X
X

Diário da Região

28/08/2016 - 00h00min

BOLA & BATOM

Aí sim fomos surpreendidos

BOLA & BATOM

NULL NULL
NULL

Indiscutivelmente uma das melhores Olimpíadas da história, um espetáculo mundial. O Rio e o Brasil estão de parabéns. Todos ficaram encantados com a abertura, onde o tema foi de extrema importância e muito bem escolhido no atual momento em que nossa “Mãe Natureza” clama a todos por piedade.

Tema esse que repercute nos quatro cantos do mundo, cada um com seus inúmeros problemas de sustentabilidade, sendo de caráter emergencial mudanças para não perdermos nosso maior bem, o verde!

Enfrentamos diversos tipos de problemas na cidade maravilhosa, social, financeiro, de saúde e até no esporte. Mas não podemos ver as coisas somente pelo lado negativo e sim sermos otimistas, pensar que uma Olimpíada trouxe para o povo brasileiro vários legados e benfeitorias.

Ficamos em uma posição no ranking jamais alcançada em toda história dos Jogos Olímpicos, em 13º no quadro geral, com 19 medalhas (sete de ouro, seis de prata e seis de bronze). Todos merecem aplausos pelos esforços em todas as modalidades, tentaram honrar o Brasil até suas últimas forças. Mesmo algumas modalidades não chegando ao esperado como natação, futebol feminino, handebol, vôlei feminino, entre outros.

Mas por outro lado, fomos pegos de surpresa em algumas modalidades, que se mostraram gigantes e trouxeram medalhas que realmente ficarão na história, como as do garoto baiano na canoagem Isaquias Queiroz. Além da Rafaela mostrando superação no judô e do tiro certeiro de Felipe Wu.

O futebol masculino, por sua vez, iniciou a olimpíada deixando a desejar muito e irritando toda nação. Todos que ali estavam tinham condições de se doar mais, só que isso não aconteceu nas duas primeiras partidas, deixando todos com os nervos à flor da pele.

Apenas a partir da terceira partida, com a entrada do atacante rio-pretense Luan, o time encaixou, passou a atropelar os concorrentes e ganhou confiança na reta decisiva. A ascensão culminou com o tão esperado ouro, acabando com o tabu que perseguia o vitorioso futebol brasileiro.

Não tem como ficarmos sem citar nossas meninas do futebol. As esperanças eram bem grandes de que ganhariam o ouro, mas infelizmente não aconteceu. A meu ver, o esquema tático do treinador Vadão Alvarez interferiu muito para não chegarmos ao lugar mais alto do pódio. Marta na lateral? Marta é atacante, não meia e nem lateral, vejo que isso prejudicou muito a referência do nosso ataque, faltou uma finalizadora. A contusão da Cristiane logo no começo do torneio também atrapalhou.

Devemos ressaltar a qualidade das equipes adversárias que também jogaram com raça em todas as partidas. Se formos falar de todos detalhes escreveria um livro, que ficaria na memória de todos que puderam participar de alguma forma dessa brilhante olimpíada.

Temos inúmeros problemas políticos e sociais em nosso país, mas não vamos perder as esperanças em prosperar o bem, incentivando as iniciativas no nosso tão carente esporte brasileiro. Orgulhosos! É assim que todos os brasileiros têm que se sentir, pois não ficamos atrás de nenhuma olimpíada já realizada na história!

Katiucia da Mota Lima é árbitra de futebol da CBF e educadora física

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso