Diário da Região

16/12/2012 - 01h50min

 

Rio Preto e Famerp

 

Quando vamos chegando aos alvores de 2013, fazendo um retrospecto do ano que se finda, temos muito a comemorar. São conquistas, que nos levam a ter orgulho da nossa cidade e de suas instituições. Mercê do trabalho de gerações que se sucederam ao longo dos últimos 160 anos, desde os mais importantes dignitários, até o mais simples trabalhador, Rio Preto tem muito a celebrar, neste segundo decênio do século 21. Seguidamente temos recebido o galardão de ser a segunda melhor cidade para se morar entre as 5,5 mil do nosso imenso Brasil. Imagine leitor amigo o que isto representa, considerando que vivem aqui cerca de quinhentos mil habitantes. Entre as urbes médias como a nossa, Rio Preto destaca-se pela sua qualidade, aferida pelo Índice Firjam, similar ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), realizado periodicamente pela Organização das Nações Unidas (ONU). Como exemplo comparativo, Ribeirão Preto ocupa a sexta posição e Marília a sétima! Outros marcadores mostram a pujança da nossa região, um verdadeiro exemplo para o País. Enquanto o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) da nação está na ordem de 1%, o nosso incremento foi de 14%, atingindo a cifra de R$ 9,0 Bilhões rivalizando com o dos tigres asiáticos. Tenho repetido muitas vezes que “Os negócios vão acontecer nas cidades em que os cidadãos gostarem de morar”.


Empreendimentos de alto impacto econômico vêm se instalando aqui, oferecendo empregos de qualidade, configurando um circulo virtuoso, com pleno emprego e adequada distribuição de renda. Completando este avanço, recentemente o prefeito anunciou o início definitivo das obras para a efetiva implantação do “ParTec” nosso Parque Tecnológico, importantíssimo para prosseguirmos no ritmo de crescimento que nos mantenha sempre no topo do progresso. Outra notícia que me toca pessoal e profundamente é poder divulgar que a Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), pelo terceiro ano consecutivo, avaliada pelo Índice Geral de Cursos (IGC), recebeu a nota 5,0. A maior da escala, levando-a a ser considerada pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) como “Instituição de Excelência no Ensino”. O indicador sintetiza a qualidade de todos os cursos de Graduação, e Pós-Graduação “Latu e Stricto Sensu”, alocando a Famerp entre as dez melhores escolas do país. Chamo a atenção para este detalhe, a Famerp não é só uma das melhores Faculdades de Medicina do Brasil, é uma das melhores entre as 1.144 instituições de ensino avaliadas, rivalizando com as maiores universidades e institutos.


Para nossa maior satisfação, entre as 10 melhores instituições públicas nacionais, apenas duas são do Estado de São Paulo: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e (Famerp). Estava errado Visconde de Taunay, que por aqui passou na segunda metade do século 19 e fez a previsão sombria, de que os poucos casebres que aqui existiam iriam desaparecer engolidos pela mata e pelas doenças. Estava certo o Dr. Raul de Aguiar Ribeiro, que com cinco colegas viveu a aventura de fundar a Faculdade de Medicina, que hoje brilha como estrela resplandecente no cenário científico internacional. Estão de parabéns todos que confiaram na proteção de São José, acreditando em Rio Preto... Merecem cumprimentos os rio-pretenses, representados hoje pelo prefeito Dr. Valdomiro Lopes, ex-aluno e o atual diretor da Famerp, o Prof. Dr. Humberto Liedtke Junior, que tem a sorte de ocupar os cargos de destaque nesta quadra histórica.


DOMINGO BRAILE Prof. Emérito da Famerp e Unicamp. Diretor da Pós-Graduação da Famerp. Editor da Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e membro da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura


Quer ler o jornal na íntegra? >> Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso