Diário da Região

13/02/2004 - 00h03min

Razões para sorrir

Em conseqüência de políticas públicas como a fluoretação da água, adição de flúor aos dentifrícios e desenvolvimento de procedimentos coletivos pelo SUS, vem-se observando redução no número de cáries dentárias, principalmente na população infantil. Nesse sentido, o último levantamento epidemiológico realizado em São Paulo indica redução de 64% nas cáries em crianças de 12 anos (idade referencial do SUS nesse campo), de 1982 a 2002. Com isto, o Estado alcançou índice melhor do que a meta proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O estudo - um bom parâmetro para a necessária análise da questão em caráter nacional - demonstra o avanço obtido nas últimas décadas, principalmente no controle da cárie dentária. Entretanto, todas as doenças bucais, incluindo as cáries, mantêm-se como sérios problemas de saúde no País. Assim, é necessária a continuidade e a ampliação das políticas públicas, sobretudo no âmbito do SUS. A participação da sociedade civil, que tem sido importante para a melhoria dos indicadores, continua imprescindível. Devem necessariamente incluir-se nessa ação de responsabilidade social, as entidades de classe odontológicas, parceiras essenciais na conquista de melhor qualidade de vida.

Exemplo desse trabalho pode ser constatado na Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (APCD), que desenvolve projetos de ações educativas e preventivas. O Projeto ?SOS Sorriso Saudável?, realizado em parceria com universidades e empresas, já alcançou 53.425 crianças com educação e prevenção. O Centro de Prevenção é outro espaço, na própria sede da entidade, onde 500 crianças e 400 adultos participaram do programa de prevenção, assistindo a palestras, teatro e recebendo orientação sobre higiene bucal. Também há programas de prevenção em parceria com instituições. É fundamental a participação de estudantes, professores, dentistas e profissionais da saúde, bem como parcerias entre associações e empresas, no planejamento e estratégias de atendimento à população carente. A entidade mantém, ainda, um pronto-socorro, fundado em 1994, para atender 24 horas a população carente. Lá são realizados apenas tratamentos emergenciais. Desde sua criação e até dezembro de 2003, foram atendidas mais de 45 mil pessoas.

O trabalho é realizado por cinco dentistas contratados e nove funcionários, que exercem atividades administrativas. Além disso, 60 dentistas integram-se ao projeto voluntariamente e se dividem em cinco turnos diariamente, todos os dias da semana. A APCD, também com o objetivo de contribuir para a discussão, estudos e mobilização de todos no enfrentamento dos problemas da saúde bucal, acaba de realizar o seu 22º Congresso Internacional de Odontologia. O evento integrou-se ao calendário oficial de comemoração dos 450 anos de São Paulo, onde o índice de cáries melhorou, mas continua exigindo ações consistentes: 53,89% das crianças com cinco anos não apresentaram cárie; 34,14% das crianças com 12 anos de idade não apresentaram cárie; e 5,26% dos adolescentes de 15 a 19 anos de idade não apresentaram cárie. Assim como em São Paulo, as estatísticas demonstram a redução de cáries em vários Estados brasileiros. Muito já foi feito, mas há muito a fazer para que o Brasil tenha mais e mais razões para sorrir.

RAPHAEL BALDACCI FILHO
Presidente da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso