X
X

Diário da Região

06/02/2015 - 01h19min

 

Volta às aulas

 

Alunos da rede municipal de educação voltaram às aulas na quarta-feira passada. Os professores iniciaram o ano letivo no dia 2 de fevereiro. Como em todos os anos, os professores, coordenadores e diretores reúnem-se com toda a equipe pedagógica para a elaboração do Plano de Trabalho. A rede toda está de prontidão para receber os alunos. Discussões, propostas, argumentos, desafios, inovação, desempenho, mudanças, criatividade, relógio de ponto (como se professor pudesse entrar e sair da escola a qualquer hora), campanhas, festas, projetos, inclusão, reforço escolar, cursos, capacitação, rendimento... De outro lado, os professores suplicando paz, compreensão, harmonia, cooperação, amor, equilíbrio, superação, força, amor, alegria, estímulo, serenidade... A educação está cada dia mais difícil: experimentos, cobranças, desafios, soluções e cobranças de todo tipo, de "ponta" na hierarquia, ou melhor, no último hierárquico: o professor. Como cobrar de um professor a responsabilidade de tudo isso, incluindo as diferentes "inclusões", quando na verdade o próprio professor é excluído de suas próprias práticas e conhecimentos? Na universidade, se aprendem didática, leis, fundamentos teóricos, psicologia, gestão escolar e muitas outras coisas. Mas cabe a ele também dar conta da geografia, das ciências, da matemática, das artes, da educação física, da higiene bucal, e de tudo que nem está no currículo do aluno.


Além disso, ele também é pai e mãe "terceirizados"(como diz uma professora) de uma sociedade que transferiu toda a educação de seus filhos para a escola. Ser professor é tudo isso e muito mais. São anos de dedicação, de noites e noites de preparo de material, de finais de semana pesquisando atividades, estudando e corrigindo provas. E quando se para para pensar na profissão, vem a pergunta: por que tanto trabalho e tão pouca compensação? Por que esse baixo salário? Por que estudar e dedicar tanto tempo a uma profissão desvalorizada e que é de fundamental importância? Quem pode, deixa a sala de aula. Quem sai não volta mais. Quem não sai, adoece, apesar do amor à profissão, pois esta é uma profissão de amor. Nunca deveria ser de "dor". Salas cheias, indisciplina, calor demasiado, barulho, descontentamento dos pais, problemas domésticos e sociais graves. O Brasil da Educação precisa que seus pensadores teóricos façam suas experiências no "laboratório sala de aula" para depois propor as práticas das teorias apresentadas.Professor de verdade é aquele que "enfrenta" uma sala de aula com responsabilidade e isso não é para qualquer um. Só para os fortes! Assim como são para os fortes a paciência, o desacato, a cobrança, a fadiga e o estresse, o choro engolido e a solidariedade dos colegas, assim como foi mostrado no Jornal Nacional do último dia 2 de fevereiro.


TERESA ELAINE TALARICOProfessora da Rede Municipal de Ensino de Rio Preto



>> Leia aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso