X
X

Diário da Região

12/09/2016 - 19h41min

Artigo

Somatização corporal

Artigo

Johnny Torres Eduardo Carlos da Silva é neurocirugião e coach
Eduardo Carlos da Silva é neurocirugião e coach

Desde a infância aprendi com o meu pai que quando a mente não funciona bem o corpo padece. Somatização corporal é uma memória de informação oriunda de um pensamento mal interpretado, não elaborado e transformado em uma emoção capaz de sedimentar no inconsciente e ancorar em cada célula do corpo. Ela pode ser vivida, sentida, aprendida e experienciada. É regida por leis energéticas e neuropsicológicas, com capacidade de afetar corpo e mente. A somatização transforma-se num fenômeno celular e tecidual capaz de influenciar e interferir no aspecto biológico e psicológico das pessoas.

Ao considerar a mente como um campo de informação com capacidade de emitir mensagem e energia, as emoções têm a capacidade de ancorar no corpo. As células corporais vivenciam, aprendem, sentem e são condicionadas. Quando a interpretação das informações induz a sentimentos agradáveis, ocorre relaxamento corporal e bem-estar (efeito placebo). Se a interpretação das informações transmitem percepção de perigo ou mal-estar, ocorre tensão emocional, e, quando não revertido, propaga para corpo e a mente e pode desencadear sintomas psicológicos e doenças (efeito nocebo). 

Quando o alvo atingido, o sistema muscular se manifesta com contratura muscular na forma de couraças; se for o sistema visceral, resulta em desregulação e manifesta os sintomas associados a cada órgão. Na cabeça, manifesta como cefaleia, queda de cabelo; no sistema cardiovascular, como taquicardia, arritmia, hipertensão arterial; no sistema respiratório, como falta de ar, asma, alteração do ritmo da respiração; no sistema imunológico, desarma a defesa e diminui a resistência para infecções e impede a apoptose (morte programada) das células displásicas responsáveis pela formação de câncer; no estômago, desencadeia azia, gastrite, úlcera; no intestino, constipação e diarreia; nas glândulas, disfunção da tireoide, perda de libido, impotência, descontrole menstrual, infertilidade; na pele, como herpes, alergia, dermatose, e no cérebro/mente, com ansiedade, falta de concentração, estresse, depressão, pânico e distúrbio memória. 

A tensão, a contração e sobrecarga do sistema músculo-esquelético pode desencadear tendinites, dor coluna, lesões de quadril, joelhos e demais articulações. O corpo retém os conflitos emocionais através das informações transmitidas pelos cinco sentidos, pelo tom da voz, gestos, posturas, movimentos, percepções, pensamentos, imaginação e sentimentos. Os estímulos oriundos das crenças, princípios, valores e hábitos são capazes de ativar o sistema nervoso simpático, responsável por estimular e interferir em múltiplos órgãos. As tensões mentais podem desencadear emoções como raiva, medo, tristeza, frustração, ansiedade, vergonha, culpa, remorso, depressão, e podem facilitar a somatização corporal.

Essas situações promovem uma dessincronização e desordenação nas ondas elétricas e eletromagnéticas entre coração e cérebro. Isso impede ou atrapalha a concentração, pensamento claro ou a tomada de decisões proativas e resulta em tensão e liberação de hormônios de estresse e contração da musculatura e fáscia corporal. Atualmente, as pessoas estão conectadas ao mundo externo com sobrecarga excessiva de informações que geram muito estresse e grande perda de tempo e energia. Com a finalidade de reduzir e evitar a somatização, você pode permitir-se à conexão interna, ligar o auto-observador e manter o autocontrole. 

Através de treinamento e reprogramação mental, escolha focar e permanecer com atenção, manter clareza de propósitos, ter flexibilidade, congruência, relaxar, acalmar, atuar com confiança e aceitação. Ao estimular o sistema nervoparassimpático através de relaxamento corpo/mente, respiração diafragmática, massagem, exercícios físicos, consciência corporal e imaginação, você aumenta e conserva energia. Pode aprender por meio de dissociação a desindentificar e liberar pensamentos, sentimentos e emoções. Com bom humor, otimismo e serenidade, você pode ser capaz de ir em busca de uma perfeita sincronização e harmonia entre pensamento e sentimento. 

Aprenda a interromper as respostas automatizadas oriundas do inconsciente através de elevação da autoconsciência. Pode ressignificar as emoções negativas para positivas, e, com criatividade, acessar memórias agradáveis e recuperar, reviver e criar sensações e emoções prazerosas. A mente calma propicia relaxamento, redução do estresse, menor fadiga, equilíbrio e saúde. 
A meditação é uma grande e inestimável ferramenta com o poder de desfocar a atenção do mundo externo, bloquear o diálogo interno e julgamento, acionar a auto-observação e redirecionar a consciência para autoconsciência. 

Isso possibilita aceitar a realidade como é, a liberar o apego, os hábitos e crenças limitantes, confiar o que a vida o presenteia, criar um novo destino, viver cada momento como se fosse o último e permitir-se empatia, compaixão, lucidez e amor. Portanto, para liberar-se das amarras do corpo e da mente, cocriar e transformar sua nova vida, escolha ligar seu auto-observador, bloquear ou mesmo anular pensamentos, interpretações e sentimentos malévolos; e, ao viver o presente sem julgamento, entre em um estado de equilíbrio e harmonia corpo/mente. "O ideal seria ter o coração na cabeça e o cérebro no peito... Assim, pensaria com amor e amaria com sabedoria" (autor desconhecido). 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso