X
X

Diário da Região

29/07/2016 - 00h00min

artigo

São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas

artigo

NULL NULL
NULL

O Dia do Motorista é comemorado no dia de São Cristóvão, 25 de Julho, santo católico considerado o padroeiro dos motoristas no Brasil. Entretanto, São Cristóvão é protetor de qualquer condutor, seja de veículo motorizado, seja de bicicleta, seja de carro de mão do sorveteiro, do vendedor de cachorro quente, do vendedor de outros produtos, como também do incauto catador de papelão que precisa sustentar a sua família, todavia protegendo mais aqueles que procuram conduzir com respeito aos demais usuários.

No início do primeiro milênio, durante o Grande Império Romano, os soldados eram destacados pelos seus comandantes para prestar seus serviços em vários pontos do Império. Alguns soldados tinham a missão de evitar abusos no Rio Jordão e de tentar salvar as pessoas com problemas naquele rio. Muitos soldados usavam da rigidez para evitar os abusos, e outros tinham poucas técnicas para salvar pessoas dentro daquele rio. No meio daqueles soldados, estava um que agia com muita cautela, inteligência e solidariedade.

Esse soldado ajudava as pessoas a atravessar o rio de uma margem para outra com segurança, prevenindo para que o pior não acontecesse. Um certo dia pegou no colo um menino e o conduziu para a outra margem com bastante cuidado. Aquele menino, notando o censo de responsabilidade daquele soldado, cobriu-lhe de bênçãos. Aquele menino era Jesus, e aquele soldado, mais tarde virou São Cristóvão. São Cristóvão ficou consagrado o Santo Padroeiro, protetor dos motoristas por ter transportado com cuidado, com segurança, mas com habilidade técnica, Jesus em seus ombros.

Qualquer condutor que seja, conduzindo veículo motorizado ou não motorizado, precisa conscientizar-se de que o ato de dirigir deve ser com consciência, com responsabilidade, com habilidade técnica, com respeito e com educação para que as pessoas não se machuquem, finalizando com a preservação do meio ambiente, da saúde das pessoas, mas, sobretudo na preservação de vidas humanas, espelhando-se, dessa maneira, no nosso Santo Protetor. A qualidade de vida no trânsito pode e deve melhorar, na medida em que todos os usuários, especialmente os motoristas, se conscientizem de que a solidariedade e as relações entre as pessoas no trânsito melhorem.

O acúmulo de compromissos ou a falta de prudência faz muitos condutores disputarem cada centímetro do asfalto, deixando a educação acontecer numa outra ocasião. Na pressa contra os segundos, colocam em risco a sua própria vida e a de terceiros, esquecendo-se de que a estrada deve ser forma de comunhão entre pessoas e não arma mortal.

É preciso, por certo, mais que atitude. É preciso conscientização! E não conscientização da sala de aula, com a esperança de mudança de comportamento. Trato aqui de se buscar verdadeiramente a nossa própria consciência do mundo que nos cerca, no puro significado de compreensão das coisas, como são e porque são. Por mais sangue e suor que sejam derramados, nada vai mudar, enquanto o homem não perceber que conviver bem no trânsito não é apenas saber dirigir e cumprir as leis. Busquemos cultivar e viver as nossas responsabilidades como intercessores motorizados.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso