X
X

Diário da Região

30/01/2016 - 00h00min

artigo

Unesp completa 40 anos

artigo

Em 30 de janeiro de 1976, com base na lei nº 952/76, a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) foi criada, agregando e incorporando 14 institutos isolados instalados no interior paulista, entre eles o de Rio Preto, a tradicional e pioneira Fafi - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, que passava a se chamar Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce). Assim, nossa cidade e região puderam fazer parte do crescimento da universidade.

Hoje, os números da Unesp surpreendem: está em 24 cidades, com 34 unidades (faculdades e institutos), sete unidades complementares e três colégios técnicos, distribuídos em uma área total de 63 milhões de metros quadrados e 950 mil metros quadrados de área construída, 2 mil laboratórios, 30 bibliotecas, cinco fazendas de ensino e pesquisa, três hospitais veterinários, centro jurídico-social e diversos centros de atendimento à saúde.

A universidade oferece 183 opções de cursos de graduação em 63 profissões; 232 programas de pós-graduação stricto sensu (120 mestrados acadêmicos, 12 mestrados profissionais e 100 doutorados acadêmicos), além de diversos cursos de especialização (pós-graduação lato sensu). São 37 mil alunos de graduação e 13 mil pós-graduandos (stricto sensu), que recebem sólida formação de 3.880 docentes, com o auxílio imprescindível de 7 mil servidores técnico-administrativos.

Para as sete mil vagas de graduação disponíveis em 2016, 103.694 candidatos se inscreveram para o vestibular, recorde histórico da universidade, dos quais, 42.654 foram classificados para a segunda etapa. Quase 50% desses ingressantes serão oriundos do ensino público, aos quais várias ações de apoio e auxílio são oferecidas pela Unesp, por meio do Programa de Permanência Estudantil. Além do apoio aos alunos com perfil de vulnerabilidade socioeconômica, outros incentivos são oferecidos aos graduandos para o seu aprimoramento acadêmico.

Considerada a 4ª melhor universidade brasileira, a Unesp figura entre as 500 melhores universidades do mundo, ocupando a 27ª posição entre as Top 100 dos países emergentes. Assim, a Unesp tem incentivado as ações de internacionalização, realizando acordos e convênios com países de todos os continentes, enviando e recebendo, em intercâmbio, docentes, alunos de graduação e pós-graduação e servidores técnicos administrativos, para aprimoramentos de ensino e cooperações em pesquisa.

Nestes 40 anos, a Unesp tem oferecido ensino público e gratuito de excelente qualidade, realizado pesquisa de reconhecimento internacional e se destaca enfaticamente pelo oferecimento de extensão universitária, que é a articulação com a comunidade dos conhecimentos gerados pelo ensino e pesquisa, possibilitando que esses benefícios sejam oferecidos à sociedade em quase todo o território paulista Assim, para continuar em sua trajetória de sucesso, a Unesp deverá enfrentar nas próximas décadas a missão de responder aos anseios regionais da sociedade, promovendo desenvolvimento com sustentabilidade e responsabilidade social.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso