Diário da Região

25/11/2005 - 00h14min

Quarenta anos do Concílio

Nos próximos dias se completa um aniversário, intensamente evocado pela Igreja: os 40 anos da conclusão do Concílio Vaticano 2. Sua última sessão de trabalho foi a 7 de dezembro de 1965, sendo que no dia 8 foi realizada uma celebração pública, na Praça São Pedro, concluindo oficialmente o Concílio e entregando simbolicamente os 16 documentos aprovados ao longo dos quatro anos de sua duração. A insistência em lembrar o Concílio se justifica, em primeiro lugar, pela evidente importância que teve este acontecimento, sem sombra de dúvida, o maior da Igreja no século 20. Foi também um dos eventos mundiais mais significativos neste mesmo período da história, pelos desdobramentos e pelo simbolismo histórico. A insistência denota também uma preocupação da Igreja para que se continue a valorizar as orientações emanadas do Concílio, e que se encontram nos documentos aprovados, todos eles convergindo para explicitar a natureza e a missão da Igreja no mundo, o tema central deste Concílio. Mas é forçoso observar que esta insistência não deixa, ao mesmo tempo, de revelar uma apreensão de que este evento já esteja perdendo força e que sua influência já esteja diminuindo. Daí a pergunta: o Concílio ainda continua, ou está na hora de pensar em outro? A resposta é complexa e necessita de ponderações equilibradas. Em primeiro lugar, importa distinguir entre a validade dos documentos aprovados pelo Vaticano 2, que é permanente, e o influxo do evento, que tem sua duração condicionada por fatores diversos.

A validade de um evento depende da intensidade com que é acolhido. Não há dúvida de que o Vaticano 2 teve uma calorosa recepção, desde o momento em que foi anunciado pelo papa João 23, a 25 de janeiro de 1959. Anunciado na conclusão da "semana de orações pela unidade dos cristãos", foi logo entendido como um gesto de aproximação com as outras Igrejas, que logo despertou entusiasmo no mundo inteiro. A generosa intenção de renovar a Igreja à luz do Evangelho, superando desavenças históricas, angariou a simpatia de todos e despertou grandes esperanças de diálogo. A decisão de realizar um concílio sem condenações, sem anátemas, foi logo atraindo a confiança também das pessoas que não se sentiam identificadas com a instituição eclesial. A vontade de reconciliação com o mundo moderno despertou o interesse e a colaboração de muitas pessoas que logo perceberam no concílio um alcance muito além das fronteiras da Igreja. E quando se firmou, no seu documento central, o reconhecimento do caráter colegial do episcopado, parecia ter se encontrado o caminho para a descentralização da Igreja, conciliando unidade com sadia diversidade eclesial. Para conferir em que medida o Vaticano 2 ainda possui validade, como evento a influenciar a dinâmica da história, é conveniente confrontar as esperanças suscitadas por sua realização, com o clima vivido hoje na Igreja. A conclusão fica por conta das constatações que puderem ser feitas.

DOM DEMÉTRIO VALENTIN
Bispo da Diocese de Jales

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso