X
X

Diário da Região

27/07/2016 - 00h00min

Cartas do Leitor

Diário 66 anos

Cartas do Leitor

O brilho de um jornal está na arte de compor informações com realismo e poesia de maneira a conquistar novos leitores. Uma informação bem cuidada tem o forte poder de mobilizar os leitores para uma ação construtiva instigando-os a compartilhar questões sociais, econômicas, políticas e principalmente pensar soluções.

Meus cumprimentos ao Diário da Região por mais um ano em defesa dos direitos, da legalidade e dos bons costumes. Mais um ano que não se dobra às pressões ou outros interesses. Firme e com postura decente, como deve ser um jornal.

Parabéns ao rio-pretense Dr. Norberto Buzzini, que continua como sempre, lutando por uma São José do Rio Preto melhor para todos. Parabéns extensivos aos filhos e a toda equipe de funcionários pela riqueza do jornal que nos proporcionam.

Aquele abraço e agradecimentos aos entregadores que ao amanhecer do dia nos brindam com a pontual entrega.

Manoel Antunes, Rio Preto

Perigo

Historicamente a política brasileira se deparou com duas formas de governo, uma com perfil mais entreguista, representado por JK e FHC, e outra com uma tendência mais nacionalista, como Vargas e Lula.

Está errado quem vê o partido dos trabalhadores como um partido comunista. Se você for analisar a forma de governo da qual pertence esse partido e compará-la historicamente com outros governos irá se deparar com um governo nacionalista.

Um partido que nasceu dentro de um mundo capitalista, onde todos seus integrantes são capitalistas, que realiza projetos que, indiretamente, favorecem todas as classes sociais seria socialista? Acreditam mesmo que se eles planejassem dar um golpe comunista, esperariam 4 mandatos?

Aqueles que prestaram atenção nas aulas de história se depararam várias vezes com “o perigo vermelho” e sempre que esse termo aparecia em algum livro de história do Brasil ele vinha seguido de um golpe, o qual instaurava uma ditadura, seja ela de Vargas ou Militar.

Mais uma vez “a ameaça vermelha” bateu a nossa porta e com o apoio da população um golpe, disfarçado mas que não deixa de ser um, está em andamento. Caso não tenham notado a repressão já está nos fazendo visita como no caso ocorrido (segunda) onde o ex-senador Eduardo Suplicy foi preso durante protestos a favor da população carente de São Paulo.

Infelizmente muitos brasileiros ainda não saíram da Guerra Fria, ou então após dormirem em varias aulas de história vem esbanjando seu conhecimento osmótico sobre o mesmo, e ainda temem um perigo que nunca houve no Brasil. Acordem, ainda há tempo!

Felipe Sanches Almeida, Rio Preto

Tolices

A palavra “estúpido” significa “tolo”, embora também às vezes se use como “grosseiro”. A gente se questiona por que razão o animal burro, o asno, é tido como símbolo da estupidez. Fala-se em ideias de jerico, isto é, tolices, mas, na canção de Luís Gonzaga, se diz que segundo o Padre Vieira, o jumento é nosso irmão.

Os franceses chamam ao tolo “sot” e há um conjunto de asneiras “sotiserie”, assim, nós também podemos criar a palavra asneirário para esse conjunto. Faço ainda uma outra contribuição para o nosso vocabulário sugerindo a palavra “parvônia” para as terras dos tolos, uma vez que parvo é sinônimo de tolo.

Encerraremos isto com a frase latina em que se compara o tolo com uma máscara: ó quantas espécies, cerebrun non habet, ó quanta beleza, mas não tem cérebro.

Alfredo Leme Coelho de Carvalho, Rio Preto

Riscos

Enquanto uma boa parte dos brasileiros aguarda com ansiedade, a Olimpíada a ser realizada no Rio de Janeiro e que não venha a se constituir na decepção da Copa do Mundo de 2.014, corre sérios riscos em vários aspectos. Um dos vários motivos se estende ao atraso de obras e de planejamento de uma forma segura e eficaz, além da falta de dinheiro, preocupam e muito a realização da Olimpíada.

O informe técnico classifica em cores o andamento dos preparativos, e quando uma delas se apresenta na cor verde, significa o bom andamento das providências prioritárias e indispensáveis.

Em amarelo, indica que inspira cuidados, onde aparecem pontos como insegurança, transporte, comunicação, controle de doping e evento teste.

Em vermelho, indica atrasos, que podem comprometer a realização dos jogos das diversas modalidades esportivas dentro do contexto desta realização, acrescentando a esta situação, que os itens mais importantes se resumem em locais de competição, infraestrutura geral, acomodação e finanças.

Em assim sendo, o Comitê pede acompanhamento preciso e cauteloso nas obras de transporte, que já estão todas atrasadas. Há ainda a preocupação de que a frota de navios ainda não seja suficiente para o evento.

Na sequência do que relatamos acima, e que se apresenta na cor vermelha, é a situação da rede hoteleira. Mas o que preocupa mesmo são as instalações esportivas. Ainda existem muitas e frequentes mudanças de locais e incertezas sobre a localização e especificação das instalações, como um dos pontos primordiais, para que o evento seja coroado de êxito.

Alessio Canonice, Ibirá

Maquiavel

Nicolau Maquiavel (1469 - 1527), em sua masterpiece, deu aos príncipes as diretrizes a serem seguidas para conquistar o poder e o manter. Mais, deixou para a humanidade um tratado político por vezes deturpado por interpretações equivocadas.

De acordo com Maquiavel, nutrir conflitos no próprio território para dominá-lo mais facilmente pode ser correto em tempos de equilíbrio político. Porém, quando vem a guerra, torna-se difícil ao príncipe manipular seus súditos, ocupados com suas diferenças.

Pois bem. A disputa nordeste/sul-sudeste fomentada pelo PT, fez com que a camada mais vulnerável - política, econômica e socialmente - a princípio aderisse ao ‘conquistador’.

Contudo, passada a bonança, a insistência da esquerda no ‘nós contra eles’ mostrou-se falida, contribuindo para o amargo fim de 13 anos de governo.

Lula certa vez disse ser ‘preguiçoso’ e ter ‘preguiça de ler’. Dilma, a afastada, com sua crônica dificuldade, outrora, não conseguia se lembrar ao menos do título que lia. Fica a dica companheiros.

Arthur Merlotti, Rio Preto

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso