X
X

Diário da Região

27/08/2015 - 00h00min

Painel de Ideias

Por que eu não aprendo Matemática?

Painel de Ideias

NULL NULL
NULL

Aproveito o momento oportuno em que mais de 7 milhões de jovens estarão às portas dos processos seletivos de acesso ao Ensino Superior desse País, através do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para discutir de maneira quase lírica as múltiplas inteligências. Antes disso, vamos tentar esquecer a equívoca e falsa ideia de que a juventude “não quer nada com nada”. Não é bem assim. Quem distribui tais palavras ao vento, como fazemos com um anônimo companheiro de viagem, não se dá conta de que o momento em que se vive é outro. Posso assegurar de que o jovem é quem faz algo mais criativo, divertido e promissor na vida.

Quem, de maneira imperativa e com argumentos nada convincentes, desvaloriza a juventude? Este desconhece o mundo e certamente não participa do universo das ideias que surgem ao redor dela. Portanto, não se consegue notar que, cada vez mais, ela ocupa seu devido lugar de sucesso nas mais diversas áreas do conhecimento e das relações humanas em um mundo contemporâneo e globalizado.

E para espanto de vocês, caros leitores, isso ocorre há muito tempo. Basta não só olhar para o jovem juiz Sérgio Moro, mas também dar uma passadinha, mesmo de relance, nas notas de corte para os cursos mais concorridos dos vestibulares. Elas só têm aumentado, porque nossos jovens são melhores, muito melhores do que nós.

Esclareço que me despertou nos últimos dias a ideia de que está em voga no livro de Howard Gardner denominado “Estruturas da mente: a Teoria das Múltiplas Inteligências”. Em resumo, para o autor não existiria uma só inteligência (que seria a ciência ou capacidade ou a competência humana de ligar internamente o que é captado), mas sim um modelo de inteligências múltiplas em que elas se manifestam, pela exploração de uma ampla gama de atividades mentais.

Esta gama de capacidades dos seres humanos pode segundo ao autor, ser agrupadas em sete categorias também denominadas inteligências abrangentes. E dentre elas destaco a que dá o título desta crônica: A Inteligência Lógica-Matemática: a capacidade de usar os números de forma efetiva e de racionar bem.

Esta pequena e clara definição mostra que é apenas uma de um universo ainda mais abrangente de abordar a inteligência. Caso contrário, corremos o risco de reproduzir a fala de um colega em sala de aula que sempre dizia: “que cada ano que passa os alunos estão piores”. Logo se colocarmos este comentário matematicamente em uma curva pela população de novos estudantes por desempenho, chegaremos a um momento em que a nossa cidade acabaria, pois sem criatividade não seria mais possível a vida.

Logo, se a Matemática é a sua pedra no sapato, aproxime-se dela de maneira curiosa e veja que o melhor a fazer em sua vida talvez não seja ganhar a Medalha Fields (o prêmio Nobel da Matemática) mas alegrar-se em encontrar algumas respostas para a infinidade de equações que encontrarmos pela vida. Segundo Gardner, podemos não ter todas as inteligências desenvolvidas no seu grau máximo, mas desenvolvendo-as poderemos ter um modelo de sociedade que deixará para trás a sociedade não-letrada, na qual linguagem tende a ser invisível, percebendo-se apenas os efeitos do que foi dito e não as múltiplas possibilidades que a inteligência possibilita àqueles que a cultivam.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso