Diário da Região

12/03/2009 - 01h00min

Turismo científico contra crise

As águas de março, como já dizia o poeta, logo fecharão o verão. Mas, longe de uma chuva suave de final de estação, o Brasil e, por consequência nossa região, passam pela tempestade de uma crise econômica mundial. Sinal de desânimo? De forma alguma. Não se trata de otimismo impensado mas sim de nos apegarmos a boa e velha fórmula de aliarmos sonhos e trabalho. São José do Rio Preto se prepara para sediar novamente um congresso internacional de medicina, desta vez em dermatologia. Em junho de 2006, como presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, realizamos o 18º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica. Lotamos todos os hotéis da cidade e região, trouxemos mais de 3 mil pessoas incluindo médicos brasileiros e estrangeiros. Trouxemos inclusive os médicos canadenses, Jean e Alaistar Carruthers, introdutores do uso da toxina botulínica com finalidades estéticas, técnica que revolucionou os conceitos de rejuvenescimento no mundo. Foi o maior evento do gênero na América Latina. Agora, como presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia-SP, já programamos inúmeros eventos e vamos encerrar nossa programação científica com mais um congresso nacional e internacional, em Rio Preto. Já nos reunimos com algumas forças que movimentam o turismo de negócios e o desenvolvimento em nossa cidade: Acirp, Ciesp, Convention Bureau, Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Negócios e Turismo, Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes e Cenacon (Centro Nacional de Congressos) para que, juntos à nossa diretoria, iniciemos o planejamento para esse megaevento em nossa cidade. Será uma excelente oportunidade de deixarmos de falar em crise e gerarmos conhecimento e negócios.

No entanto, voltamos a enfrentar os velhos problemas. Nossa infra-estrutura hoteleira tem limitação de leitos. Não há um espaço adequado com um centro de convenções e, novamente, Mirassol nos recebe de braços abertos com seu Interior Eventos, único local com capacidade de abrigar o congresso. Passados mais de dois anos, apesar de termos realizado um evento que comprovou a excelência de nossa cidade no turismo científico, pouco se fez para o incentivo deste segmento que, inclusive, tem outras especialidades da medicina e segmentos de negócios que realizam eventos. Faço uma chamada aos nossos dirigentes políticos e também aos investidores da sociedade, para que efetivamente comprometam-se com a viabilização de um centro de eventos digno do potencial de nossa cidade, com um planejamento estratégico e de incentivos para este segmento. O futuro do desenvolvimento e da riqueza de nossa cidade passa pelo turismo científico. É uma excelente receita neste momento em que buscamos soluções para incrementar a economia.

JOÃO ROBERTO ANTONIO
Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia -SP -2009, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica- 2005-2006, professor de dermatologia da Famerp desde sua fundação; dermatologista em Rio Preto desde 1966

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso