X
X

Diário da Região

Blogs
Bate Panela com Larissa


Linguiça na cachaça com purê de cabotiã e farofa crocante
segunda-feira, 25/01/16, às 15:05, por
Compartilhe

Não que eu seja uma cozinheira de mão cheia - estou longe de ocupar esse posto -, mas gosto de me aventurar neste universo que mistura cheiros, sabores, panelas, sensações e emoções. Para alquimia dar certo, eu costumo cozinhar quando estou bem de espírito. Mia Couto, pseudônimo do escritor moçambicano Antonio Emílio Leite Couto, resume o que eu penso sobre cozinhar:

"Cozinhar é o mais privado e arriscado ato. No alimento se colocar ternura ou ódio. Na panela se verte tempero ou veneno. Cozinhar não é serviço. Cozinhar é um modo de amar os outros."

Em um fim de semana desses acordei inspirada. Fazia muito tempo que não mexia nas panelas lá de casa. Tive vontade de preparar algo para a minha família. E olha que a responsabilidade era grande. Não me lembro da última vez que minha mãe cozinhou no fim de semana. Desde que meu pai realizou o sonho de construir o fogão e o forno a lenha, ele é o chef das panelas de barros e ferro aos sábados e domingos.

Como ia “substituir” meu pai naquele dia, decidi fazer algo que o agradasse. Pensa em uma pessoa "chata" quando o assunto é comida. Descendente de mineiro e de baiano, ele gosta de comida forte. Não venha com nomes difíceis, em que é necessário fazer biquinho para falar, ele quer sustância, como carne com aquela capinha de gordura, linguiça, torresmo e afins.

Com base nos gostos dele e na minha vontade de conseguir flambar algo, decidi fazer uma linguiça flambada na cachaça, acompanhada de uma farofa crocante e um purê de cabotiã. Me senti quase no Master Chef quando coloquei fogo na pinga. É algo mágico ver aquelas chamas vermelhas e azuis consumindo todo o álcool.

O cardápio foi aprovado pelos meus familiares, incluindo o meu pai. Os pratos são ótimos para um almoço ou um jantar. A linguiça flambada na cachaça pode servir de aperitivo, sendo servida sozinha ou com outros acompanhamentos. A farofa crocante e o purê são bem coringas também.

Abaixo, seguem o passo a passo dos pratos.

Purê de cabotiã

Eu comprei no supermercado a cabotiã já descascada, picada e embalada a vácuo. Usei um quilo para quatro pessoas. Coloquei os pedaços em uma panela de pressão e cobri com água. Depois que pegou pressão, deixei cozinhando por dez minutos - cabotiã é uma abóbora fácil de cozinhar. Tirei toda pressão e a água e, com ajuda de uma colher, amassei a cabotiã na mesma panela que ela foi cozida.

Em uma outra panela, refoguei cebola e alho na manteiga sem sal - não gosto de usar margarina quando cozinho. Depois dos temperos refogados, acrescentei a cabotiã. Misturei bem e acrescentei um requeijão mais consistente para dar cremosidade ao purê. Acertei o sal e reservei.

Farofa crocante

Cortei 300 gramas de bacon em pedaços bem pequenos e fritei em uma frigideira sem óleo. Depois de dourado, coloquei o bacon em um papel toalha para tirar todo o óleo e reservei. Em uma outra panela, refoguei o alho e a cebola em duas colheres de manteiga bem cheia. Quando estavam bem dourados, acrescentei a farinha de mandioca flocada. Ela vai sugar toda a manteiga. Dourei um pouco e coloquei o bacon e três ovos. Acertei o sal e reservei.

Linguiça na cachaça

Cortei três gomos de calabresa em rodelas com espessura média. Em uma frigideira, coloquei duas colheres de manteiga. Depois de derretida, acrescentei a calabresa. Deixa ela fritar bem. Caso goste, acrescente rodelas de cebolas. Quando estiver bem dourada, coloque a cachaça – eu coloquei sem medida, quanto mais cachaça, mais o sabor. Risque um fósforo e coloque fogo na cachaça – só aproximar o fósforo da panela que as chamas já ascendem (veja vídeo abaixo). Deixe o fogo apagar sozinho. Depois disso, está pronto para servir.

VIDEO DO YOUTUBE
Bate Panela com Larissa - Linguiça na cachaça flambada

 

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso