X
X

Diário da Região

21/07/2015 - 00h00min

PAINEL DE IDEIAS

Só dói quando cresce

PAINEL DE IDEIAS

NULL Alaor Ignácio
Alaor Ignácio

Nessa nossa terra de médicos, do pecuarista ao prefeito, claro que não me arrisco a diagnosticar nada que se relacione à saúde, sem antes consultar a fonte das fontes: o Google/Wikipedia. Porque a “doença” que procuro é meio nebulosa: as dores do crescimento! Criança que não sentiu isto que atire o primeiro ursinho de pelúcia; detectavam as minhas, as suas, as nossas avós, quando acordávamos no meio da noite, sentindo as pernas doerem.

Começo a achar que as avós eram mais sábias que a Wikipedia. Esta, tentando explicar as causas de tal mal, diz que “são sintomas de dor relativamente comum em crianças”. A primeira definição wikipediana pareceu-me algo muito parecido com a famigerada “virose”, que os postinhos de saúde cismam que a gente tem, quando não têm com o que cismar.

Pois bem, nossa Rio Preto já não é tão criancinha assim, mas tudo me leva a crer, especialmente depois que me tornei um perspicaz avô, que a cidade padece das dores do crescimento. Só pode ser...

Entre as causas da doença, a enciclopédia virtual revela que teorias apontam postura falha, distúrbio de perfusão vascular (quantidade da injeção de sangue que corre nas veias), cansaço ou “causas psicológicas”.

É isso! O diagnóstico que eu procurava!

A interdição de uma avenida como a Bady Bassitt, por exemplo, exceto pela ausência de cansaço – porque não temos visto “a coisa andar” – só pode ser atribuída ao distúrbio de perfusão vascular, à postura falha e, muito claramente, às “causas psicológicas”, já que o maior mecanismo de busca do planeta não aponta o marketing ou a “necessidade de mostrar serviço” como condição para as dores do crescimento.

E a avenida Brasilusa? A Nadima Damha? E inúmeros outros desvios nos vários pontos da cidade aos quais somos obrigatoriamente submetidos, caso tenhamos a intenção de exercer o nosso direito de ir e vir? Puro cansaço.

De maneira secundária, mas não desprezível, a enciclopédia-mor da internet também aponta como causa para as dores do crescimento “a falta de suporte emocional de um ou outro pai em momentos críticos do desenvolvimento” da criança.

Como a cidade não tem pai nem mãe, coitadinha, tem apenas um prefeito e pouco menos de uma dúzia e meia de vereadores, repasso a César o que é César. Certamente, muitos desses senhores e senhoras estão faltando com o suporte emocional: escutar os cidadãos nesses momentos de fragilidade, ter boa vontade, tempo para trabalhar as causas, ficar ao lado e estudar estratégias de superação. Isso para não dizermos que são desleixados, preocupados com assuntos menos singelos do que curar a cidade e que estão pouco se lixando para a aflição alheia.

Rio Preto com essas pernas doloridas, e parece que os responsáveis estão ocupados esperando-a crescer, porque essas dores passam sozinhas... Diziam as avós e diz a Wikipedia.

 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso