo”. Onde já se viu? O que é isso? Somos leigos mais acreditamos que o Código de Direito Crônico 1717 dê orientação para tais procedimentos, ou seja, tomar procedimento canônico, instaurar investigação prévia. Durante a investigação, deve ser sob sigilo para garantir a boa fama e honra da pessoa (Padre).

Calúnia, difamação, injúria é coisa séria! E o 5° mandamento (ex 20,13 e Mt 5, 21-22) como fica quanto a sua observância? Não se mata somente com armas, fisicamente. Se cada cidadão ou cristão se pautasse com respeito, dignidade, responsabilidade haveria maior união, concórdia e paz.

Cremos que psicologia, psicanálise e neuropsicologia seriam de excelente auxílio quando o cidadão pensa mais em ECA, discriminação racial, homofobia, pedofilia, os conceitos e preceitos nada mudam se o próprio cidadão não se conhece e não conhece o semelhante. Apenas se avolumam os processos e os conflitos permanecem. Pistas como: Sei o que faço? Sei porque faço? Assumo com responsabilidade pelo meu proceder? A importância do autoconhecimento é tarefa de todos nós, pois acima de tudo, equilíbrio.

Paz e Bem!

Grupo de leigos.

Natália Alcioni Truzzi, Rio Preto.

 

Previdência

Roubaram, desviaram bilhões do nosso dinheiro, e agora querem mexer nos nossos salários e na nossa aposentadoria, tudo bem! Entendemos que tem que haver mudanças. Ex: nas pensões vitalícias, aposentadorias proporcionais e duas ou mais aposentadorias para uma só pessoa bem como aquela em que o cidadão deixa para começar a pagar próximo a idade mínima, ou seja, quinze anos de recolhimento e requer proventos integrais.

Mas vamos respeitar o direito de quem recolheu durante trinta e cinco anos homens e trinta mulheres, independentemente da idade. O governo quer que aposentemos com atestado de óbito, ai não interessa mais. Vale dizer também que quem já contribuiu com pelo menos 50% do tempo exigido atualmente deve ter seus direitos assegurados, pois a lei não deve retroagir para penalizar. Por que excluir os militares, se somos todos iguais perante a lei, conforme consta na Constituição?

O que tem que ser feito com urgência é reforma política, acabar com essa pouca vergonha de doação; ninguém dá nada, dão com uma mão e querem pegar a volta com as duas. Acabar com as mordomias, verba de telefone, selo, moradia, restaurante, combustível, viagens de avião. Acabar com a reeleição para todos os cargos desde vereador até presidente; acabou mandato cai fora, larga o filé.

José Gonçalves Sobrinho, Rio Preto.

 

Timaço

Segue a escalação fictícia do Petrolão F.C: Angorá, Campari, Comuna, Ferrari e Decrépto, Caju e Babel, Bitelo, Caranguejo, Gremista e Gripado. No banco de reservas temos: Piqui, Missa, Boca Mole, Moleza e Velhinho. O técnico do time é o “Amigo”, também conhecido como Brahma, assistente técnico é o “Justiça”, o preparador físico é o Kimono, o treinador de goleiros é o Misericórdia e o massagista: é o Corredor.

Até parece escalação de time de várzea (com todo respeito que a várzea merece), mas trata-se dos apelidos de alguns políticos citados na delação do lobista da Odebrecht: Cláudio Melo Filho. Como diria o jornalista Boris Casoy: isso é uma vergonha! Esse time tem que descer para terceira divisão da “política brasileira”.

Roberto de Carvalho Junior, Rio Preto.

 

Natal

Quando você vai num aniversário, você chega lá, entrega seu presente e dá um forte abraço no aniversariante. Não é assim? Pois é, só que no aniversário de Jesus é diferente. Você faz a festa na sua casa, escolhe os comes e bebes, enfeita tudo e o convida. Ou você vai comemorar sem Ele? Jamais, não é mesmo? E olha que Ele vai ficar muito feliz.

E não se preocupe também com o presente. Não precisa ser muito dispendioso, com ouro, prata ou pedras preciosas. Jesus é um aniversariante simples e humilde. Nasceu sem luxo, viveu sem luxo e morreu sofrendo. Sofrendo por você e sofrendo por mim.

Mas Ele quer um presente sim. Um presente bem simples também: que seja de carne, músculos, veias e que esteja pulsando. Pulsando de amor por Ele e de reconhecimento por tudo o que fez. Ele quer o seu coração para transformar você num verdadeiro adorador, para estar com você sempre, não só no dia do aniversário, mas em todos os dias de sua vida. Comemore com Ele, seja feliz com Ele!

Neiva Toloi Mazete, Rio Preto.

 

Latim

Banido pelo Estado do currículo escolar, e pela Igreja do ritual eclesiástico, o Latim continua a resistir galhardamente. Subsiste na própria ossatura etimológica da Língua Portuguesa. Não digo que se precise ser latinista mas quem não souber Latim também será fraco em Língua Portuguesa.

O Latim é a língua gloriosa de Cícero, de Virgílio, de Santo Agostinho, de São Jerônimo “na sua admirável tradução da Bíblia, a Vulgata”, em São Tomás de Aquino na “Summa Teológica”. Como é bonito ouvir a missa em Latim. Ainda consegui ouvi-la no Rio de Janeiro e em Roma.

Dizer-se “Poder de Deus que tirai os pecados do mundo”, é bonito, mas é mais belo de dizer: “Agnus dei qui tollis pecata mundi. Miserere nobis”

Alfredo Leme Coelho de Carvalho, Rio Preto.

 

Mobilidade

“Ações para dar fluidez ao trânsito” - Diário da Região (série sobre mobilidade urbana). Bela matéria, Diário. Continuem apoiando a mobilidade dita alternativa que assim, juntos, possamos pressionar nossos representantes para mudanças na cidade de Rio Preto. Os corredores são um avanço, mas ainda falta muito. Abraços.

Luis Otávio M. Monte, Rio Preto.

 

Poeta

“O espírito livre de um poeta de rua”. Diário da Região (sobre morador de rua que escreve poesias e expõe em cartazes em frente a imóvel). Bela matéria deste poeta byroniano rio-pretense. Parabéns, Diário, ao trazer à tona uma história de poesia.

Fernando Paraboli, Rio Preto.

 

Cartas

As correspondências enviadas para esta seção devem ter o nome legível do autor, RG, foto, profissão, idade e endereço e telefone para confirmação prévia. Para dar oportunidade a um maior número de leitores, as cartas poderão ser resumidas. Os originais não serão devolvidos. As cartas podem ser enviadas da seguinte forma:

1) Pelo correio, endereçadas à avenida Feliciano Salles Cunha, 1.515 - CEP 15035-000, São José do Rio Preto-SP
2) Entregues pessoalmente no endereço acima
3) Por fax - (0xx17) 2139-2090
4) Por e-mail, no seguinte endereço eletrônico: leitores@diariodaregiao.com.br

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso