X
X

Diário da Região

15/08/2015 - 00h16min

Artigo

O Brasil no limite

Artigo

O Brasil, enfim, cansou. A coisa foi, foi, foi até que o povo - até que eu e você - cansamos. Maratonista acostumado a vencer todo o tipo de obstáculo pela sobrevivência, o brasileiro jogou a toalha, cansou de ser apático. Estamos nos revoltando de uma forma espetacular, emocionante até. Um ponto final na nossa pacífica assistência aos desmandos, à corrupção, ao descaso com a Saúde, Educação e Segurança e as roubalheiras aos cofres públicos. Não dá mais. Chega. Segundo o poeta francês Pierre Reverdi, "a ética é a estética de dentro". Temos vivido na feiura, a estética da alma tupiniquim há muito agoniza em roubos, trapaças, propinas e cartéis de usurpação ao patrimônio nacional. 

Mas eis que um tratamento estético há muito esperado começa a surgir. Nomes como Sérgio Moro e Deltan Dallagnol, respectivamente juiz e coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, frequentam hoje um noticiário considerado inédito para nossas expectativas por Justiça. Jovens, sem passado a temer ou proteger, são forjados num desejo enorme de fazer sua parte para um país honrado. Vale a pena conhecer a trajetória de Dallagnol, procurador da República desde 2002. Formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), fez mestrado em Harvard, nos EUA, e sua tese foi aprovada "com honras". Foi o segundo procurador mais jovem a ser admitido ao ingressar no MPF com 22 anos. 

No mesmo ano, foi aprovado em segundo lugar em concurso para juiz substituto no Paraná, e em primeiro lugar em concurso para promotor de Justiça. Para a desgraça dos corruptos de carteirinha, Dallagnoll possui ainda em seu currículo mais de 200 horas de cursos sobre lavagem de dinheiro, corrupção, evasão de divisas, técnicas de denúncia, dentre outros. As prisões, a firmeza e o rigor na condução dos trabalhos desses jovens brasileiros finalmente nos fazer ter esperança do cumprimento do artigo 5º da Constituição Federal, de que "todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza..." 

O povo sente, percebe e quer o renascer de uma alma nova e bela para o futuro da nação. E sai às ruas para assinar, para dar o seu aceite ao empenho desses jovens capacitados e moralmente sãos. Amanhã, domingo, o Brasil voltará em mega manifestação por um governo ético e livre. Como escreveu José Saramago, "se a ética não governar a razão, a razão desprezará a ética...". O que operações moralizantes e até aqui bem-sucedidas como a do Mensalão e que apura a roubalheira na Petrobras pretendem deixar como marca para o Brasil é que pode haver cura para a corrupção endêmica de nossa classe política. O apelo nas ruas, as manifestações pacíficas e o trabalho exemplar de jovens de um Judiciário sem amarras nos levam a crer em um País mais justo, equânime, desenvolvido e próspero. Somente o fim das distorções de privilégios descarados e absurdos e a consolidação da aplicação honrosa das leis poderão fazer do Brasil uma nação livre e confiável. Aguardemos. A esperança verde-amarela é radiante e eterna.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso