X
X

Diário da Região

04/03/2015 - 22h22min

 

Teoria do Caos

 

Foi oportuno para mim a leitura do artigo do dr. Wilson Daher, "Sem querer, querendo", na coluna Rio Preto Pensa, no qual abordou a teoria do caos citando o filosofo Nietzsche, que ao falar em mudanças diz: "É preciso que haja treva para que se perceba o brilho de uma estrela", ou seja, "no princípio era o caos e fez-se a luz". Ali o autor fez alusão à crise da água, que quando falta, criam-se fontes diferentes como solução. Desta sábia teoria, aproveito a ideia citando também como exemplo o caos que atinge o País, com características de ingovernabilidade, necessitando urgente de providências. E que venham de qualquer lugar, não só pela legalidade através do Congresso Nacional, como por qualquer outro movimento de perfil patriótico e democrático. Como a ciência política é a arte de governar para o povo, já é notório e sabido que a vigência do instituto da reeleição do Poder Executivo está sendo considerada a fonte de todos os males, necessitando ser urgentemente revogada. Não é segredo para ninguém, que a descrença da sociedade brasileira sobre a classe política está em franca disseminação, provocando uma apatia generalizada entre os brasileiros. Em outras palavras, mais objetivas, os partidos da ala governista, principalmente o PT, conseguiram nestes últimos 12 anos aparelhar tanto o Estado, minando desta maneira todas as forças políticas da oposição. E o pior, se a oposição continuar sem líder, sem rumo pragmático e sem popularidade, o PT com certeza poderá permanecer por muito tempo no poder. E não adianta depois chorar o leite derramado. Realmente, é através da reeleição a grande moléstia maligna que afeta o País. Através dela, sempre existirá a longa permanência dos mesmos políticos no governo, facilitando a organização de quadrilhas para o exercício de tantas trambicagens.


Através dela, os políticos da ala governista e os empreiteiros de obras ficam trocando figurinhas com a moeda conhecida como propina. Através dela, os mesmos políticos procuram permanecer no poder, sustentados por dinheiro dos cofres públicos. E finalmente através dela, ganha-se também eleição, através do assalto nas estatais para cobrir despesas de propaganda, tal como fizeram com a Petrobras, em que diariamente jornais e revistas divulgam os seus autores na chamada operação Lava Jato. Pela teoria do caos, as soluções deverão surgir, tal como a obrigação maior, através dos parlamentares do Congresso Nacional, com possível reforço das passeatas populares que estão sendo preparadas para o dia 15 de março, conforme divulgação nas redes sociais. Se nada acontecer, nossa esperança é que existe um grande movimento supra-partidário, encorajado pela pesquisa de 85% pró reforma política, chefiado pelas mesmas entidades sociais que aprovaram a Lei da Ficha Limpa, e que poderão dispor da iniciativa popular para atender os reclamos da população. Todas essas entidades sociais já estão de prontidão para virar a mesa até conseguir a verdade como se imagina na teoria do caos, que de tão sábia que é, mesmo na demora as soluções poderão acontecer, pois os homens não são imortais e o País continua no mesmo lugar.


NELSON NAGIB GABRIELMédico e advogado


>> Leia aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso