Diário da Região

26/04/2006 - 01h04min

Projeto Diocesano

A Diocese de São José do Rio Preto, como Igreja Particular, tem construído sua história, com dificuldades ou não, conforme o Projeto Nacional de Evangelização "Queremos Ver Jesus: Caminho, Verdade e Vida". E é proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil fazer com que isto desperte a força missionária adormecida em nossas paróquias, comunidades e lideranças. Só não vê quem não quer. Muitas lideranças foram aquecidas com o grande trabalho, através das Santas Missões Populares. E este é um caminho proposto pelo "Queremos Ver Jesus". É importante entender a palavra "caminho". E quando se faz um caminho, ele tem que ser trabalhado, motivado e aquecido. No nosso caso, quem precisa fazer isto são as lideranças, o bispo, os padres, os religiosos e religiosas, os leigos e as leigas. Cada um deve exercitar seu compromisso missionário e sacerdotal, unindo forças, colocando os dons a serviço do bem de todos. Alguns passos importantes foram dados. Destacamos três momentos altos, os chamados Retiros das Santas Missões Populares. Foram trabalhos de massa, de aquecimento das lideranças e das comunidades. E precisamos disto. É difícil? Claro que sim, mas não impossível. Será que não surte nada de positivo? Sem dúvida que é positivo. Muitos criticam, e até puxam para traz, dificultando o trabalho. Mas a história vai sendo construída. Não podemos pecar por omissão e, pior ainda, desestimulando o empenho e o esforço das comunidades.

Agora vai acontecer mais um passo. São as Semanas Missionárias, o momento do "ide" proclamado por Jesus. Momento das visitas, dos encontros com as famílias, das celebrações nas comunidades, do experienciar a prática missionária. Por que não motivar o caminhar deste momento privilegiado e forte? Vamos valorizar aqueles que estão lutando pelo sucesso do Projeto Diocesano. Ele vem trazendo reafervoramento de nossas comunidades cristãs, das paróquias e de nosso povo. E vai continuar fazendo isto. Mas depende de todos nós responsáveis na Igreja. O importante é que alguma coisa está sendo feita. A Diocese não está parada. E isto tem acontecido por enfrentamento das lideranças com espírito de luta, de Igreja e de coragem. Daquelas que não levam em conta os desestímulos e contam com a ação do Espírito de Deus. E não podem parar. Que esta Páscoa tenha fertilizado o ânimo, a busca e a coragem de todos. Na verdade, somos convocados para o trabalho, a jogar as redes para lugares mais profundos, lutando pela causa. Fica aqui a nossa convocação, a nossa palavra de incentivo e de ânimo. Não desanime diante das dificuldades, e nem diante daqueles que mais desestimulam do que animam. É um momento da diocese. Teremos outros, mas aproveitemos bem deste como motivação para uma Igreja mais viva e atuante. O dinamismo de tudo isto vai depender do tino pastoral de cada cristão, principalmente daqueles que têm nas mãos o ofício de evangelizar. Que Deus abençoe a todos e que as Santas Missões Populares sejam de vida para as comunidades, formando Redes de Comunidades.

DOM PAULO MENDES PEIXOTO
Bispo de Rio Preto.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso