X
X

Diário da Região

11/02/2015 - 01h35min

 

Visitar os enfermos

 

Hoje, celebra-se o Dia Mundial do Doente, instituído em 1992 por São João Paulo 2º. E lembramos a relevância da unção dos enfermos. Pela unção e pela oração dos presbíteros, a Igreja entrega os doentes aos cuidados do Senhor sofredor e glorificado, para que os alivie e salve. O sacramento da unção dos enfermos, que podemos receber mais de uma vez quando passamos por doenças graves, é presença de fé e esperança nesse momento da vida. É costume o padre dar ao doente o sacramento da confissão, com o propósito de ele também arrepender-se de seus pecados e viver esse momento na graça de Deus. Jesus sempre teve um grande carinho pelos doentes. Quando os judeus os desprezavam, porque consideravam a doença um castigo de Deus, Ele os acolhia com amor e os curava. "E passando, Jesus viu um cego de nascença. Os seus discípulos perguntaram-lhe: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: nem ele nem seus pais, mas foi para se manifestar nele as obras de Deus" (Jo 9, 1-3). Jesus quis que os apóstolos continuassem sua missão, por isso deu-lhes o dom da cura. "Então os discípulos partiram e pregaram para que as pessoas se convertessem. Expulsavam muitos demônios e curavam muitos doentes, ungindo-os com óleo" (Mc 6, 12s). P ara aprofundar este tema é que temos a oportunidade de viver mais um Dia Mundial do Doente, celebrado, anualmente, em 11 de fevereiro, na festividade de Nossa Senhora de Lourdes. Para reflexão, a Santa Sé divulgou, em 30/12/2014, a mensagem do Papa Francisco para esse 23º Dia Mundial do Doente. O tema deste ano convida-nos a meditar uma frase do livro de Jó: "Eu era os olhos do cego e servia de pés para o coxo" (29,15).


O Papa encoraja a fazer esta meditação na perspectiva da "sapientia cordis", ou seja, da sabedoria do coração, e frisa que sabedoria do coração significa servir o irmão. Com efeito, as palavras de Jó evidenciam o serviço aos necessitados - insiste o Papa -, recordando aqui as pessoas que permanecem junto dos doentes que precisam de assistência contínua, de ajuda para se lavar, vestir e alimentar. Na mensagem, o Papa Francisco fala das sabedorias: 1- Sabedoria do coração; 2- Sabedoria do coração é servir o irmão; 3- Sabedoria do coração é estar com o irmão; 4- Sabedoria do coração é sair de si ao encontro do irmão; 5- Sabedoria do coração é ser solidário com o irmão, sem julgá-lo. Convido os irmãos e irmãs para que se associem nessa missão evangelizadora e importantíssima, seja nas visitas aos hospitais, seja nas residências. Eu mesmo gostaria de ter mais possibilidade de ter essa presença e quando consigo agradeço a Deus, como pude fazer algumas vezes durante a Trezena de São Sebastião, em janeiro. Que neste Ano da Esperança Cristã, levemos a esperança que é Cristo para os que estão nos leitos hospitalares, ou em suas residências presos a uma cama, enfermos.


ORANI JOÃO, CARDEAL TEMPESTA, O.Cist.Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro


>> Leia aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso