X
X

Diário da Região

21/10/2016 - 00h00min

Artigo

Quem viver, verá

Artigo

NULL Roberto Lima
Roberto Lima

De calça jeans, camiseta e tênis, o ex-primeiro ministro do Reino Unido, David Cameron, fez sua própria mudança, carregando caixas, quando renunciou ao cargo após ter permanecido à frente do governo por mais de seis anos.

Lula, ao deixar a presidência, teve uma mudança comparada a de magnatas do petróleo: foram 11 caminhões, 10 contêineres e uma estrutura milionária paga com o dinheiro público.

Sergio Moro foi eleito uma das 50 personalidades mais influentes do mundo, segundo a revista americana Bloomberg. No ranking, ele aparece na décima posição, na frente do cofundador e CEO do Facebook, Mark Zukerberg, do presidente da Rússia, Vladimir Putin, e do fundador do conglomerado de empresas chinesas Ali Babá, Jack Ma.  Os três primeiros são: a primeira-ministra Theresa May e os candidatos à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump e Hilary Clinton.

Moro também é o único brasileiro na lista deste ano dos cem mais influentes da revista Time. Quando viaja de avião, Moro vai de classe econômica.

Recentemente, num voo aos Estados Unidos para proferir palestra a convite da Universidade da Pensilvânia, um comissário de bordo se aproximou e ofereceu ao juiz um lugar mais confortável na classe executiva. Moro, gentilmente, declinou.

Corre na internet o vídeo em que o ex-ministro petista, Aloizio Mercadante, supostamente tenta furar fila do embarque no aeroporto de Lisboa, de volta ao Brasil. Mesmo não tendo se confirmado a atitude deselegante, ele e a esposa tomaram um sonoro escracho dos passageiros.

Dilma Rousseff conseguiu uma aposentadoria relâmpago apenas um dia após sofrer o impeachment. Enquanto o cidadão comum no Distrito Federal espera em média 115 dias para obter o benefício, a ex-presidente teve o requerimento atendido no mesmo dia.

O papa Francisco dispensa qualquer tipo de luxo ou cortesias. Seus aposentos são simples, ele almoça no refeitório do Vaticano e gosta de andar de ônibus.

Há algo de muito errado, torto e fora da ordem mundial na postura de alguns políticos brasileiros. Estão fora de moda e não são elegantes em seu modo de se portar e conviver em sociedade.

Falta-lhes a civilização e a conduta que eleva e enleva os que são realmente nobres no viver a cidadania. O acesso ao poder no Brasil parece ter uma química que embriaga e entorpece a alguns.

Na Escola de Direito da Universidade da Pensilvânia, o tema do ciclo de palestras para o qual o juiz Sérgio Moro era o convidado principal, o tema foi: ‘Como produzir líderes com caráter e integridade e como incutir bons valores na vida pública’.

Não há como não dizer que o Brasil vai mudar e a transformação já começou. Essa é a terceira palestra só neste ano em universidades dos Estados Unidos.

Os convites para Sergio Moro não param de chegar. E, sim, nossa esperança é que o Brasil comece a ser referência de ética na vida pública. Quem viver, verá.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso