X
X

Diário da Região

18/10/2016 - 00h00min

Artigo

O pedagogo da era digital

Artigo

NULL NULL
NULL

O design educacional ou instrucional (DI) surgiu a partir do trabalho multidisciplinar das áreas de Psicologia, Ciência da Computação, Engenharia e Educação.

Originou-se na 2ª Guerra Mundial, período em que psicólogos chamados pelo exército dos EUA deviam realizar pesquisas e desenvolver materiais de treinamento com fins militares, focados nos recursos de mídia.

Houve na época significativa influência de como materiais de educação e treinamento vinham sendo desenvolvidos. Conhecimentos eram usados sobre avaliação e testagem para verificar competências dos indivíduos que se beneficiavam de um determinado programa de treinamento.

Como resultado, este caráter utilitário dos recursos audiovisuais ou mídias migrou rapidamente nas décadas seguintes para o processo de ensino.

Atualmente o conceito de design educacional significa uma ação intencional e sistemática do conhecimento utilizando as tecnologias de informação e comunicação para alcançar os objetivos propostos, motivando o desenvolvimento de capacidade e habilidades para aprendizagem.

É neste novo contexto de aprendizagem ou processo de instrução que surge um grande desafio: implementar adequado ambiente de ensino no qual o aluno dite o andamento da aprendizagem a seu modo, concentrando-se no trabalho, exploração e entretenimento. É o designer educacional /instrucional (DE) que delineará o projeto a ser definido para implementação em um ambiente dinâmico, interativo para a absorção do conhecimento.

Este profissional definirá o tema, arquitetura da informação e tecnologias a serem utilizadas no decorrer do projeto; fará o respaldo pedagógico para questionamentos, como exemplo, se uma animação em flash é realmente válida e relevante para o processo de aprendizagem. O designer educacional surge assim como o profissional que deve ter um olho hábil para identificar dentro dos conteúdos as potencialidades pedagógicas e tecnológicas, afim de produzir um curso efetivo.

Adequa os conteúdos às mídias digitais ou impressas, buscando sempre uma solução educacional adequada aos alunos participantes.

A sua ferramenta de garimpagem, o instrumento de trabalho primordial é a pedagogia/andragogia e seus modelos e abordagens.

Saberá extrair, combinar e aplicar as teorias ao público-alvo do seu projeto garantindo uma aprendizagem de qualidade.

Este olhar do D.E, com foco na educação, precisa perpassar todo o desenvolvimento do curso e, como um artesão, esse profissional tem como missão costurar o viés pedagógico ao técnico e estético, transformando o produto final não em um objeto de adorno, mas em uma preciosidade significativa para o aprendizado.

O Ministério do Trabalho classificou em março de 2008 a ocupação do designer educacional e suas famílias: 2394 programadores, avaliadores e orientadores de ensino - 2394-35 – designer educacional/designer instrucional – desenhista instrucional, projetista instrucional.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso