Diário da Região

24/08/2011 - 00h50min

 

Perfil de mulher

 

“Quem me mandará flores / Se eu me morrer de amores?” - pergunta o poeta Vinicius de Moraes num poema célebre. Quem escreverá o perfil da nossa Cecilia Demian quando ela for para o céu que acredita existir? Ninguém escreveu mais perfis de rio-pretenses do que ela. Quem escreverá o dela? Magra e ativa como é, tem tudo para viver muito, por isso é o caso de indagar se já nasceu o predestinado perfilista da repórter. Tudo bem, sejamos realistas: já nasceu e talvez esteja até alfabetizada, mas, para falar de Cecilia, entenderá o lufa-lufa que é trabalhar na redação de um jornal como este? E olha já foi mais difícil. Lembro-me de uma vez, início dos anos 1990, quando fui entregar um artigo no jornal. A redação não tinha computadores nem ar-condicionado, o pessoal ainda lutava contra o calor e a máquina de escrever. Sexta-feira, fim de tarde, prazos e jornalistas esgotados, Cecilia, sem levantar o rosto da máquina, grita: “Gente! Ajuda! Tô com a cabeça estourando! Não dá tempo de ir ao dicionário... Obsessão, quantos esses tem?” (para escrever a palavra agora vi no dicionário). Quem mandará para Cecilia as flores a que Vinicius se refere? Não é elegante nem delicado insistir na pergunta, mas abuso da licença poética e reforço a intenção de Vinicius de Moraes, que afinal fez um belo e famoso poema, e falar de poesia me redime.


Algo não me soava bem, então fui conferir os versos no livro do poeta: citei de memória e citei errado. O poema “A hora íntima” começa assim: “Quem pagará o enterro e as flores / Se eu me morrer de amores? / Quem dentre amigos, tão amigo / Para estar no caixão comigo? / Quem em meio ao funeral / Dirá de mim: - nunca fez mal../ Quem, bêbado, chorará em voz alta / De não me ter trazido nada? / Quem virá despetalar pétalas (...)” Quem, da multidão dos perfilados por Cecilia, escreverá seu perfil ou estará perfilado à sua cabeceira? Quem mandará uma inútil e patética coroa de flores com laços dourados? Quem, quem, quem? Porque ela sempre foi generosa com os perfilados, todos parecem vir embrulhados para presente, parecem ter saído do banho agora, cheiro de tinta fresca. Tenho confiança canina no seu trabalho. Às vezes, mando algum escrito ao Diário que está comprido ou confuso, e o jornalista novato me telefona pedindo que eu resuma. “Passe pra Demian, o que ela fizer está bom”, respondo. Várias vezes resumiu ou tesourou meus excessos e ficou bom mesmo. Chamem os Bombeiros! Chamem a Demian! Cecilia...ah....não faltarão flores, podes crer, mas para quê? Irão para o lixo. Você não as verá nem sentirá seu perfume, ademais flores de velório têm todas o mesmo cheiro... Lembra do belo samba do Nelson Cavaquinho? (...) “Por isso é que eu penso assim / Se alguém quiser fazer por mim / Que faça agora / Me dê as flores em vida / Carinho, a mão amiga / Para aliviar meus ais / Depois que eu me chamar saudade / Não preciso de vaidade /” E não é isso o que você faz, Cecilia? Dá flores em vida, o carinho, a mão amiga, para aliviar outros ais?


ODÉCIO LOPES DOS SANTOSCronista rio-pretense


Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso