X
X

Diário da Região

Blogs
Bate Panela com Larissa


Aprenda a fazer uma Ceia de Natal Funcional
sexta-feira, 04/12/15, às 20:12, por
Compartilhe

As festas de fim de ano chegaram e eu aposto que, assim como eu, você está louco para enfiar o pé na jaca. Afinal, o que a gente mais faz nesta época do ano é comer. Mas para não ficar com culpa na consciência, eu e você vamos aprender juntos a fazer uma Ceia de Natal Funcional. A nutricionista funcional Fernanda Cáprio nos explica os benefícios dos alimentos escolhidos e é o chef Kleber Lemechewsky, da escola de gastronomia Le Grand Chef, quem nos ensina o preparo. Abaixo do vídeo, você confere as receitas completas.

E ah, divida comigo e com os leitores desse blog suas aventuras gastronômicas. Publique fotos e vídeos nas redes sociais com a #diariodaregiao. Elas vão servir de inspiração para postagens desse blog e para os nossos vídeos. Que tal a gente cozinhar juntos?

Encaminhe sugestões, dúvidas e descobertas gastronômicas no e-mail [email protected] Um bom apetite!

Veja como fazer deliciosa Ceia de Natal Funcional:

Receitas:

Rolinhos de Berinjela 

2 Berinjelas,

1 Xícara ( sopa) de azeite de oliva;

1 colher ( chá ) de orégano;

9 Tomates secos caseiros

1 colher ( sopa) de azeitona preta light fatiada;

2 colheres ( sopa) de leite desnatado;

1 colher ( chá) de salsa picada;

1 colher ( chá) de manjericão fresco

Molho: 100 ml de azeite, 30 ml de vinagre branco, sal, pimenta calabresa desidratada, e orégano desidratado. Misturar os ingredientes e regar os rolinhos já montados.

Modo de Preparo

Corte as berinjelas em fatias finas no sentido longitudinal, cada berinjela dá aproximadamente 4 fatias. Coloque numa bacia 1 litro de água e 1 colher ( sopa) de sal, deixe as fatias de berinjela mergulhadas por 30 min. Passado o tempo, retire-as da água, seque-as e reserve. Pincele o azeite nas fatias de berinjela, coloque-as em uma assadeira antiaderente afastadas umas das outras e leve-as ao forno pré aquecido a 200º C por 15 min. Retire e deixe esfriar.

Modo de preparo ( Recheio)

Numa Vasilha junte a ricota, as azeitonas picadas, o orégano, os tomates secos e picados, a salsa e o leite desnatado, misture bem até conseguir uma pasta cremosa.

Montagem

Coloque uma colher de recheio em cada berinjela ou mais, se necessário. Feche com meio palito espetado de cada lado. Depois de todos os rolinhos estarem montados, leve-os novamente ao forno por 10 min. .Retire e decore os rolinhos com as folhas de manjericão. Sirva os rolinhos de berinjela com ricota e tomate seco e o molho.

Rolinhos de Abobrinha

2 Abobrinhas italianas

300 g de ricota de búfala

20 g de castanha do pará;

Quantidade boa de de mel; de pimenta rosa; sal e pimenta do reino; azeite extra virgem

Molho: 100 ml de azeite, 30 ml de vinagre branco, sal, pimenta calabresa desidratada, e orégano desidratado. Misturar os ingredientes e regar os rolinhos já montados.

Modo de Preparo

Fatiar as abobrinhas o sentido longitudinal pelo seu comprimento e escaldar em água fervente por aproximadamente 2 min.. Retirar e secar. Temperar com sal e pimenta do reino. Em uma tigela, misturar a ricota, sal, pimenta do reino, azeite e a castanha triturada e finalizar com pimenta rosa. Rechear e enrolar as abobrinhas, regar com azeite e servir .

Escondidinho de Mandioqueinha com Ratatouille

 

1 Kg e ½ de mandioquinha cozidas e espremidas;

1 unidade de berinjela;

½ unidade de pimentão vermelho, verde e amarelo;

2 tomates;

1 unidade de cebola roxa grande;

2 dentes de alho em lascas;

Folhas de manjericão á gosto;

Sal, pimenta do reino á gosto;

2 colheres ( sopa) de queijo minas ralado

2 colheres ( sopa) de azeite aproximadamente.

Modo de Preparo:

Descascar as mandioquinhas, descascar a abobrinha e cozinhar em água abundante e fervente por aproximadamente 25 min. Ajustar o sal e acrescentar 1 colher ( sopa) no purê e misturar bem. Corte os legumes. Em uma frigideira com azeite, saltear os legumes começando pela cebola, pimentões, berinjela, alho, tomate, desligar o fogo, colocar as folhas de manjericão, ajustar o sal e a pimenta. Misturar bem. Em uma refratária, montar: uma camada de purê, em seguida todo recheio de ratatouille e cobrir com o restante do purê. Polvilhar com o queijo e levar ao forno pré aquecido 180º C por aproximadamente 20 min. Ou até gratinar o queijo. Retirar e servir.

Maçã assada com uvas passas

6 Maçãs médias;

6 colheres de sobremesa de uvas passas;

2 colheres de sopa de açúcar mascavo;

Canela à gosto.

Modo de Preparo:

Retire as sementes e a parte central das maçãs, deixando- as inteiras. Arrume as maçãs num refratário . Misture as passas e o açúcar , recheie a parte central( de onde foram retiradas as sementes), cubra com papel alumínio e leve ao forno por 30 min. Polvilhe canela antes de servir.

 

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso