X
X

Diário da Região

30/08/2016 - 00h00min

Cartas do leitor

Jogo político

Cartas do leitor

Lotear cargos é o primeiro erro – Diário, 28/8, pág.7A. “É um jogo político perverso. Forma-se uma coligação com dez partidos e tem de lotear cargos, o que é um desastre para se colocar projetos em prática”.

É possível imaginar a abordagem feita pela professora da USP, Cláudia Souza Passador, aplicada ao ambiente político de nossa cidade? Dá para imaginar como/quanto ficará comprometido o próximo governo, qualquer que seja, diante das composições/coligações políticas que foram feitas?

Principalmente da forma como foram noticiadas que elas aconteceram?

Vitor Cesar Bonvino, Rio Preto

Transporte coletivo

As obras prometidas pela Prefeitura no transporte coletivo são caras pelo custo e benefício. Quase todas as linhas de ônibus passam ou terminam no centro da cidade quando deveriam passar ao lado dele.

Por exemplo, se houvesse mais linhas entre as regiões norte e sul, passando pela região do Distrito Industrial, o tempo de viagem seria menor e o trânsito do centro ganharia maior fluxo.

Não precisa gastar milhões com novos terminais se a Prefeitura colocasse bebedouros e banheiros e mantivesse limpos aqueles que se construiu há menos de dez anos (av. Potirendaba, Trídico, HB, Praça Cívica e outros). Aliás, em Eng. Schmitt tem terminal com esses equipamentos, servindo de exemplo.

Rio Preto precisa de transporte coletivo de ponta, que é o VLT – veículo leve sobre trilho – para aproveitar o trecho de 22 quilômetros da linha férrea que passa pelo meio da cidade, construindo estações de interligação com os ônibus.

A existência da linha férrea barateia e viabiliza a implantação do VLT. A Rodoviária interestadual passou da hora de ser construída no km 444 ou outro ponto distante do centro da cidade.

Rio Preto precisa de mobilidade para desenvolver-se para fora do centro e não para dentro.

Ou seja, a Prefeitura deveria cuidar melhor do que tem e investir em algo que realmente mudará ao invés de gastar milhões de reais sem efetivo benefício à população.

Marcelo Henrique, presidente da APC – Associação de Proteção à Cidadania, Rio Preto

Crônica

O choro e a vaia - Diário da Região - Muito bom o artigo de Washington Paracatu (23/8).

Mas como sei que você tem sentido histórico, vai se lembrar quando no governo Lula foram conquistados o direito de realizar a Copa e as Olimpíadas, as críticas dos pessimistas foram gerais.

Antonio Spinoza, Rio Preto

Agrotóxicos

Contaminação por agrotóxico deixa rastro de doença na região - Diário da Região - Muito grave e bem pior do que imaginamos, pois, afetadas pelos agrotóxicos são as pessoas que pulverizam as plantações, o solo, o lençol freático e aqueles que consomem tudo que foi produzido.

Consequentemente, aumenta a demanda da saúde. E mais grave, o SUS deixa a desejar, a saúde privada encarece, as pessoas morrem ou ficam sofrendo pelo tempo de vida que resta.

Por fim, nós sempre falamos em educação, essa infelizmente também não acontece. E a vida segue apenas aos trancos, haja vista a ausência também dos barrancos.

Jorge Gerônimo Hipólito, Rio Preto

Humor

No Diário de domingo, 28 de agosto, na seção Vida & Arte, o jornalista Beto Carlomagno conta a história do ator e humorista Paulo Pavão. É uma excelente história para ser compartilhada para quem gosta de humor.

Trata-se da vida profissional de Paulo Pavão, garoto-propaganda de uma rede de supermercados. Hoje, assim como outros famosos nessa arte, Pavão traz a identidade do seu cliente e é uma figura agradável, já respeitado por quem o assiste, inclusive passando credibilidade.

O Diário, ao oferecer-lhe uma página inteira, traz aos atores quase anônimos uma grande chance de que eles possam alcançar suas metas e seus desejos.

Parabéns ao Paulo Pavão. Que a sorte o persiga nos seus sonhos profissionais.

Wilson Focassio, Rio Preto

Hora da cidadania

Todo dia é dia da cidadania, como cada hora é a hora da verdade, da prática da honestidade, proporcionando a realização do bem social. O ato de responsabilidade aumenta em determinados momentos da vida das pessoas. Mais ainda quando tem que decidir sobre questões que incidem em sua própria vida. É o caso das eleições. O voto é conquista de um futuro melhor para todos.

O cidadão consciente participa da política e ajuda na qualidade de vida das pessoas, porque age com responsabilidade, não se vende e nem vende seu voto, porque isso não deixa de ser um ato imoral.

Sofremos as consequências de uma péssima ação política, o que chamamos de politicagem, contribuindo para o fervilhar de uma cultura de desconfiança e “imoralidade” de nossos políticos.

O ditado popular de que “o voto não tem preço, mas tem consequências”, é uma realidade comum e trágica no Brasil. É pena que isso, historicamente, vem acontecendo, descaracterizando a identidade do país, conduzindo-o para o fundo do poço. Muitos eleitores mais conscientes vêm perdendo a esperança de que as coisas possam melhorar. Mas um novo mundo é possível!

Dizemos que “a política é suja”, mas será que não está necessitando da ação dos verdadeiros cristãos assumindo cargos públicos? Há bons políticos, mas ficam no campo da minoria, tendo que se sujeitar à força da democracia, que valoriza quem tem mais voto.

Exercite sua dignidade, sua cidadania e seu espírito cristão votando em quem você conhece, em quem sempre teve senso de justiça nas suas atividades, grandes ou pequenas.

Acredite no seu parceiro de fé e vida, em quem está sempre ao seu lado e não aparece só no tempo da campanha eleitoral. Tenha olhos abertos e ajude seu município nesse momento de escolha.

Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo de Uberaba, ex-bispo de Rio Preto

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso